Este mês tem sido meio caótico por aqui, mas muita coisa boa tem acontecido também. Além do convite para alguns eventos muito bacanas, o site MaisCupon me convidou para uma entrevista na seção blogueiros favoritos 😀 O artigo deve ser nesta sexta ou na outra.

Aí, vi este artigo no começo do mês e me identifiquei de corpo e cupcake. Então, esta é uma adaptação livre do artigo do Cupcake Project “5 motivos que fazem a cozinha-terapia funcionar“.

PS: Em inglês, cooking é o termo certo para cozinhar, mas no artigo original, ela fala de baking, que é “assar”. Então, este artigo é perfeito para nós, confeiteiros/amantes de um bom bolo.

Você acabou de voltar para casa depois de um dia caótico, daqueles de puxar o cabelo. Ao entrar em casa, você se alonga e procura encontrar algo para acalmar os seus nervos e ajudar a relaxar.

John Whaite, um ganhador do “The great british bake off” chamou cozinhar de uma forma “sem comprimido” de Prozac. Então, junte os ingredientes, ponha uma música (ou aproveita a paz e calma) e veja abaixo os cinco motivos que fazem a cozinha-terapia funcionar.

O cheiro

Imagine chegar em casa depois deste dia complicado e ser envolvida pelo cheiro de um bolo ou uma forma de brownies “chocolatudos” no forno. Quando você cozinha, você tem aromaterapia sem precisar ter que ir a um spa.

O foco

Quando medindo ingredientes, decorando cupcakes, confeitando biscoitos ou completando outras tarefas, você pode focar a sua energia no processo criativo em vez do estresse do dia. Em um artigo para o Boston Globe, Dr. Michael Roizen, chefe de bem-estar da Cleveland Clinic, afirma: “Limpar a mente, focar tão intensamente em algo de modo que não é possível pensar em mais nada – como acontece quando estamos sendo criativos – reduz o estresse”.

Realização

Seguir uma receita com instruções claras e resultados comprovados nos dá um senso de poder e permite que você se sinta capitão de um navio navegando em águas calmas. Você pode construir algo lindo, delicioso, reconfortante e perfeito.

“Se a atividade é definida como particularmente recompensadora, dá um senso de realização ou prazer, ou até mesmo o prazer em ver que aquele seu bolo deixa alguém feliz, então ela pode melhorar o bem-estar”, diz Jacqueline Gollan, professora de psiquiatria e ciências comportamentais na escola de Medicina da universidade Feinberg em Chicago em um artigo do New York Times.

Compartilhamento

Uma vez que você preparou suas sobremesas e convidou sua família e alguns amigos para se deliciar e aproveitar ou até para dar de presente para seu vizinho. Muito já foi escrito sobre como a interação com outros contribui para felicidade e cozinhar algo saboroso é uma boa desculpa para se conectar com os outros.

O médico recomendou

Você sabia que em alguns hospitais e centros de reabilitação, cozinhar é uma ferramenta importante para o processo de cura? Se profissionais acreditam e usam o forno como tratamento terapêutico, nós deveríamos ficar felizes por ser algo que podemos fazer em nossas próprias cozinhas.

Mas quem precisa de um médico para nos dizer que fazer e comer um pedaço de torta traz um sorriso aos nossos rostos?

Concordo plenamente com tudo acima. Adoro ir para a cozinha no meio da noite, quando ninguém está na cozinha ou me pedindo alguma coisa. Cozinha-terapia funciona mesmo.

Aproveitem e passem lá no MaisCupon para ver descontos e promoções.

E aí, qual efeito a cozinha tem em vocês? O que vocês fazem para relaxar depois de um dia daqueles?

Categoria:

Dicas,