Acredito que o principal erro cometido pelos iniciantes na cozinha é não ler a receita direito. Às vezes, uma palavra muda todo o resultado final.
1 – Leia toda a receita
É simples assim. Lendo a receita do começo ao fim você fica sabendo dos ingredientes e se tem tudo que precisa para o preparo. E se em algum passo a receita pedir que você use o liquidificador ou algo assim? Leia duas vezes para se certificar que nada ficou de fora.
2 – Prepare os ingredientes
Se a receita pede manteiga amolecida, tire da geladeira. Se as maçãs tem que estar descascadas, deixe-as prontas. Em geral, os ingredientes são listados na ordem em que são usados. Deixe tudo pronto e medido para não ficar correndo atrás das coisas com as mãos sujas de farinha pela cozinha.
3 – Respeite a quantidade e a ordem
Se uma receita pedir 1 xícara de chocolate picado, você deve picar o chocolate e então medir. Fazer o contrário pode alterar o resultado da receita. Uma xícara de farinha peneirada é diferente de uma xícara de farinha que vai ser peneirada mais adiante no preparo.
4 – Adeque às suas necessidades
Se a receita render 24 porções e você não tiver tantas bocas famintas em casa, corte os ingredientes pela metade. Já falamos de como reduzir (ou aumentar) o rendimento de uma receita.
5 – Forno
Pré-aqueça o forno na temperatura solicitada na receita. Sempre. Sério. Eu ligo o forno quando entro na cozinha para fazer algo.
6 – Fique de olho no tempo
Tá certo que cada forno varia. Mas use o tempo base da receita para poder abrir o forno. Se a receita diz que fica pronto em 20 minutos. Abra o forno para verificar somente após este tempo. A exceção aqui é se seu forno esquenta demais, ok?
7 – Os verbos e outras palavrinhas
Tem algumas coisas que são chave na receita, mas que só se aprende com o tempo. Eis alguns exemplos:
- Bater = Batedeira;
- Mexer = Colher;
- Ingredientes secos = farinha de trigo, chocolate, sal, açúcar, fermento ou outros ingredientes especificados na receita, geralmente peneirados e reservados para serem unidos à massa no fim da receita.
O CyberCook tem um dicionário de culinária online.
Quem tiver mais dicas, pode compartilhar com a gente nos comentários!
gostei muito das tuas dicas e tenho tentado fazer algumas coisas em luanda, depois mando fotos.
Gostei muito do blog! Tenho procurado e estudado pela internet muitas coisas a respeito de cupcakes e aqui o seu blog encontrei um completo almanaque!
Seguirei todos os passos e espero alcançar o seu sucesso! Bjão
Muito obrigada, Danielle! Sucesso pra você também.
hehehe, eu me pego sempre em dúvida com os 2/3, 3/4, e por aí vai…
amei as dicas