8 dicas para melhorar massa pronta

Às vezes a preguiça bate, você não tem todos os ingredientes, não sabe ou não quer cozinhar, é para estas ocasiões que a gente pode e deve se valer daqueles bolos de caixinha. Entretanto, você não precisa ficar ficar preso aos sabores disponíveis no mercado, pode criar o seu próprio. Seguem aí algumas dicas para dar um "tchan" na massa.

  • Em bolos básico, como baunilha, "festa", adicione mais 1 colher (chá) de essência ou extrato de baunilha, amêndoas ou qualquer outra de sua preferência;
  • Em bolos de chocolate, acrescente mais 1 colher (sopa) de chocolate em pó (eu uso ovomaltine) para realçar o sabor do chocolate;
  • Adicionando 3 colheres (sopa) daquelas misturas prontas para pudim (no mesmo sabor do bolo ou no sabor baunilha) para deixar o bolo mais fofo;
  • Troque o leite por buttermilk para uma textura mais rica;
  • Em massas de frutas, como laranja, maracujá ou limão, use um pouco do suco da fruta para deixar o sabor um pouco mais natural e diminua a quantidade de líquido. Licor também serve, mas não exagere na quantidade;
  • Acrescente raspas de limão ou laranja, pedaços de frutas ou nozes que combinem com o sabor do bolo. Eu gosto de usar passas e pedaços de maçã em bolos de baunilha com um pouco de canela;
  • Dê um toque mais rústico e surpreenda com: canela, cravo, gengibre e noz-moscada.

Não é para fazer todas de uma vez, faça uma e vá avaliando o resultado.

A maioria das misturas de bolo feitas no Brasil pedem ovos, leite e manteiga. E admito que sou fã dos produtos da Oetker (mas passo longe daquela linha de bolo de caneca), tudo deles é simplesmente bom e gostoso. Mas minha base é sempre com o bolo de baunilha da Dona Benta.

Por causa da minha intolerância à lactose, em sempre troco a manteiga/margarina por óleo (sempre um pouco menos do que pedem nas instruções) e raramente bato na batedeira, apenas mexo por alguns minutos com o meu fouet (o dito cujo aí da esquerda). E até agora sempre funcionou.

Confira no Terra 14 receitas que tem por base mistura para bolo.

Dica extra: O jeito mais fácil de fazer um bolo arco-íris é com massa pronta. Só precisa separar e tingir as camadas.

83 comentários em “8 dicas para melhorar massa pronta”

  1. Boa Tarde!! de vez em quando também costumo usar massa pronta para meus cupcakes, e assim como vc disse, costumo "incrementar" a base. Porém gosto mais da massa da Nita Cook... =)
    PS: a de baunilha fica uma delicia e com ar de sofisticação com um toque a mais de essência de baunilha e frutas secas picadinhas! e a de coco, usar leite de coco no lugar do leite comum, e colocar coco ralado fino na massa dá um sabor e tanto! =)

    Responder
  2. Poxa que legal.... Criatividade é outra coisa... Adorei o post com certeza vou lembrar disseo quando tive juntando coragem pra fazer um bolo de caixinha. Pq só faço um desses, qnd estou bastante indisposta, rsrs...Amei a dica do comentario tmb Inara.
    Bjusss

    Responder
  3. Uso massa pronta sim e essa marca Fleschmann a meu ver é a melhor. Faço o de capuccino e recheio c/ ganache. Fica sensacional. Combina com nozes tb.
    O de baunilha é ótimo p/ cup cakes.

    Responder
  4. O bolo formigueiro, um dos preferidos aqui de casa é sempre mais caro... solução? Compro o de baunilha e acrescento chocolate granulado!!! O de laranja uso suco natural no lugar do leite, fica uma delícia!!!

    Responder
  5. Sempre uso massa pronta para bolos e cupcakes e inclusive fica muito bom até para fazer nas máquinas de cupcake. Tenho uma de mini cupcake e faço sempre, com massa de chocolate suave, cobertos com doce de leite, granulados de chocolate e confeti. Fica muito bom!!! Uma massa que gosto muito é a Vilma (mas talvez disponível somente aqui em Minas Gerais). 🙂

