Como deixar os cupcakes redondos?

Como deixar os cupcakes redondos?

Sabe quando você faz um bolo e em vez de ficar retinho, plano, ele fica maior no meio. Aquele aspecto de esfera vem do vapor que se forma no cupcake enquanto está assando, forçando a massa a expandir.

No ramo dos cupcakes, isso é um bônus porque ajuda na hora de decorar, especialmente se você estiver usando a "voltinha". Então, seguem aí algumas dicas de deixar os seus bolinhos com aquela doma, bem redondinhos.

fbc94109_dsc_0371_small_187

  1. Pré-aqueça o forno em 200 graus por 10 ou 15 minutos  ou pelo tempo que você estiver preparando a massa;
  2. Encha 3/4 ou 2/3 dependendo do quanto a massa cresce;
  3. Coloque os bolinhos no forno ;
  4. Após 5 minutos, reduza a temperatura do forno para 180 graus;
  5. Deixe assar pelo resto do tempo necessário.

Pela minha experiência...

Como eu sou intolerante a lactose, eu frequentemente troco o leite de vaca pelo leite de soja. Por causa disto, observei que nunca consegui fazer receitas com leite de soja ficarem mais altinhas, talvez tenha algo a ver com a quantidade de água e/ou gordura no leite.

Entretanto, se eu usar leite de vaca com teor reduzido de lactose, eles ficam perfeitos e redondinhos. Funciona sem falha na nossa receita básica de cupcake.

Nem todo cupcake nasceu para ser redondo

A técnica é boa, mas nem toda receita cresce o suficiente para fazer alguma diferença no resultado final. Tente aplicar a técnica em receitas que resultam em cupcakes firmes e densos.

Depois voltem aqui e digam se funcionou. 🙂

9 comentários em “Como deixar os cupcakes redondos?”

  1. Olá! Adoro ver receitas veganas no seu blog! E também gosto das suas dicas: obrigada!
    Você não experimentou ainda usar leite de amêndoas no lugar do de soja? Eu prefiro, e os meus ficam redondinhos 😉
    Beijo!

    • Oi, Lilian, eu moro num lugar onde não tem tanta variedade assim. eheheh

      Mas eu já ouvi tanto falar no leite de amêndoas que vou tentar fazer em casa ou encomendar pela internet.

      Adorei seu blog, deu água na boca!

  2. Oi! Que bom que gostou do blog! Fico feliz!
    Quanto ao leite de amêndoas, eu as compro (100g) e faço o leite: deixo de molho por 8 horas, ou de um dia para o outro. Desprezo a água desse molho e bato-as no liqüidificador com 1 litro de água filtrada. Côo e está pronto. Encontro fácil o leite pronto, mas é muito caro e fazendo em casa fica muito mais gostoso 😉 Beijo!

  3. Bolos mais encorpados, como o bolo de cenoura, não deve ficar c o formato redondo, creio eu, mas receitas com massa sem itens fibrosos deve ser sem erro.
    Bjs

  4. Eu fiz o cupcake, achei a massa mais durinha. A massa do cupcake é mais suta mesmo? Como faço para saber a quantidade certa para as forminhas? Para ficar com o mesmo tamanho? Umas ficam grandes e outras pequenas.

    • Monique para cupcakes de tamanho padrão (forminha número zero), pode usar 1/4 de xícara que todos ficam do mesmo tamanho e crescem na medida certa.

Deixe um comentário