Buttercream de merengue italiano

Depois que eu fiz o cupcake de maracujá só para testar a receita de merengue suíço, eu fiquei interessada nas receitas que se chamam merengue, mas levam o buttercream na frente.

Afinal, estes merengues que levam base de claras não ficariam estranhos adicionando manteiga? E a resposta é um sólido não.

Fica uma textura parecida com a do chantilly, mas um pouco mais firme. E o brilho então...

IMG_7076

E antes que me perguntem: sim, dá para adicionar sabor e cor. Para coberturas mais leves, eu prefiro usar o corante em gel ou pó, mas o líquido serve também. O mesmo vale para as essências.

Buttercream de merengue italiano

dsc_0050
Imprimir
4.34 from 6 votes
Porções: 2 xícaras

Ingredientes

  • 1/4 xícara de água
  • 1 xícara de açúcar branco refinado
  • 6 claras (pode ser da pasteurizada)
  • 1 1/2 xícara de manteiga sem sal
  • 1/2 colher (chá) de essência/extrato de baunilha

Instruções

  • Bata as claras até formarem picos.
  • Leve a água e açúcar ao fogo até ferverem por 7 minutos em fogo médio
  • Despeje em forma de fio* a mistura do açúcar na claras, batendo até que tudo esteja frio - cerca de 10 minutos.
  • Corte a manteiga em pedaços e adicione à batedeira.
  • Acrescente a baunilha depois da manteiga já misturada.
  • Bata até ficar fofo. Pode parecer "talhado", mas continue batendo e a mistura ficará homogênea.
Testou a nossa receita?Marque-nos nas redes sociais: @DoceblogBR ou #doceblogbr!

*Ponto de fio: Despeje em forma de fio, não jogue tudo na batedeira ou seu creme irá "cozinhar' as claras. O vídeo abaixo é só para vocês entenderem o ponto de fio para despejar nas claras - o vídeo não é o da nossa receita:

20 comentários em “Buttercream de merengue italiano”

  1. Olha eu fiz essa receita e deu tudo errado. Ficou coalhado e mole mesmo depois de ir a geladeira. O que será que fiz de errado. Tava tudo indo bem até eu colocar a manteiga. Fiquei bem triste.

    Responder
  2. Olá Angel!
    Me apaixonei pelo seu blog! Muitas dicas maravilhosas para iniciantes na arte do cupcake!
    Fiz cupcakes poucas vezes e quando fiz, usei ganache como cobertura! Gostaria de saber se essas coberturas, tanto buttercream quanto o de merengue italiano, se elas se mantêm firmes à temperatura ambiente!
    Parabéns pelo seu trabalho! É apaixonante!

    Responder
  3. Olá!

    Adorei a receita. Fis buttercream com nata e açúcar de confeiteiro. Após colocar na geladeira a consistência ficou ótima.
    Gostaria de saber se você já usou esse método em algum outro.

    Obrigada!

    Att,

    Responder
  4. 2 stars
    Oi gostei muito da receita quero fazer pra testar mais tenho dúvidas, quando eu levar a água com o açúcar ao fogo por quanto tempo devo deixar? Assim que retirar do fogo levo imediatamente pra batedeira?

    Responder
    • Renata, a água com o açúcar ficam no fogo por uns 5 a 7 minutos depois de ferverem. Assim que sair do fogão pode usar, mas lembre que eles tem que ser adicionados em fio, aos poucos, senão cozinham a clara.

  5. Oi Angel, preciso decorar um bolo de rosas e não sei qual seria a cobertura mais indicada, pois moro em uma cidade extremamente quente.. O melhor seria esse buttercream de merengue italiano, ou a sua receita de glacê real que não endurece? E caso eu acrescente o óleo vegetal no glacê, ele ficaria gorduroso na boca? Obrigada!

    Responder
  6. 5 stars
    Para quem está pensando em substituir por margarina, não faça isso. Fiz e me arrependi, tive que jogar tudo fora porque o gosto fica horrível. Mas com manteiga fica ótimo, é a minha cobertura preferida, faço sempre.

    Responder
  7. 5 stars
    Posso armazenar na geladeira? Tenho pouco tempo para produção e as vezes tenho que fazer meus doces em duas ou três etapas... sempre uso receitas q eu possa armazenar na geladeira.

    Responder
  8. 5 stars
    angel, depois de armazenar essa cobertura na geladeira, em quanto tempo eu poderia confeitar com ela de novo? Teria que esperar um tempo para ela ficar mais mole ou poderia batedeira de novo na batedeira?

    Responder

Deixe um comentário