Como fazer pequenas porções de cupcakes

3
123

Este fim de semana, redescobri a praticidade das pequenas porções. Já comentei como é exaustivo fazer compras aqui pra casa? Cada um gosta de uma coisa diferente. Tomemos o exemplo do chocolate: para mim tem que ter o Nescau, pro mais novo é Toddy, pro mais velho é Ovomaltine. Nem vou falar na variedade de leites (em pó, em pó sem lactose, integral, semi-desnatado, desnatado, vegetal, vegetal não adoçado)…

Enfim, quando se tem um público tão enjoado seletivo, não dá para fazer grandes porções de alguns pratos. Daí, a gente corre para as pequenas porções, assim todo mundo mata sua vontade e ninguém fica de barriga vazia.

Dá até vergonha de dizer quantas vezes eu comi o pudim de microondas de caneca ontem. Mas vamos ver os aspectos que envolvem porções pequenas de cupcakes.

Onde fazer?

p325143b
Se você for usar uma receita comum de bolo ou cupcake, você pode fazer no forno do fogão, no forninho elétrico ou na sua máquina de cupcakes. Há centenas de posts atrás, até já falei como fazer cupcakes no vapor. O seu forno microondas requer receitas com algumas modificações e ele vai ficar para outro post, ok?

Imagine você dando uma festa na sua sala, todos os amigos vieram e o ar-condicionado está ligado e a temperatura é agradável. Agora visualize o mesmo cômodo, apenas com você, o vizinho e o cara que vai entregar a pizza, com o ar-concidionado ligado na mesma temperatura anterior. Vai ficar frio, né? No forno é a mesma coisa. Com menos cupcakes, eles vão assar mais rápido. Então, se piscar, eles queimam.

Que forminha usar?

10295201346_995df07162_o

Se não tiver forminha de papel, que vão exigir a assadeira, vá de forminha de silicone. Elas vão aguentar o tranco sem problemas. As formas de cupcakes de metal ou porcelana vão tranquilamente aos forninhos elétricos.

Já a questão das máquinas de cupcakes e o número da forminha vai depender do fabricante. Já recebi dezenas de emails de gente dizendo que a marca X não dá com a forminha nº 0 (padrão). Então, aqui é uma questão de testes até achar uma que caiba.

Como fazer?

Aqui no blog, tem uma dica bacana sobre como diminuir qualquer receita. Hoje, vou dar uma tabela para ajudar nos cálculos para a diminuição. Lembrando que 1 xícara é igual a 240ml, 1 colher de sopa são 15ml e 1 colher de chá são 5ml. Cada xícara são 16 colheres de sopa. Aproveite e veja nossa página de pesos e medidas.

A receitaxícaras / 2Colheres / 2Xícaras / 3Colheres / 3
1 xícara – 240ml1/2 xícara8 colheres (sopa)1/3 xícara5 colheres (sopa)
1/2 xícara – 120ml1/4 xícara4 colheres (sopa)2,5 colheres (sopa)
1/3 xícara – 80ml2 col (sopa) + 2 col (chá)5 colheres (chá)
2/3 xícara – 160ml1/3 xícara5 colheres (sopa)10 colheres (chá)
1/4 xícara – 60ml2 colheres (sopa)4 colheres (chá)
3/4 xícara – 180ml6 colheres (sopa)4 colheres (sopa)
1 colher (sopa) – 15ml1/2 colher (sopa) – 7,5ml1 colher (chá) – 5ml
1/2 colher (sopa) – 7,5ml1 1/2 colher (chá) – 3,75ml1/2 colher (chá) – 2,5ml
1 colher (chá) – 5ml1/2 colher (chá) – 2,5ml1,5ml*
1/2 colher (chá) – 2,5ml1/4 colher (chá) – 1,25ml*0,83ml*

*Use o bom censo, são algumas gotas para líquidos ou 1 pitada para secos.

Separei a tabela em duas partes: para quem quer dividir a receita pela metade e para quem tem que dividir por três. Se não ficar muito claro, avisem que faço um vídeo ou algo mais gráfico para ilustrar isso.

Boa sorte com os cupcakes!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here