Cobertura: Buttercream fácil de chocolate

Todos precisam de uma receita de cobertura de chocolate que não seja brigadeiro ou ganache. Então, tomem aí esta receita absurdamente fácil de buttercream de chocolate para decorar seus cupcakes.

Buttercream de chocolate

chocolate-buttercream
Imprimir

Ingredientes

  • 2/3 de xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente (170g)
  • 1/2 xícara de chocolate em pó (45g)
  • 3 1/3 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado (490g)
  • 1 colher (chá) de extrato ou essência de baunilha (5ml)
  • 2 colheres (sopa) + 2 colheres (chá) de leite (40ml)

Instruções

  • Na batedeira, use o batedor folha e bata a manteiga e o chocolate até que fique bem incorporados.
  • Adicione o açúcar, mexa e lentamente jogue o leite até ficar homogêneo.
  • Bata por 1 minuto até ficar leve e fofo.
Rendimento: 12

Detalhe: Chocolate em pó é diferente de achocolatado em pó. O primeiro é aquele tipo Dois Frades da Nestlé e o segundo é Nescau, Toddy, etc.

105 comentários em “Cobertura: Buttercream fácil de chocolate”

    • Em termos de textura até que sim. O sabor fica bom. É quase a mesma diferença que tomar um nescau com leite desnatado em vez do leite integral. Fica gostoso, mas com o integral fica muito melhor.

  1. Oi !!! Gostaria de saber se dá para fazer essa cobertura de buttercream com creme vegetal no lugar da manteiga? Ou o que eu poderia usar para quem é alérgico à leite?
    Obrigada!!!

  2. Oi, Angel!

    Amei a receita! Tenho uma aqui que tem os mesmos ingredientes e é um pouquinho diferente no modo de fazer, mas igualmente fácil.
    O problema é que eu não acho a bendita!!!!!! kkkk
    Quando eu achar, eu volto aqui e te passo.

    Beijos.

    • Opa, é pra isso que o fórum já está saindo!
      Acho que na próxima segunda a gente já inaugura ele. Aí vai ser uma troca de receitas sem fim! (eu espero eheheh).

  3. Eu sou novata no mundo dos cupcakes e estou adorando as dicas que vejo por aqui. Por enquanto minhas coberturas eram as mais sem graças, agora com essa receita vou tentar fazer o famoso buttercream, espero que dê certo hehehe
    Obrigada, Angel! =*

  4. Gostaria de saber uma receita de cobertura de cupcake desses cremes lindos que não derreta e seja gostoso, para usar na festinha do meu filho.
    Muito obrigada e parabéns pelo Blog! 🙂
    Bjs.

    • Ana Maria, a receita pede por 40ml, mas nem todo mundo tem medidor em casa. Então: 2 colheres de sopa = 15ml *2 = 30 + 2 colheres (chá) = 5*2 = 10ml.

  5. Oi Angel, adoro as suas dicas e sempre que o meu bebê me "deixa" com tempo, eu corro para ver suas dicas.
    Gostaria de saber se posso usar a batedeira comum para fazer esse buttermilk, pois a minha é aquela simples?
    Obrigada e parabéns pelo blog.

  6. Boa Tarde,
    Sou novata nos Cupcake, e fiz pela primeira vez e deu tudo certo para a festa da minha filha de 15 anos. Todos gostaram.
    Agradeço pelas dicas
    Andréia

  7. Meninaaaass... eu tenho uma receita de chocolate emulsificado que tbm é maravilhosooooo. Surreal, e suporta altas temperaturas. Não vai manteiga nem gordura vegetal. Posso passar pra vcs por aki mesmo? bjjOOO

    Adorei o site 🙂

  8. GOSTARIA DE SABER SE ESTE CHOCOLATE EMULSIFICADO POSSO USAR CREMOR TARTARO OU CMC . TENHO ESTES PRODUTOS E NÃO SEI ONDE USAR. QUERO FAZER ESTE CHOCOLATE.
    OBRIGADA.
    ELIANA BIGOSINSKI

  9. Rebeca...amei a receita de chocolate emulsificado...queria mesmo algo q não levasse manteiga...fiquei com uma dúvida: posso usar chocolate branco e colocar corante alimentício? Bjos...

    • Oieee....que bom que gostou Renatinha. Então, eu nunca fiz com chocolate branco....nunca me pediram. O pessoal adora com chocolate ao leite ou meio amargo. Mas vc pode testar... me passa seu e-mail, e te mando um chantilly de refrigerante!!! delicia e suporta até 59 graus....fica lindo, brilho incrível e decoração perfeita!!! E o melhor...é baratíssimooooooooo ou meu Face: https://www.facebook.com/rebecca.ribeiro.779 me add

      bjoo

  10. Rebeca Ribeiro...pode deixar, irei te adicionar pra gente trocar umas receitinhas (rs)...valeu...bjão...
    Ah...Angel, obrigada pelas dicas e receitas q vc posta...o blog é ótimo...Bjos procê tb...

