Início Receitas Cupcake de chocolate – Sem leite/lactose e sem glúten

Cupcake de chocolate – Sem leite/lactose e sem glúten

por angelcosta
Publicado: Atualizado:

Importante: a aveia não possui glúten naturalmente, mas pode acontecer dela ser cultivada, processada e embalada junto com o trigo, sofrendo contaminação. No fim do post existem alguns links de onde achar a aveia sem glúten.

Há um tempo atrás, a Renata Noleto, amiga aqui do blog, mandou um email (ou foi comentário?) sobre cupcakes saudáveis. Afinal, a gente não pode comer bolo todo dia, não é mesmo? O tempo passou e algumas pessoas aqui em casa precisaram entrar em um regime especial. Agora a família é toda integral e natural.

Cada ida ao supermercado é uma procura por novidades. Desta vez, ao buscar farinha de trigo integral achei uma tal farinha de aveia integral da Mãe Terra, tão fina como farinha de trigo. No programa de dicas do Gordon Ramsay vi que tudo que é grão pode virar farinha e elas podem ser usadas em qualquer receita. Então, levei e fui procurar uma receita que levasse a farinha de aveia.

Não me arrependi. Depois de muita busca achei a mesma receita em vários sites. E era do meu tipo preferido: jogue tudo na bacia e bata.

A razão de eu não botar tanta foto das receitas que testo aqui é porque eu sou uma morta de fome. Quando o bolo/cupcake sai do forno, preciso pegar uma fatia dele quente. E todas as minhas assadeiras de cupcakes foram sequestradas por uma amiga.

Voltando ao assunto, este é o bolo de chocolate mais úmido, fofinho e macio do mundo. Eu usei leite de soja e chocolate do frade. Delícia! A farinha de aveia é bem leve e não tem gosto pronunciado.

Cupcake de chocolate – Sem leite/lactose e sem glúten

  • 3/4 xícara de óleo
  • 3/4 xícara de açúcar mascavo ou demerara
  • 3 ovos
  • 3/4 xícara de leite ((soja, vaca, água ou café – a seu gosto))
  • 6 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 1/4 xícara de farinha de aveia
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de canela em pó ((opcional))
  1. Pré-aqueça o forno em 180 graus e arrume as forminhas na assadeira.
  2. Misture todos os ingredientes e bata até ficar homogêneo.
  3. Despeje nas forminhas e leve ao forno.

A farinha de aveia não contém glúten, o que é uma notícia ótima para os celíacos, como já falamos antes. Para receitas sem glúten e de encher os olhos, descobri o Malu com seu botões. Se não achar a de aveia, use qualquer farinha sem glúten.

  • Empório Bem Estar

Estou há tempos para postar uma receita de chocolate que leve geleia de pimenta – aqui na minha cidade é moda com pastéis e salgados. Já coloquei uma colher de chá na massa crua dos cupcakes e levei ao forno. Ficou muito bom. Outra coisa que eu quero fazer é misturar a geleia com ganache de chocolate e usar como cobertura/recheio.

Não tem farinha de aveia? Basta bater no liquidificador a aveia que você tiver.

Posts relacionados

Comente

97 comentários

Grazi 3 de outubro de 2013 - 10:04

Oi, Angel!

Amei a receita! Também sou dessas que ama uma receita “joga na bacia e misture”. Muito mais prática….
Vou testar essa qq dia desses, aí eu mando foto.
Agora vou correndo procurar o que é “celíacos”, pq, juro juradinho, nunca ouvi falar disso…. #vergonha

Beijos!

Responder
Daniela 10 de agosto de 2020 - 13:31

Maravilhoso!!

Responder
Renata Noleto 3 de outubro de 2013 - 12:49

Angel,
Ameiiiiiiiii… Ameiiiii…. Ameiiii… Vc salvou um pedaçinho de mim hj quando vi essa receita.
Como estou na luta com essa dieta, já que virou uma questão de saúde agora, estou comendo bem pouquinho 1 vez na semana bolo ou cupcake. E com essa receita que ja imprimir, rs.. Vou poder comer sem tanta preocupação, mas sempre obedecendo as orientações medicas. Eu amo bolo, amo cupcake, e mesmo estando de dieta eu sempre faço pra minha família e amigos. Em casa falta o arroz, mas sempre tem um bolinho, rsrs..
O mais bacana de tudo isso, inicialmente foi vc lembrar de mim e da minha necessidade. Fiquei honrada de coração. Porque é grande o numero de pessoas que passam o que estou passando. E quando vc vai lá .. fazer uma visita em um blog que vc gosta mto e ver um post como este, realmente é de fik rindo pra paredes. Estou mto feliz de coração. Procuro sempre receitas como estas, mas nunca deixei de testar receitas novas e calóricas, a diferença é que eu estou comendo um pedacinho só e não uma fornada kkkkkk
Obridãoooo de coraçãoooo por lembrar daquele nosso papo e lembrar da minha luta, rsrs..
Bjuss e sucesso pra vc!!!
Rê…

