7 dicas para cupcakes mais saudáveis

Hoje em dia, a gente lê em uma semana que o café faz mal e na semana seguinte que ele previne mil doenças. É uma linha muito tênue entre o que faz bem e o que faz mal. Acredito que se você leva uma vida saudável, é possível apreciar algumas guloseimas em moderação sem peso na consciência.

p1011237

A minha sugestão é trocar alguns itens da receita por produtos naturais e frescos:

  • Deixe de lado o corante/gelatina  - Em vez de usar corantes e sabores artificiais, prefira usar a polpa, suco ou o purê da fruta, mesmo que seja congelado. O resultado final vai ser um cupcake com sabor mais natural. A dica vale para a massa, cobertura e para o recheio.
  • Pegue leve na cobertura e no recheio - Dá cortar uma boa parte do açúcar trocando a cobertura por algo mais natural e leve. Que tal usar frutas frescas ou secas ou um chocolate meio amargo derretido? Mas os cupcakes ainda têm que ser bonitos, então invista na forminha para ajudar no visual.
  • Frutas no lugar da gordura - Muito usado lá fora, o purê de maçã é um excelente substituto para a manteiga, veja por exemplo o nosso cupcake de maçã com canela. A regra é, geralmente, trocar metade da gordura (manteiga ou óleo) pelo purê de maçã. Se uma receita pede 1 xícara de óleo, use 1/2 xícara de óleo e 1/2 de purê de maçã. Ah, e para fazer o purê basta bater as maçãs no liquidificador. Outras frutas que fazem bem este papel são o abacate e a banana, sempre na proporção de 1 xícara de gordura para 1 da fruta.
  • Trocas inteligentes - Existem receitas que fazem uso inteligente de alguns vegetais para conseguir cor, textura e sabor desejados. Por exemplo, um red velvet com beterraba em vez de corante ou um bolo de chocolate com abacate no lugar dos ovos. E você ainda pode se valer de ingredientes diferentes como base. Tem cupcake de batata-doce, de abóbora, etc.
  • Veganismo - Os veganos são um grupo mais restrito de vegetarianos que não consomem nada de origem animal. Isto faz da cozinha vegana uma fonte de criatividade. São cupcakes sem leite de origem animal, sem ovos ou manteiga, porém deliciosos. Temos algumas receitas do tipo aqui no blog.
  • Fuja da farinha branca - O processamento das farinha de trigo remove uma camada rica em fibras, por isso seria bom usar a farinha integral de trigo ou até mesmo outros tipos de farinha como de aveia, soja ou algumas farinhas mistas.
  • Ah, o açúcar - É quase impossível fazer um cupcake sem açúcar: da massa, ao recheio e até a cobertura. Existem soluções mais saudáveis como o mascavo, mas o gosto pode ser muito marcante e dominar o sabor do cupcake. Há também o demerara que é um meio termo entre o refinado e o mascavo. Ele normalmente vem granulado, mas quando precisar dele fino (quase como o refinado), eu jogo no liquidificador e depois peneiro. O mel seria uma opção como substituto apenas em coberturas, não sei como ele se comporta na massa durante o tempo no forno...

Não tenha medo de experimentar e também não fique aí achando que estas mudanças vão deixar seus cupcakes vão ficar intragáveis. Claro que não fica a mesma coisa, mas isso não quer dizer que não fiquem gostosos.

Eu mudei para a vida "integral" há alguns meses e todos ganhamos em saúde e disposição, sem falar nos quilinhos a menos. Quando faço cupcakes de cenoura com calda de chocolate uso farinha integral e açúcar demerara na massa e chocolate de soja ou meio amargo na cobertura. As crianças não notam a diferença e devoram do mesmo jeito.

As dicas acima são para incorporar no seu cotidiano. Sei que este tipo de cupcake pode não fazer muito sucesso de cara com os clientes, mas tem alguns que são irresistíveis. Eu sugiro começar as alterações propostas aqui com o de muffin de banana, o de cenoura - a versão gringa cheia de frutas - e com o de maçã com canela. Os três são de comer direto da assadeira de tão bons.

Não se enganem, eu ainda raspo a bacia da batedeira quando faço glacê real.  😉

Beijos para Renata Noleto que já tinha dado ideia para este post há um tempo...

6 comentários em “7 dicas para cupcakes mais saudáveis”

  1. Eu fiz meu primeiro cupcake (ainda foi um teste) para o aniversario da minha filha. Usei farinha integral e açúcar demerara. Tanto a receita de laranja, quanto a de chocolate ficaram amargas. Alguns dos dois ingredientes podem causar isso?
    Como não sou expert nos doces não sei dizer o que fiz de errado rs.

    • Olha, Drika, pode ter sido a mistura da farinha integral com a laranja. Eu não tive este problema ainda, mas pesquisei aqui e vi que é comum a farinha integral deixar um sabor meio "amargo.
      A dica seria misturar com outra ou usar outro tipo de farinha, como aveia, milho, arroz ou até a branca mesmo... dependendo da receita.

Deixe um comentário