  11. Estou começando agora a fazer cupcake e coberturas e bolos...rs então ainda estou aprendendo.
    Me tira uma duvida, prs fazer esta cobertura não pode ser com açucar normal??? que diferença que dá na receita???
    Obrigada

    • Nayla, o problema é que a cobertura fica meio grosseira. Você consegue morder os cristais do açúcar, mesmo do refinado.
      Se for fazer em casa, bata o açúcar o liquidificador e passe em peneira bem fina, que ainda vai, mas para vender não é muito indicado.

  12. Olá... preciso saber quanto tempo o cupcake decorado com buttercream dura fora da geladeira. Para um aniversário que acontecerá sábado às 16h00 posso fazer sexta feira à noite e deixar fora da geladeira. Moro em Campinas/SP e aqui não é muito quente. Obrigada!

  13. Olá, bom dia, fiz a receita e amei o sabor, mas achei que por conta do chocolate ser em pó e o açúcar o de confeiteiro ficou com uma textura não muito lisa...será que poderia substituir por açúcar impalpável e chocolate derretido?

    • Raisa, o açúcar impalpável tem amido e pode deixar a cobertura mole. Tente usar o chocolate em pó bem fino como o da Nestlé.

  14. Oii Angel! Sou nova nesse ramo de cupcakes, mas estou adorando o seu site, tem várias dicas ótimas :))
    Minha pergunta é a seguinte: a minha batedeira só tem batedores tradicionais, não veio com nenhum especial. Pra fazer esta receita é preciso mesmo que seja batedor folha? Ou pode ser esse mesmo?

    Obrigadaa,
    Beijinhos

  15. Eu não tenho batedeira, só tenho multiprocessador, aquele com várias lâminas e afins. Eu poderia bater no emulsificador ou coisa pareciida? E tem problema que seja Achocolatado em pó?

    • Samira, eu já vi uma confeiteira fazer isso na TV. Se for usar achocolatado, dê preferência pelos que tem mais chocolate do que leite nos ingredientes, como Nescau.

  16. Oi, bom dia!
    Fiquei doida pra fazer essa receita, mas estou com uma dúvida:
    O açucar é o açucar de confeiteiro ou o açucar impálpavel......
    Me ajude, obrigada!
    Aline

    • Segue aí as conversões, Ana Paula:
      130g manteiga sem sal em temperatura ambiente
      45g xícara de chocolate em pó
      465g açúcar de confeiteiro peneirado
      1 colher (chá) de extrato ou essência de baunilha
      2 colheres (sopa) + 2 colheres (chá) de leite

  17. Boa tarde, meninas! Sou nova por aquí. Estou organizando a festa de um ano do meu filho. A festa será, em casa, com tema do Pequeno Príncipe. Quero fazer os cupcakes e o brigadeiro de copinho. Será em Janeiro, mês muito quente na cidade do Paulista-PE. Gostaria que dessem algumas dicas de como fazer com sucesso. Já tenho as forminhas e a assadeira com 12. Desde já, agradeço. Bjs

    • Deixe a cobertura sempre para botar por último para não derreter. Como o tema é Pequeno Príncipe, se você não for usar pasta americana, opte por fazer os detalhes nas cores do tema (branco, azul e amarelo).

    • Cristiane, acho que o primeiro é muito açúcar e o segundo é muita manteiga (especialmente no calor). Como é clima aí onde você mora?

  18. Bom dia! Acabei de conhecer o blog e já estou adorando!! Em relação à buttercream, me tira uma dúvida: ele deve ser usado logo que fica pronto ou deve descansar ou algo do tipo? Eu fui testar uma receita pela 1ª vez há uns dias atrás, bati e quando pronto achei q ñ estava muito firme e coloquei na geladeira. Quando fui confeitar óbvio que ele estava duríssimo, tentei dissolver com um pouquinho de leite mas deu tudo errado ¬¬

    • Se ficou muito líquido é porque foi muita manteiga ou muito líquido (leite) ou pouco açúcar. Se for colocar na geladeira para ele endurecer um pouco, para voltar ao ponto de confeitar, é preciso deixar ele ficar à temperatura ambiente.
      Dá para ir consertando o buttercream na maioria dos casos, pondo um pouco mais de açúcar ou de manteiga até ficar no ponto desejado, Danuza.

  19. Oi,Angel!Adoooro seu blog.Gostaria de saber se você tem receitas de cupcake fit,pois estamos na época de poucas calorias,né?Isto irá me ajudar muito.Obrigada!

    • Viviane, estamos na época de poucas calorias, poucos dinheiros, poucos tudos, né? Tá na minha lista de coisas a fazer aqui. Tava vendo uma lista de cupcakes abaixo de 300 calorias. Logo, logo sai!

    • Jaquelaine, a manteiga deve ter solidificado e separado dos outros ingredientes. O açúcar era impalpável/confeiteiro ou comum?

  20. Angel, eu até tentei fazer isso mas o açúcar não derreteu acabei jogando fora, vou tentar refazer a receita.Ah gostaria de saber se seria possível vc passar as quantidades do acucar e manteiga em gramas . obrigada

Deixe um comentário