Responder
Camila Costa 3 de outubro de 2013 - 12:51

Olá! Que tipo de cobertura você sugere para colocar neste cupcake para que ele continue sendo sem gluten e sem lactose?
Obrigada!

Responder
Angelica Costa 3 de outubro de 2013 - 13:08

Camila, eu já fiz depois uma cobertura de chocolate (o meio amargo da garoto não tem leite) com creme de soja para dar uma ganache.
Mas eu também adoro essa calda de chocolate falsa:
Para a calda, leve ao fogo até engrossar: 5 colheres (sopa) de chocolate em pó, 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (sopa) margarina/manteiga e 1/2 litro de leite. (qualquer um)
http://doce.blog.br/receitas/cupcakes-de-cenoura-com-calda-de-chocolate/

Responder
Camila Costa 3 de outubro de 2013 - 13:20

Muito obrigada!

Responder
Marcia 23 de julho de 2015 - 21:46

Angel Boa Noite,

Pode dar uma dica? Como faço ganache? com o Creme de soja e Chocolate?
Bjs

Responder
Renata Noleto 3 de outubro de 2013 - 12:52

Sobre a receitinha Angel…
Será se eu vou encontrar essa farinha aqui na minha cidade Jesus? Quero mto testar essa receita no fim de semana, rs.. O que é demerara? Acho que vou fazer com o açúcar mascavo mesmo, rsrs.. O café no lugar do leite, é o café feito na hora ne?
Amei essa receita e na foto parece uma deliciaaaa fofo e umido.
Bjks..

Responder
Angelica Costa 3 de outubro de 2013 - 13:10

Renata, eu acho que com café fique um pouco forte. Tente primeiro com leite. Açúcar demerara parece açúcar cristal só que marrom (deve ser um passo a menos na refinação), mas o açúcar mascavo serve também.
Sucesso, amiga!

Responder
Renata Noleto 3 de outubro de 2013 - 14:32

Humm vou procurar esse tipo de açucar, e vou testar primeiro com leite mesmo.
Obrigada..
Adorei o post…

Bjks..

Responder
Cintia 3 de outubro de 2013 - 19:39

Pessoal infelizmente a aveia CONTÉM GLÚTEN e é preciso muito cuidado pois as pessoas com alergia ao glúten são muito sensíveis e podem até morrer se consumirem esse tipo de alimento, a receita é ótima,mas é preciso cuidado ao passar informações que não temos certeza.

Responder
Angelica Costa 3 de outubro de 2013 - 20:12

Cintia, no site da associação de celíacos tem a informação de que a aveia não contém glúten, eu me certifiquei disso antes de postar. O problema é que a aveia de caixinha pode sofrer contaminação na embalagem.
Mas eu vou colocar um aviso e indicar uma substituição mais segura.
Obrigada pelo aviso.

Responder
Nando Ventura 10 de fevereiro de 2018 - 11:40

Aveia não contém glúten, ela “ganha o glúten” ao ser transportada,embalada ou contaminada pelo trigo e outros grãos com glúten,se chama contaminação cruzada.
Como é mais barato ensacar tudo com a mesma máquina,ocorre a contaminação cruzada.O ideal seria ter um equipamento próprio pros sem glúten.Para celíacos (alérgicos ao glúten) é um veneno,mas para dietas apenas para emagrecer,não faz mal se não achar a sem glúten.

Responder
Dapaz Freiha 3 de outubro de 2013 - 19:42

Olá Angel, a farinha de aveia tem gluten sim, por isso quem tem a doença celiaca, como eu, não deve usar.
Até mais.
Dapaz

Responder
Angelica Costa 3 de outubro de 2013 - 20:15

Como eu respondi para a Cintia, acima, a aveia em si não contém glúten, mas eu vou colocar o aviso no post imediatamente e também no Facebook.
Agradeço muito o aviso.

