Cheesecake japonês


Esta variação de cheesecake estava na minha lista de receitas a serem testadas há tanto tempo que eu já tinha quase desistido dele. E eu tinha certeza de que quando fizesse, ele ia solar ou ficar com gosto de ovo. Quando o vi pela primeira vez, achei que era um tipo de pão de ló bem fofo. Até que descobri que era de fato.

Outra “certeza” que eu tinha era que ele ia ter gosto de cheesecake americano, mas taí a culinária para me estapear e rir da minha cara. Ele tem um gosto de um pudim de leite condensado bem leve escondido em uma textura de suflê. A doçura é mínima mas na medida certa. As crianças enjoadas gostaram, o marido adorou e se a promessa de uma dor de barriga não fosse certa (intolerante a lactose ?), eu estaria comendo um (outro) agora.

Cheesecake japonês
Meu mini cheesecake 🙂

Normalmente, coisas fofas e leves assim são chatas de fazer e dar certo. O truque neste aqui é não bater nem mexer demais. E desta vez, eu trouxe fotchas!

Como eu tenho que ser “do contra”, segundo a minha mãe, fiz os meus em forminhas de mini-panetone. E deu super certo. Ou quase. Eu deveria ter enchido mais, coloquei 1/2 xícara de massa em cada uma, recomendo colocar 1 xícara mesmo para ele ficar bem alto como é a característica dele. Ah, as forminhas de panetone tem furinhos, então, você vai ter que forrar com papel-manteiga se for fazer assim.

Buá, não tenho forminhas de mini-panetone ou fundo removível! Não tema, já vi gente fazendo em forminhas de cupcakes (silicone e papel), ramequim, potinhos, mini-assadeiras. Use o que você tiver aí. Talvez só não dê para desenformar, mas fica bom do mesmo jeito.

A forma de fundo removível que eu tinha aqui era muito grande e não ia dar certo para o banho-maria no forno. Aí com as forminhas de mini-panetone, fiquei com receio de colocar direto na água e fiz uma gambiarra e as coloquei em cima de uma base acima da forma com água. A ideia por trás do banho-maria é dar umidade ao forno para que a massa não resseque e fornecer uma fonte de calor mais suave e constante ao redor da forma.

Uma dica que vi por aí foi colocar uma forma grande com água na prateleira debaixo do forno e colocar a forma com a massa na prateleira bem em cima (foi praticamente o que fiz e deu certo).

Cheesecake japonês

Imprimir
Preparo 15 min
Cozimento 1 hour 30 min
Total 1 hour 45 min

Ingredientes

  • 1 xícara (225g) de cream cheese
  • 1/2 xícara + 1/3 xícara (200ml) de leite
  • 1/3 xícara (60g) de manteiga sem sal
  • 6 ovos
  • 1 xícara (140g) de açúcar refinado ou de confeiteiro
  • 1/2 xícara (60g) de farinha de trigo
  • 2 1/2 colheres (sopa) (20g) de amido de milho

Instruções

  • Pré-aqueça o forno na menor temperatura possível.
  • Deixe uma assadeira com água até a metade dentro do forno.
  • Forre a assadeira de fundo removível (que caiba dentro da outra com água) com papel manteiga no fundo e nas laterais (bem alto nas bordas).
  • Cubra a base (por fora) da assadeira com papel alumínio para que a massa não vaze.
  • Derreta o cream cheese com o leite e a manteiga no microondas por 1 minuto (se fizer no fogão, aqueça bem o leite e a manteiga e depois adicione o cream cheese para não queimar).
  • Separe as gemas das claras.
  • Bata as gemas bem levemente com o açúcar, apenas o suficiente para incorporar o açúcar.
  • Junte a mistura das gemas com a mistura do cream cheese.
  • Acrescente o trigo e o amido.
  • Bata as claras em neve até que formem picos (fica brilhante mas bem leve).
  • Adicione uma colher bem cheia das claras em neve e adicione à mistura das gemas para deixar a massa mais leve para receber o restante.
  • Junte o resto das claras com cuidado para não perder a leveza da massa.
  • Despeje a massa na forma de fundo removível e leve ao forno em banho-maria (dentro da forma com água quente).
  • Depois de 1 hora e meia ou quando o topo estiver dourado ou marrom claro, desligue o forno e deixe o cheesecake esfriar lá mesmo com o forno fechado.
  • Quando estiver frio, desenforme e sirva.
Rendimento: 12

Notes

Algumas pessoas colocam essência/extrato de baunilha e/ou raspas de limão. Fica a seu critério.

Versão descompliquê

Existe também uma outra versão bem fácil e com apenas 3 ingredientes (3 ovos, 120g de chocolate branco e 120g de cream cheese). O processo é o mesmo: derreta o chocolate branco com o cream cheese, separe os ovos e bata-os à parte. Adicione as gemas batidas ao creme, depois adicione as claras batidas. Mesmo banho-maria, etc. Asse por 30 minutos em fogo baixo, desligue e deixe esfriar por 15 minutos lá e depois retire. Vou testar este aqui ainda hoje… atualizo o post com as fotos dele assim que der.

Se for seguir a lógica, dá para fazer também de chocolate meio-amargo, ao leite, de Nutella… 😀

Se você quiser, pode jogar uma geleia por cima, uma calda leve, polvilhar açúcar ou decorar com frutas. É uma sobremesa bem leve e todo mundo vai gostar, pode apostar!

Quer ganhar dinheiro nas festas juninas com estas 60 receitas? Clique aqui para saber como!

12 comentários em “Cheesecake japonês”

  1. Eu amo esse bolo mas quando eu faço não fica assim como o da foto, fica igual o da Angel, então prefiro comprar pronto rsrsrrsrs, mas amei a receita.

  2. Eu ainda acho que vai um ingrediente que esses japas não revelam secreto… por que ja fiz e não fica assim, fica igual o da Angel, eu costumo comprar e é muito diferente, ai tem coisa rsrsrr

    • Vi uns que levavam amido de milho. Mas receita de fora nunca fica igual aqui no Brasil, já até desisti de esperar o contrário. Eu acho que a culpa é da qualidade dos ingredientes daqui.

  3. Eu vi uma receita que leva amido, farinha de trigo, manteiga, ovo, leite e outras coisinhas…. Essa receita é a mais prática e, como eu nunca comi, vou testar, calro…

  4. A cara desse bolinho tá muito fofa,vou fazer para experimentar, eu também tava em dúvida sobre o trigo e o amido, mais a nossa amiga já respondeu Obrigada
    Tenha um excelente dia e Boas festas!

Deixe um comentário