5 dicas para deixar seu buttercream mais branco

Quando cada cupcake nasce no calor confortável seu forno - sempre a 180 graus -  e depois fica na grade esperando esfriar, ele tem um sonho. O sonho da cobertura própria. Os bolinhos são humildes, se contentam com qualquer coisa. A cobertura que vier será bem-vinda. Não tem importância se é brigadeiro, glacê, calda, cream cheese, chantilly ou até pasta americana.

Mas do mesmo modo que eu sonho que um dia meu marido e filhos vão conseguir colocar as roupas dentro do cesto de roupa suja (e não em cima ou do lado), os cupcakes sonham com um buttercream bem branquinho.

E tenho prazer em dizer que o segundo sonho é super fácil de realizar. Então, vamos deixar um cupcake ou bolo feliz hoje.

Se você ainda não tem uma receita de buttercream, confira a nossa.

A manteiga

Tudo começa com a manteiga, que em seu estado original, artesanal e puro, já é meio amarelada. Mas algumas marcas adicionam um corante natural ou artificial. Sua missão é encontrar as que não tenham. Mesmo entre as que não usam corante, você vai encontrar ainda algumas mais claras que as outras (eu culpo a vaca nestes casos).

Bater a manteiga também é importante. Bata por bastante tempo, uns 3 a 5 minutos, em velocidade alta. Isso ajuda a tirar aquele cheiro e gosto de gordura que todo mundo reclama, bem como deixa a manteiga mais clara.

Gordura vegetal

Você também tem a opção de trocar uma parte - ou tudo - da manteiga por gordura vegetal hidrogenada. "Ué, tia Angel, isso não era coisa do mal?" A gordura trans é ruim, mas quem disse que manteiga com açúcar faz bem pra saúde física? Para a mental faz maravilhas 🙂 E se você acha que não está comendo um pouco, sugiro ler rótulos e perguntar se tudo na sua padaria é feito com manteiga...

O extrato de baunilha

Qualquer cor que seja adicionada ao seu buttercream vai fazer a diferença, quer seus olhos sejam capazes de percebê-la ou não. É por isso que tem gente que opta por não colocar o extrato de baunilha ou por usar o extrato claro, que na verdade é uma essência artificial. Você encontra um da Wilton lá na Barra Doce por 20 reais.

Corante violeta

"Tadinha, ela ficou tanto no computador que pirou, comeu buttercream demais..." Essa eu descobri hoje, cortesia do Jutube. Depois do buttercream pronto, você adiciona um tiquinhozinho - menor unidade possível dentro da culinária - de corante roxo/violeta e mistura. Repita o processo umas duas ou três vezes até que fique bem branquinho. A explicação científica para o fenômeno é que o roxo e o amarelo são cores complementares. Quando você encontra aquela pessoa que te complementa o que acontece? Você fica em paz. Qual a cor que simboliza a paz? Branco. #120deQI.

Corante branco

Quando tudo mais falhar, é hora de correr pra força bruta: corante branco. De preferência em gel, que é mais concentrado. Você vai colocando umas gotinhas até chegar no nível de brancura desejada. E não é caro, na Barra Doce tem a partir de R$4,90.

E o que acontece se eu fizer tudo isso junto? Buttercream tão branco que causa cegueira? O universo implode? Talvez, mas eu não usaria os dois corantes de uma vez.

Este papo de buttercream está me deixando com vontade de fazer um bolinho de 3 camadas, com recheio de ameixa e doce de leite...

12 comentários em “5 dicas para deixar seu buttercream mais branco”

  1. Boas dicas! Obrigada. Vou atrás da essência branca de baunilha e testar o corante branco. Fiz com o violeta gel da Mix e minha essência de baunilha verdadeira, acabou ficando meio rosado. Gosto de pensar que branco tem muitos tons? mas para o que preciso tem de estar bem branco!

    Responder

Deixe um comentário

Avaliação da receita