Responder
Nando Ventura 10 de fevereiro de 2018 - 11:40

Aveia não contém glúten, ela “ganha o glúten” ao ser transportada,embalada ou contaminada pelo trigo e outros grãos com glúten,se chama contaminação cruzada.
Como é mais barato ensacar tudo com a mesma máquina,ocorre a contaminação cruzada.O ideal seria ter um equipamento próprio pros sem glúten.Para celíacos (alérgicos ao glúten) é um veneno,mas para dietas apenas para emagrecer,não faz mal se não achar a sem glúten.

Responder
Fran Caires 13 de fevereiro de 2019 - 18:20

Fran Caires
Eu consumo a aveia sem glúten da Nestlé é de caixinha, minha nutricionista que me passou. Faço tudo com aveia, bolos, panquecas, tortas, etc.

Responder
Marluce Ayello 3 de outubro de 2013 - 22:10

Oi, Angel! Obrigada por citar meu blog! Eu sou uma curiosa e aventureira na cozinha. Comecei a testar algumas coisas depois que descobri a Doença Celíaca. Ainda tenho muito a aprender! Tem umas amigas do mundo “gluten free” que são feras, e quem precisar de receitas sem glúten, podem baixar o livro delas.
Qto a AVEIA, no Brasil as aveias são contaminadas, e os celíacos NÃO PODEM consumi-la.
Aqui estão os links dos livros: http://riosemgluten.com/semgluten_baixar_gratuito.htm

Bjo, obrigada!!!

Responder
Renata Noleto 4 de outubro de 2013 - 10:23

Já repassei recorrigindo a informação, a gente tb pode ajudar qnd isso acontece né? Uma pena, o post foi maravilhoso.

Responder
Larissa Mattos 4 de outubro de 2013 - 10:28

Bom diiiiiia! Angel, posso Usar a farinha convencional? Minha cunhada tem a restrição a lactose pela bb dela! Ela esta amamentando e qdo ingere algo c leite de gado a bb fica mal, tem desde alergia na pele à cólicas, tal e a intolerância! Esta receita posso variar no café, leite de soja, água!

Responder
Angelica Costa 4 de outubro de 2013 - 10:50

Acho que sim, Larissa. Também tive o mesmo problema com meus filhos, nem carne de vaca eu podia comer, acabei um tempão sem tomar leite e acabei desenvolvendo a intolerância.
Eu fiz a receita com leite de soja (Ades) e ficou muito boa, é essa da foto.

Responder
Larissa Rachel 9 de outubro de 2013 - 13:44

Angel, bater na batedeira ou só à mao?

Responder
Angel Costa 9 de outubro de 2013 - 15:15

Tanto faz, eu tenho batido tudo à mão ultimamente (é terapêutico), mas na batedeira é mais fácil.

Responder
Marcia 23 de julho de 2015 - 21:57

Angel,

Qual a velocidade que é indicada na batedeira?

Responder
Larissa mattos 10 de outubro de 2013 - 18:13

Antes de receber sua resposta já tentei fazer! Misturei a mao, e nem precisa mto! Sempre fico em duvida se devo bater na batedeira ou a mao! Tem alguma manha do tipo sempre que levar manteiga tem que bater n batedeira? Ficou majestoso, divino….todos amaram! Fiz uma ganache de cacau em pó, leite condensado de soja, acucar, becel e leite de soja. Ficou mto gostoso e enfeitei c um quadradinho de chocolate meio amargo da garoto pq vi que ele nao leva leite, a base e de cacau!

Responder
Angel 13 de outubro de 2013 - 18:52

Também uso o da garoto 🙂
Larissa, se a receita disser bater é com batedeira, o resto (mexer, adicionar) é com colher. Eu tenho feito tudo a mão, “batendo” com o fouet.

Responder
Marcia 23 de julho de 2015 - 22:01

Larissa Boa Noite,

Podia passar a receita de Ganache de Cacau em Pó com Leite Condensado de Soja, açúcar, becel e leite de soja?

Responder
Ana Magioli 18 de outubro de 2013 - 16:11

Oi Angel, td bem? Só queria dizer q fiz a receita e amei. Massa maravilhosa! Levinha! Show!

Cobri com um glacê de leite condensado… Ficou de lamber os beiços! Massa maravilhosa!

