OK, gente. Uma semana já no desafio de 30 dias de loucura, digo, 30 dias sem açúcar. As vozes na minha cabeça dizem que eu vou ficar bem, apesar de estar sentindo cheiro de azul e gosto de amarelo.

Brincadeiras à parte, estou sobrevivendo e descobrindo MUITAS coisas interessantes. Uma delas é alfarroba, primo bastardo do chocolate que é natualmente doce – receitinha amanhã. Perdi quase 1 quilo. Teria sido 1 quilo inteiro se eu não tivesse compensado a ânsia de comer comendo as coisas permitidas.

Mas depois de um feriado de 4 dias em um apartamento com 4 crianças, eu precisava de algo para entorpecer o cansaço da “folga” e não tinha fruta, verdura nem nada permitido/saudável na geladeira. E eu tomei um gole de refrigerante. E uma jujuba de Delikets. E um, tá bom… 2 quadradinhos de Alpino. E um punhado daqueles confeitos de coração que sobraram do bolo piñata. E uma xícara (de cafezinho) de Chococcino (Dolce Gusto) que o cônjuge me trouxe no desespero porque viu a alegria se esvair do meu olhar.

Como disse o filósofo, “merda acontece”.

Hoje eu me sinto horrível. Sério. Fisicamente falando. Parece que estou de ressaca e TPM ao mesmo tempo. Mas vou voltar ao desafio e ver no que dá.

Enquanto eu vou ali comprar mais alfarroba para fazer o post de amanhã, vamos ficar com as 25 dicas da revista Cupcake Heaven para cupcakes perfeitos.

  1. Usar ingredientes de boa qualidade fazem toda a diferença.
  2. Verifique a validade dos ingredientes. Fermento velho não funciona tão bem como um novo.
  3. Sempre leia a receita com atenção antes do preparo.
  4. Mantenha-se organizado e cuidado com a higiene.
  5. É muito mais fácil trabalhar com ingredientes à temperatura ambiente.
  6. Pré-aqueça o forno. Sempre.
  7. Conheça o seu forno. Saiba quando é hora de aumentar a temperatura.
  8. Pese ou meça os ingredientes com cuidado. Colher de sopa é diferente de colher de chá.
  9. Adicione os ingredientes aos poucos. Empelotar a massa não vai ajudar em nada.
  10. Não bata a massa demais. Você só precisa que os ingredientes fiquem misturados e não unidos pra toda eternidade.
  11. Ao combinar ingredientes líquidos com secos, inicie e termine com os secos.
  12. Não encha demais as forminhas de papel. O máximo é 2/3 ou 3/4 dependendo do crescimento da massa.
  13. Para cupcakes uniformes, use uma colher de sorvete ou uma xícara medidora de 1/4 de xícara.
  14. Asse os cupcake no centro do forno. Tanto lateral como verticalmente.
  15. Não abra a porta do forno antes de 2/3 do tempo indicado de cozimento.
  16. Cupcakes estão prontos quando ficam dourados e ao toque retornam a posição original.
  17. Não deixe cupcakes na assadeira quando os tirar do forno. Eles continuam a assar.
  18. Para que esfriem mais rápidos, coloque os cupcakes em cima de uma grade que não fique tão perto da mesa/superfície.
  19. Espere os cupcakes esfriarem para começar a decorar.
  20. Se estiver sentindo grãos de açúcar na cobertura, continue batendo até que a textura mude.
  21. Para evitar sujeira, coloque o saco de confeitar dentro de uma jarra, dobre a parte de cima para fora da jarra (como se você estivesse revestindo o copo/jarra) e coloque a cobertura.
  22. Se você cobrir todo o topo do cupcake, ele permanecerá úmido por mais tempo.
  23. Se for usar pasta americana ou outras decorações, prepare-as antes de assar os bolinhos.
  24. Armazene-os corretamente, depois de frios e decorados. As melhores embalagens são de papelão, pois absorvem a umidade. As de plástico retém umidade e podem fazer as forminhas soltarem.
  25. Coma-os no tempo certo. Para um melhor resultado, consuma-os em 48 horas.

Vocês tem alguma dica?

Categoria:

Dicas,