7 dicas de como ler e executar uma receita


Acredito que o principal erro cometido pelos iniciantes na cozinha é não ler a receita direito. Às vezes, uma palavra muda todo o resultado final.

1 – Leia toda a receita

É simples assim. Lendo a receita do começo ao fim você fica sabendo dos ingredientes e se tem tudo que precisa para o preparo. E se em algum passo a receita pedir que você use o liquidificador ou algo assim? Leia duas vezes para se certificar que nada ficou de fora.

2 – Prepare os ingredientes

Se a receita pede manteiga amolecida, tire da geladeira. Se as maçãs tem que estar descascadas, deixe-as prontas. Em geral, os ingredientes são listados na ordem em que são usados. Deixe tudo pronto e medido para não ficar correndo atrás das coisas com as mãos sujas de farinha pela cozinha.

3 – Respeite a quantidade e a ordem

Se uma receita pedir 1 xícara de chocolate picado, você deve picar o chocolate e então medir. Fazer o contrário pode alterar o resultado da receita. Uma xícara de farinha peneirada é diferente de uma xícara de farinha que vai ser peneirada mais adiante no preparo.

4 – Adeque às suas necessidades

Se a receita render 24 porções e você não tiver tantas bocas famintas em casa, corte os ingredientes pela metade. Já falamos de como reduzir (ou aumentar) o rendimento de uma receita.

5 – Forno

Pré-aqueça o forno na temperatura solicitada na receita. Sempre. Sério. Eu ligo o forno quando entro na cozinha para fazer algo.

6 – Fique de olho no tempo

Tá certo que cada forno varia. Mas use o tempo base da receita para poder abrir o forno. Se a receita diz que fica pronto em 20 minutos. Abra o forno para verificar somente após este tempo. A exceção aqui é se seu forno esquenta demais, ok?

7 – Os verbos e outras palavrinhas

Tem algumas coisas que são chave na receita, mas que só se aprende com o tempo. Eis alguns exemplos:

  • Bater = Batedeira;
  • Mexer = Colher;
  • Ingredientes secos = farinha de trigo, chocolate, sal, açúcar, fermento ou outros ingredientes especificados na receita, geralmente peneirados e reservados para serem unidos à massa no fim da receita.

O CyberCook tem um dicionário de culinária online.

Quem tiver mais dicas, pode compartilhar com a gente nos comentários!

Quer ganhar dinheiro nas festas juninas com estas 60 receitas? Clique aqui para saber como!

5 comentários em “7 dicas de como ler e executar uma receita”

  1. Gostei muito do blog! Tenho procurado e estudado pela internet muitas coisas a respeito de cupcakes e aqui o seu blog encontrei um completo almanaque!
    Seguirei todos os passos e espero alcançar o seu sucesso! Bjão

Deixe um comentário