Bjs

Responder
Angel Costa 18 de outubro de 2013 - 19:57

Parece ótimo! Dá pra compartilhar a receita do glacê? Eu ainda não conhecia esse…

Responder
Ana Magioli 18 de outubro de 2013 - 21:56

Claro q sim Angel!

Tome nota:

1 lata de leite condensado bem gelada ( não por no freezer para não criar cristais de gelo) e uma colher de sopa bem cheia de emulsificante para sorvete, bate tudo na batedeira até dá o ponto de confeitar. Pinguei umas gotas de limão. Ficou muito bom e consistente.

Bjão

Responder
Karina Freitas 9 de setembro de 2014 - 12:52

OI Ana tudo bem?Em relação ao teu glacê de Leite condensado já vi algumas quantidades de Emustab, mas deixo bater bastante e depois de algumas horas ele começa a descer do CAKE, me diz será que estou fazendo alguma coisa errada, para 1 cx de leite consensado 1 colher bem cheia de emustab isso?Desde de Já obrigada

Responder
Ana 2 de outubro de 2014 - 15:14

Karina, boa tarde, me perdoe a demora.

Creio q é desnecessário bater tanto tempo. E bato em 5 minutos na velocidade alta e ele fica consistente por vários dias. Faço sempre aqui em casa.

Bjs

Responder
Julia 7 de novembro de 2013 - 23:09

Uma opção boa para substituir é a farinha de arroz!!! Já usei muitas vezes e fica delicioso!!!!

Responder
Adilson Valle 3 de dezembro de 2013 - 12:06

Oie… receita muito bem vinda… fico feliz em ter essa opção, mas fico confuso em coberturas saudáveis que não deixem desejar na decoração. O que pode ser feito sem perder o valor da receita?

Abraços…

Responder
Angel Costa 4 de dezembro de 2013 - 08:11

Uma coisa simples e gostosa é apenas água, açúcar e chocolate em pó em quantidades para formar uma massa e aplicar uma camada fina. Eu faço isso com bolo de cenoura. Se quiser tipo calda, é só usar mais água.

Responder
Adilson Valle 4 de dezembro de 2013 - 14:01

Obrigado pela dica… excelente post!

Tô ficando viciado em vcs! Todo dia tenho de vir aqui dar uma olhada…

Abraços!

Responder
Patricia 6 de abril de 2014 - 12:08

Ow sem noção, Aveia tem gluten.

Responder
Angel Costa 6 de abril de 2014 - 13:59

Nós sabemos, Patricia, basta ler o aviso amarelo gigante no topo do post.

Responder
Debs 3 de junho de 2014 - 15:57

Olá!

Poderia me dar uma idéia de quantos cupcakes rendem essa receita?

Obrigada!

Responder
Angel Costa 3 de junho de 2014 - 17:55

Ela rende uns 10 a 12 cupcakes, Debs.

Responder
Sabrina 27 de junho de 2014 - 12:53

Posso usar a farinha de trigo normal para substituir a far. de aveia?

Responder
Angel Costa 27 de junho de 2014 - 15:16

Sim, pode usar, Sabrina.

Responder
Karina Freitas 9 de setembro de 2014 - 12:58

Conforme o Leitor Adilson ele tem toda a razão em se referir que seu blog Vicia Angel….deveria ter um informativo, o conteudo é viciante hehehe muito bom ler o seu blog e todo o pessoal que vem até aqui compartilhar as dicas e receitas, pra mim agora só pesquiso no teu blog abraço

Responder
Angel Costa 9 de setembro de 2014 - 20:16

Eu fico feliz que o blog esteja te ajudando, Karina. Precisando, basta perguntar ou entrar em contato via email.

Responder
karoline Oliva 1 de novembro de 2014 - 12:21

Pretendo abrir uma loja de cupcake,s estou tendo auxilio financeiro, mas tenho dificuldade em achar informações sobre assadeiras, formas e qual a melhor forma de otimizar o tempo e as receitas fazendo o maximo de cup,s de uma vez só. Caso possa me indicar um curso para fazer e confeitá-los eu agradeço, na minha cidade ate existe alguns cursos, mas não gostei. Ja sei fazer, mas queria aprimorar, realizar um trabalho bem feito.

