Estava vendo um post da semana passada no blog do Craftsy com 5 perguntas que você deve se fazer antes de começar um negócio de bolos, cupcakes ou qualquer produto alimentício a partir de casa. Vamos ver quais são e como lidar com os desafios de cada problema.

1 – Você tem tempo?

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Sem nenhum embasamento científico ou estatístico, eu diria que boa parte de vocês que trabalham com comida (ou querem) não tem um emprego fixo remunerado. Mas isso não quer dizer que você tenha tempo sobrando para o seu próprio negócio. Cuidar da casa e da família pode ocupar muito do seu tempo. Especialmente se o seu marido esqueceu de você na calçada hoje pela manhã enquanto vocês dois deixavam seus filhos na escola.

Solução: Determinar um horário específico para o trabalho e coordenar isso com os demais moradores (até os com amnésia conjugal) da sua casa. É preciso disciplina para manter tudo funcionando.

2 – Você tem espaço?

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Quando o assunto é espaço, estamos querendo saber sobre quantidade e qualidade. A sua cozinha é ampla o suficiente pro seu volume de pedidos? Ela é prática ou deixa tudo mais complicado? Você tem um espaço somente para as suas coisas?

Solução: Você precisa organizar um canto na sua casa para lidar com a comida e os pedidos. Se na sua casa não dá, veja uma parceria com uma amiga/vizinha/sócia.

3 – Você tem apoio?

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Este ponto é uma das reclamações constantes que recebo por email. Quando você estive com a mão na massa, tem gente pra te ajudar? A família ajuda ou atrapalha?

Se tem uma coisa que pode botar alguém pra baixo, além de ser esquecida na escola dos seus filhos, sem dinheiro ou celular, é a falta de apoio de amigos e familiares. Em geral, todo mundo subestima a gente, não é? Bom, se você não tem isso, vem cá, que a tia Angel te dá todo o apoio do mundo :).

Mas com a minha experiência de mais de 10 anos trabalhando a partir de casa, o reconhecimento e o incentivo vêm com o tempo. Assim que viram dinheiro entrando, negócios sendo fechados, a coisa muda drasticamente.

Solução: Tenha fé na sua capacidade de empreender! O que você precisa de verdade – administrativamente falando – é da colaboração dos demais. Desde que não atrapalhem, dificultando o seu trabalho, tudo vai ficar bem. E se atrapalharem, reclame em alto e bom tom. Você faz de tudo por eles (tô assumindo hein), é hora da reciprocidade.

4 – Você tem coragem?

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Eventualmente, você vai ser forçada além da sua zona de conforto, seja em questão de pedidos complicados, clientes difíceis, vendas e/ou marketing, problemas com fornecedor, etc. Se você é do tipo que falta o trabalho e vai deitar na cama com dor de cabeça depois de esquecer a sua mulher na escola, é hora de crescer e enfrentar os seus problemas de cabeça erguida, com a cara e a coragem.

Solução: É preciso ter jogo de cintura ao lidar com clientes em geral. Saiba dar prioridade aos problemas que vão surgindo e não deixe coisas sem importância tiraram você do sério. Se você tem dificuldade com algum setor em particular, com o vendas ou cobrança, escolha um amigo/parceiro/sócio para assumir esta parte. Saiba reconhecer as suas fraquezas e lide com elas de modo prático.

5 – Você está preparado?

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Não adianta ter todos os outros pontos resolvidos se você não tiver o talento, conhecimento e procurar se desenvolver. Você precisa dominar não somente a parte administrativa, financeira, mas também a parte técnica, lá no fogão.

Solução: Esteja sempre evoluindo, fazendo cursos, ciente das novidades, visitando lojas, descobrindo novos produtos. Ah, e sempre visite o Doce Blog. 😀

Agora quero ouvir de vocês, a resposta para cada uma destas perguntas. 

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