    Responder
  6. oi, pra falar a verdade amo cozinhar, mas odeio lavar a louça depois. Então quanto menos parafernalha usar na receita, tanto melhor. Adquiri uma maquininha dessas de minicupcakes e gostaria de saber se a ideia que tive pode ser viável!? Vamos lá. Tenho uma mistura pra bolo Flechman sabor chocomenta e uma caixinha de flã sabor baunilha, pensei em colocar metade da mistura pra pudim (flã) na massa e bater normal com um garfo ou mixer, depois de assados, gostaria de rechiar os cupcakes com o restante do pudim já em creme meio mole, e cobrir só com granulado, será que dá certo, preciso levar a geladeira né, por quanto tempo? Outra dúvida é se posso congelar metade da massa de bolo já batida pra usar da próxima vez que fazer os bolinhos? Aí, como faço pra descongelar? Obrigada se puder me ajudar...é cupcake de preguiçoso viu? Kkkkkk.... 😉

    Responder
  7. Oi gente.Para melhorar a massa pronta eu acrescento 2 colheres (sopa) de creme de leite.E se os ovos são pequenos acrescento mais 1 ovo.Fica bem saboroso!

    Responder
  8. Sempre faço meus cupcakes usando a massa pronta Flechmann e sempre dá certo, não tem erro, e agora com essas maravilhosas dicas tenho certeza que ficarão muuuito mais gostosos e macios

    Responder
  9. Olá, fico surpresa como vocês , fazem bolos tão lindos e parecem deliciosos, eu não consigo fazer, nada de cozinha, até mesmo bolo de caixinha , fica solado.

    Responder
    • Mari, tem jeito sim. A culpa pode ser do forno, sabia? Forno tem que ser na temperatura certa, as medidas tem que ser respeitadas e o ingredientes à temperatura ambiente.

  10. Olá, por favor quero saber de vc como fazer os extratos..
    Eles são misturados a que? cachaça ou vodca?
    Sigo seu blog e tbm sua pagina no facebook,amo e já fiz muitas receitas.. obrigada por compartilhar

    Responder
    • Já fiz com os dois, Vera. Prefiro usar vodca, mas com a cachaça dá certinho também. O gosto não muda muito.

      Fiquei babando com essa foto que você enviou. É a receita daqui de Ferrero Rocher?

  11. Alguém sabe se tem como incrementar a massa pronta para que ela fique mais firme, tipo pão de ló? Seria para bolos recheados e confeitados. Só uso essa marca também, adoro! A de mousse de chocolate então...maravilhosa! Mas confesso que não gostei da massa de pão de ló da fleishmann... achei muito "pesada". Não sou confeiteira profissional, apenas faço bolos de vez em quando pra família.

    Responder
    • Loris, minha receita de biscoitinho vegano (estilo amanteigado): açucar (branco, de coco, mascavo, adoçante, o que preferir) farinha e margarina vegetal sem leite gelada (ou oleo de coco solidificado). Coloque essência de sua preferência. Não coloquei medidas porque faço só "de olho", mas a margarina é sempre metade da quantidade da farinha. Por exemplo se uso 200g de farinha, uso 100g de margarina. Mistura com a ponta dos dos até desgrudar das mãos, gela pelo menos 30min antes de assar. Costumo fazer bolinhas e achatar com garfo.

    • Jackeline, depende da marca. Tem umas que esfarelam muito fácil, mas outras são mais resistentes. Só testando mesmo. Assim de cabeça não lembro quais se comportam como...

    • Eu uso a massa da Vilma e muito boa ai depois de pronto eu pego uma
      Iinha e corto massa faço o recheio e coloco outra parte fica top,!!!

  12. olá, fiquei curiosa quanto a troca da margarina pelo óleo, um pouco menos seria quanto? por exemplo nessas embalagens de bolo pronto normalmente eles indicam colocar 40g de manteiga/margarina, voce coloca quanto de oleo? eu agradeco desde ja, e muito bom o post, parabens! =)

    Responder
  13. Olá boa tarde!!!
    Adora esses bolos!!!!
    Mas recentemente descobri que meu filho tem alergia ao leite de vaca. Gostaria de saber o que eu posso substituir pelo leite e mesmo assim o bolo ficar bonito e gostoso.

    Responder
  14. Ola, acha uma boa ideia usar os bolos de caixinha pra fazer bolo de pote ??
    Estou testando algumas massas para ver qual fica melhor, e pensei em testar as de caixinhas, so tenho medo do sabor artificial.

    Responder
    • Dá pra usar sim e funciona bem, Thais. Mas com o tempo é melhor ir fazendo a sua própria massa pelo custo e pelo diferencial.

    • Lila, eu acrescentaria nas de baunilha ou naquele sabor "festa". Eu acrescentaria mais ou menos 1/2 xícara ou 2/3 para ver como fica.
      Achei a ideia muito interessante. Se fizer o teste, volta aqui para dizer como ficou!