Responder
Angel Costa 2 de novembro de 2014 - 08:46

Aqui no blog tá cheio de dicas sobre tudo isso, e tem também a nossa página com dicas de cursos: http://doce.blog.br/cursos

Responder
Ana Cláudia 1 de novembro de 2014 - 15:39

nem imagino quem foi essa amiga que “sequestrou” suas formas…kkkk.

Bjks!!!

Responder
Vicente 3 de novembro de 2014 - 17:29

Aveia não contém glutem??

Responder
Angel Costa 3 de novembro de 2014 - 18:17

Naturalmente, não. Até botei o aviso no topo do post. Mas na dúvida, você pode trocar por qualquer outra farinha sem gluten.

Responder
Esther 23 de dezembro de 2014 - 22:51

Posso fazer esse cupcake no microondas?

Responder
Angel Costa 29 de dezembro de 2014 - 09:42

Não, Esther, infelizmente não dá.
Mas temos algumas receitas de microondas: http://doce.blog.br/search/microondas

Responder
Daniele Ramalho 10 de janeiro de 2015 - 19:08

Boa tarde,
Essa receita rende quantos cupcakes?

Responder
Angel Costa 12 de janeiro de 2015 - 10:32

Daniele, de 10 a 12 cupcakes.

Responder
Gabriela 3 de maio de 2015 - 01:40

Oi! Desculpa, mas estou me achando meio louca aqui… hahaha. Abro seus posts e nao acho receita nenhuma neles, ao mesmo tempo que vejo todo mundo comentando como amou a receita. Onde fica a receita?? hahaha

Responder
Viviana 4 de maio de 2015 - 00:57

Boa noite,
Eu já fiz esse

Responder
Viviana 4 de maio de 2015 - 00:59

Oi!!
Eu já testei essa receita e amei! Porém, hoje fui fazer de novo e não estou achando! Aparecem as fotos, aparecem as dicas, tudo menos a receita! O mesmo acontece com as outras… como consigo a receita? Muito obrigada!

Responder
Angel Costa 4 de maio de 2015 - 10:05

Já consertei o erro, Viviana. Dá uma olhada agora.

Responder
Cristina 9 de maio de 2015 - 19:40

Boa noite!!
Esta receita é maravilhosaaaa!!!!
É realmente como está na foto.Fofo e úmido.
Coloquei uva passas e ficou divino!!.
Agora fiquei com duvida.Se fizer com farinha de aveia sem glúten,será que fica com a mesma testura??
Existe algumas marcas sem glúten.
Alguem testou com farinha de arroz?
Obrigada por esta receita.
Dá pata fazer até tortas de aniversário!!

Responder
Angel Costa 15 de maio de 2015 - 09:31

Com passas deve ficar uma delícia, vou tentar aqui.

A textura da farinha de aveia sem glúten é a mesma da outra. O problema é a contaminação, tipo se ela passar por um maquinário que tratou algo com glúten.

Não sei dizer sobre a farinha de arroz. Somente a usei para substituir a farinha no bolo de milho verde.

Responder
Cristina 15 de maio de 2015 - 19:18

Obrigada!!!
Fiquei com medo de mudar a textura usando aveia sem glúten.Pois fica bastante fofinho e úmido.
Vou tentar fazer a versão salgada,se ficar bom eu posto aqui
Um abraço.

Responder
Marcia 16 de julho de 2015 - 10:58

Angel Bom dia,

vou utilizar essa receita para mini-cupcake, preciso diminuir a quantidade? Posso utilizar tanto para mini como para tamanho padrão? Posso congelar a massa de cupcake? Se sim, como é o armazenamento? Posso colocar em potes de plásticos (tupware) e colocar no freezer?
se tirar o chocolate e fizer de baunilha? dá certo?
É muita pergunta né?
Desculpe…. bjs

Responder
Angel Costa 17 de julho de 2015 - 08:29

Marcia, só precisa diminuir a quantidade que você quiser menos mini-cupcakes. Em geral, 12 cupcakes normal rendem 24 dos minis.
Tem dica de congelamento aqui no blog (primeira ou segunda página, creio).
Essa receita sem o chocolate não vai. Já tentei e ficou uma papa.

Responder
Marcia 20 de julho de 2015 - 15:33

Angel,

Obrigada pelo retorno de SEMPRE. Agora tenho uma nova dúvida… (novidade né)…Podemos utilizar recheio e cobertura com pasta americana nos mini cupcakes? Estava querendo um cortador em formato de bebe ou chupeta… Já comprei os ingredientes para essa receita… será que suporta?

