Então, amigos, a segunda maior dificuldade apontada por vocês na hora de montar o seu negócio de cupcakes foi o conhecimento (ou a falta dele). Eu deveria ter sido um pouco mais clara porque agora não sei se é a falta de conhecimento na área dos cupcakes ou no mundo dos negócios. Daí, vou tentar abranger ambos.

Afinal, o que você sabe sobre cupcakes?

Bom, se o problema for somente informação sobre cupcakes, o seu caso tem solução. Há uns 3 anos atrás eu nunca tinha visto um cupcake na vida. Como eu já contei aqui antes, tudo que eu queria era uma receita de mãe benta (bolo de bacia). Acabei esbarrando nos cupcakes e deu no que deu.

Como eu moro numa cidade, digamos, um pouco desprovida de coisas atualizadas em relação o mundo moderno, eu corri pra Internet. Fonte de conhecimento não falta:

  • As Internets – Se você chegou aqui, pelo menos alguma coisa de cupcake você aprendeu, não foi? Use o Google a torto e a direito para tirar as suas dúvidas. O YouTube é uma fonte sem fim de vídeos com exemplos práticos e em tempo real.
  • Os profissionais – Acredite ou não, algumas pessoas não se importam em responder perguntas ou tirar dúvidas;
  • Livros, revistas e e-books – Considere-os com um investimento para a sua educação. Quanto a livros e revistas, é possível dar uma folheada e ver se vale a pena comprar. Com os e-books, procure opinião de quem já os têm para saber a relação custo/benefício;
  • Cursos presenciais – Cursos presenciais são uma excelente dica se feitos com profissionais que realmente tenham conhecimento da área. Você tira dúvidas e pratica em tempo real. Eles podem ser um pouco mais caros do que os online, mas podem vale a pena. Fique de olho na carga horária e nos módulos, quanto mais completo melhor.
  • Cursos online – Uma solução prática, conveniente e, geralmente, de baixo custo. Temos uma lista de alguns cursos online aqui no blog, mas existem muitos outros por aí.

E sobre negócios?

O mundo dos negócios é muito mais complexo, mas se você pode simplificar as coisas:

  • É preciso saber o seu preço de custo e vender acima dele para ter lucro;
  • Marketing tem seu valor. Use o que estiver ao seu alcance para se promover: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, etc;
  • Ao aceitar encomendas, trabalhe com algum tipo de contrato e recibo para garantir tanto a sua segurança como a do seu cliente.

Deu para perceber que meu lado “Businness” é fraco, né? É por isso que a tia aqui tá indicando para vocês o Cozinha do Quintal, da sábia e experiente webcolega Paula Mello. Se você ainda não conhece, ela dá dicas de como montar o seu negócio de comida a partir de casa. E o blog tem umas apostilas TOP à venda por um preço ótimo. Vasculhem o blog lá que posso dar este assunto por coberto! 🙂

Quem tiver dúvida, história ou dica para compartilhar, basta comentar!

Categoria:

Dicas,

Atualizado em: 30 de junho de 2015