  15. Olá, queria uma ajuda. Vou fazer um bolo pro meu filho no colégio. Vou decorar com chantilly e papel arroz. Da pra fazer o bolo com massa pronta? Tipo o chocomenta da Fleschman?

    Responder
    • Daniele, dá sim, já fiz também um assim pros meus filhos levarem pra escola. Mas pra 25 pessoas vão ser dois ou 3 pacotes de massa.

    • Muito obrigada pela resposta. Vou fazer com assim então (com a massa pronta da Fleischman) e vou usar essa sua receita de chantilly com leite ninho! Depois conto como ficou! 🙂

    • Olha, Patrícia, acho que dá sim. Tem muita receita de bolo de chocolate que leva água em vez do leite (até aqui no blog). Deve funcionar para massa pronta também!

  16. Olá. Fiz um bolo de aniversário com uma massa de pão de ló bem docinha e molhei com uma calda de água, açúcar e essência de baunilha. Porém, depois de pronto o bolo ficou super doce. Tem como eu corrigir isso? Alguma dica, alguma coisa que eu possa aplicar no bolo pronto para balancear o sabor? Obrigada

    Responder
    • Bom, Liz, você pode molhar menos ou usar algo para quebrar o doce da calda. Da próxima, eu deixaria de fora a baunilha.

    • Me desculpe mas, além da resposta ter demorado muito e eu não precisar mais. Eu precisava de uma ajuda para aquele bolo, sei que nas próximas é só adoçar menos. E que era pra quebrar o doce eu tb sabia, mas minha pergunta era justamente essa, o que usar para quebrar o doce, mas agora tb não adianta mais.

  17. uso muito a massa pronta para fazer bolo de cenoura e bolo de limao .
    No liquidificador bato 4 ovos , 02 cenouras grandes picadas, 1/2 xicara de oleo, e 1/2 xicara de leite integral. Depois de batido misture em uma bacia com a massa pronta ate ficar homogeneo, por ultimo coloco 01 colher de sopa de fermento quimico em po (uso o Po royal), misturo delicadamente, assar em forma untada com manteiga e enfarinhada , por mais ou menos 30 a 40 min, faco o teste do palito. forno 180° pre aquecido uns 10 minutos.

    Para o bolo de limao substituo, alem do sabor da massa pronta, coloco 01 gelatina em po sabor limao juntamente com a massa na bacia , e na mistura do liquidificadfor acrescento 01 copo de iorgute natural, em substituição as cenouras.

    Responder
  18. Boa tarde, me chamo Ester e gostaria de saber se eu posso fazer um bolo com massa pronta num aro 25 por 8 e se tem algum truque para deixar a massa mais estabilizada?

    Responder
    • Ester, você pode tentar com massas amanteigadas se for receita normal, se for usar massa pronta tente fazer com óleo.

  19. Tudo bem obrigado! ? vc tem alguma receita grande de massa manteigada que ele fique bem fofinho para uma forma grande assim??? Estou começando agora e nunca sei uma medida certa de massa para a forma 25 por 8 redonda

    Responder
  20. Olá, gente o seu post é bem antigo, mas ao mesmo tempo bem atual! Tb acho as misturas para bolos super práticas, principalmente para uma visita inesperada ou mesmo quando a preguiça bate! Obrigada a todos por todas as dicas.
    Não quero fazer propaganda ruim, mas não tenho uma boa experiência com a mistura para bolo de chocolate da marca Renata. Se vc faz o bolo e come no mesmo dia ou no máximo no próximo dia, o bolo é delicioso. Mas se passar de dois dias o bolo fica com um gosto muito desagradável e eu não sei explicar exatamente do que (gosto industrializado, de produto químico talvez). Fiz uma vez com morangos e achei que era a fruta. De uma outra vez fiz com framboesa e tb achei que poderia ser a fruta. Fiz sem fruta e descobri que a pobre da fruta é vítima! Acho que vou tentar outra marca de bolo, mas fiquei um pouco traumatizada. Alguém tem a mesma experiência com essa marca de bolo? O curioso é que os outros sabores são okay, o problema é só com o de chocolate!

    Responder
    • Eu já vi por aqui, mas nunca experimentei dele, Gyanny. Tem marca que parece ter um sabor que é "bugado", não desce de jeito nenhum. No meu caso é o de cenoura da dona benta ou da Oetker, não lembro qual. Cenoura não tem aquele sabor nunca!

Deixe um comentário

Avaliação da receita