Responder
Marcia 20 de julho de 2015 - 16:21

Angel,
Posso fazer essa receita no liquidificador? Ou bater tudo com o fouet?

Responder
Angel Costa 21 de julho de 2015 - 14:15

No liquidificador, eu não recomendo. Pode mandar brasa no fouet. 🙂

Responder
Marcia 20 de julho de 2015 - 17:31

Angel,

Qual o leite de soja que você indica? Uso o Ades Original mas o gosto não fica realçado? Meu filho é alérgico a proteína de Leite animal e usamos o Ades desde então.

Desde já agradeço

obrigada.

Responder
Angel Costa 21 de julho de 2015 - 14:12

O Ades é o único que desce, o resto parece água de lavagem. Rs. Em pó (quando necessário) uso o SupraSpoy.

Responder
Marcia Araujo 21 de julho de 2015 - 15:03

Obrigada…;)

Responder
Marcia 21 de julho de 2015 - 15:39

Angel,

Essa receita leva recheio ou não é necessário? Outra pergunta… quando tira do forno, tira os cupcakes da forma que assamos? ou deixa esfriar na forma de aluminio? tenho visto falar muito da grade para descansar os cupcakes.
você recomenda?

Responder
Angel Costa 21 de julho de 2015 - 22:40

Não leva recheio, mas quem quiser pode usar. É preciso tirar os cupcakes da assadeira para parar o cozimento da massa, senão queima e a forminha solta da massa.
A grade eu tenho usado muito, é excelente.

Responder
Marcia 23 de julho de 2015 - 09:35

Angel,

como faço para enviar as fotos do meu 1º cupcake? rss

Responder
Monna 23 de julho de 2015 - 16:45

oi 🙂
estou assando minha primeira fornada de cupcakes sem gluten e sem lactose pra servir pra visita que tem restrição…
Muito obrigada por compartilhar a receita!

Responder
Isabelle 11 de maio de 2016 - 10:04

ATENÇÃO Aveia tem Glúten. O que pode substituir? pois quem tem intolerância ou mesmo alergia não poderá comer.

Responder
Angel Costa 18 de maio de 2016 - 11:41

A aveia não contém glúten naturalmente, Isabelle, o problema é o processamento dela junto a outros produtos que contenham. Aqui no Brasil, é complicado achar aveia sem glúten, mas a Monama vende e creio que outras marcas também.
Mas a receita deve funcionar com qualquer outra farinha sem glúten que você tiver disponível em casa.

Responder
Juliana Felix 6 de julho de 2016 - 14:53

Olá Angel, obrigada por compartilhar esta receita! Venho procurando uma receita de chocolate, fofinha e mais saudável. Tenho somente uma questão, uma amiga fera em bolos artesanais me deu um dica de colocar bicarbonato de sódio em receitas que vão chocolate em pó, para dar mais leveza. No caso desta sua receita, o amido estaria cumprindo este papel? Obrigada!

Responder
Angel Costa 7 de julho de 2016 - 16:44

Exatamente, Juliana, o amido é um “afofador” de bolos. Já falamos também da dupla bicarbonato e fermento aqui: http://doce.blog.br/geral/fermento-po-bicarbonato-sodio

Responder
Jacqueline Del Guingaro 18 de outubro de 2016 - 15:27

Boa Tarde Angel, estou In Love pelo seu blog … Estou mudando os hábitos alimentares da minha família, e principalmente investindo em Cupcakes já que meu filho Arthur de 3 anos era fã daqueles bolinhos venenos Ana Maria, agora estou pegando várias receitas legais aqui no Blog e o legal de tudo é que suas receitas são fáceis e não tem um alto custo. Parabéns. Continue postando estas delicias para nos inspirar.
Beijo grande

Responder
Angel Costa 18 de outubro de 2016 - 21:15

Jacqueline, também fiz isso aqui por casa. Saí trocando tudo que era de caixinha e fazendo mais natural. Assim eu acabei economizando e dando uma força na saúde (e na cintura) de todo mundo aqui.
Fico feliz que tenha gostado do blog 😀

Responder
Juliana 1 de fevereiro de 2017 - 15:04

Pessoal! Posso dar minha avaliação desta receita? Ela é simplesmente fantástica! Mas demorou para eu conseguir a textura ideal … faço estes muffins para vender e é sucesso garantido!
Algumas dicas que possam ajudar:
Pese tudo! E sempre use os pesos como medidas.
A quantidade de fermento é crucial, um pouco a mais e a massa cresce muito e murcha!
Se optar por água, ideal que ela esteja morna.
Os ovos a temperatura ambiente.
Eu bato no liquidificador: ovos, açúcar demerara e óleo de girassol. Misturo aos secos com fouet. Coloco um pouco de gotas de chocolate (passadas por chocolate em pó para não afundar na massa) e é só alegria!
Sempre fiz com a farinha de aveia e ele fica muito fofo e macio, de acordo com meu marido parece que está comendo sulflair … rsrsrs
Mas como a farinha de aveia que eu uso contém gluten, vou testar com farinha de arroz. Alguém já fez? Poderia me dar alguma dica?
Obrigada Angel por compartilhar, muito do que sei na cozinha aprendi aqui no blog! <3

Responder
Angel Costa 2 de fevereiro de 2017 - 09:08

Dicas perfeitas, Juliana! Vou testar com algumas farinhas especiais e atualizo aqui, ok? Muito obrigada por compartilhar e pelo carinho!

Responder
Maria Paula 23 de março de 2017 - 17:47

Acabei de fazer e amei! Ficou maravilhoso, parabéns! Ahh, eu só coloquei mais uma colher de sopa de amido, gosto dele bem fofinho.. ❤

Responder
Anne 11 de setembro de 2017 - 22:37

Aveia tem glúten.

Responder
Angelica Costa 12 de setembro de 2017 - 08:21

Anne, aveia não tem glúten. O que acontece é que aqui no Brasil ela é processada junto com outros alimentos que contém glúten.
Mas você já encontra aveia sem glúten de algumas marcas como Jasmine e Monama.

Responder
Catia Adriani Cantelli 21 de janeiro de 2018 - 15:41

Legal a receita, ´pena que pra quem é celíaco ou tem intolerância ao glúten esse doce é veneno devido a presença da aveia que é contaminada nos moinhos, já que não existe moinho só de manufatura de aveia ele sofre contaminação cruzada.

Responder
Angel Costa 21 de janeiro de 2018 - 16:39

Catia, algumas marcas já vendem aveia certificadamente sem contaminação de glúten. Elas são mais caras que as tradicionais, mas valem a pena: https://www.bomsemgluten.com.br/aveia-flocos-harts

Responder
ana cristina 7 de fevereiro de 2018 - 07:22

será que pode fazer sem o açúcar?

Responder
Angel Costa 7 de fevereiro de 2018 - 10:45

Acredito que sim, mas para ficar doce coloque purê de banana ou de maçã, Ana.

Responder
Ana Cristina 7 de fevereiro de 2018 - 12:53

vou tentar no final de semana! brigadu!

Responder
Jessica 10 de fevereiro de 2018 - 15:38

Boa tarde. Pode ser feito sem ovo ou substituir por “ovo” de chia??

Responder
Jessica 10 de fevereiro de 2018 - 17:13

Eu fiz numa forma de bolo. Cresceu bastante e depois murchou bastante 🙁
Não sei o que pode ter acontecido.

Responder
Angel Costa 10 de fevereiro de 2018 - 21:40

Pode ter sido fermento demais na receita, Jessica. Quanto ao ovo por chia, acho que dá certo sim.

Responder
Thamires 23 de maio de 2018 - 14:04

Oi moças,
Sobre os sem glúten, procure produtos da Vitao Alimentos, geralmente uma embalagem verde. São sem glúten e confiáveis. Existe a linha de integrais e zero açucar também.
Vale testar

Responder
Angel Costa 24 de maio de 2018 - 10:14

Opa, boa dica, Thamires!

Responder
Camila 23 de julho de 2018 - 14:39

Para uma forma redonda quantas receitas dessas devo dobrar?

Responder
Angel Costa 25 de julho de 2018 - 16:44

Vai depender muito da sua região e da média do cupcake por aí. Quanto está o cupcake normal?

Responder
Graciela 18 de agosto de 2018 - 20:32

Oii. Adorei a receita. Posso substituir o chocolate em pó por cacau em pó??
Obrigada
Beijoo

Responder
Angel Costa 18 de agosto de 2018 - 21:02

Pode sim, Graciela.

Responder