Dica de decoração: açúcar gelado

Dica de decoração: açúcar gelado

A dica de hoje é rápida, rasteira e especial para quem precisa de "neve" neste natal. Você já polvilhou açúcar por cima de alguma bolo, doce ou cobertura e descobriu algumas horas depois que o bolo reclamou para si toda a decoração? Pois é, esta dúvida apareceu lá no Grupo do Cupcake e Karen queria uma solução.

14963297_1169624739794589_2309400119878538537_n
Crédito: Karen Cordeiro

É, gente fofucha, o açúcar de confeiteiro ou o impalpável eventualmente irão desaparecer se usados assim. Mas o açúcar gelado não. Na verdade, nem sei se este açúcar gelado é açúcar de verdade, mas é uma mão na roda na hora da decoração. Ele é feito de dextrose (açúcar/carboidrato extraído do amido de milho), dextrina, gordura vegetal, amido de milho, farinha de arroz e corante inorgânico (um jeito romântico de dizer artificial) dióxido de titânio.

No caso da Karen, ela queria o efeito de neve, então isso pode ser atingido com o açúcar gelado, coco ralado, confeitos, granulados, etc.

Disponibilidade

Segundo a minha assistente virtual*, apesar de muitos de vocês estão em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Porém, contudo, todavia, entretanto, isso não quer dizer que você esteja perto de um centro comercial. E se tem gente que está com dificuldade de achar forma para cupcake, imagine o tal do açúcar gelado. Mas é para isso que existe a Internetz.

Você pode dar uma olhada nas lojas (onde comprar) que indicamos aqui no blog. Se ficar caro ou não quiser ou não puder ou nem ler esta parte, veja como obter o mesmo efeito com o que você tem aí. A ordem de prioridade é a seguinte:

  • Tem o açúcar gelado? Ótimo, use-o.
  • Açúcar impalpável? Decore momentos antes de servir.
  • Só tem açúcar de confeiteiro? Adicione 1 colher de amido de milho (maizena, gente) para cada xícara se ele já não estiver listado nos ingredientes.
  • Açúcar granulado, refinado ou cristal? Bata 1 xícara do açúcar com 1 colher de maizena no seu liquidificador até ficar beeeeem fino ou o motor do liquidificador soltar aquele cheiro de queimado. 🙂

Lembrando que as dicas acima funcionam bem para decoração. Para usar o açúcar de confeiteiro/impalpável em coberturas, tem que bater bem para que não fique granulado.

*Minha assistente sou eu mesma 😛

Exemplos

Olha aí embaixo uns exemplos de como usar o açúcar gelado em alguns doces, cupcakes, bolos, enfim, o que você tiver aí. Achei especialmente lindos os efeitos de decalque...

 

5 comentários em “Dica de decoração: açúcar gelado”

  1. "... corante inorgânico (um jeito romântico de dizer artificial) dióxido de titânio" Ser inorgânico não quer dizer artificial, inorgânico significa que na composição química de molécula (TiO2) não tem carbono, como por exemplo na glicose C6H12O6, explicando da maneira mais simples possível.

  2. Vejo muitos confeiteiros da Inglaterra ou no EUA, usarem icing sugar(açúcar gelado) em receitas de buttercream, esse nosso açúcar gelado podemos fazer o buttercream?

    • Neste caso, Adriana, o icing sugar seria mais perto do nosso açúcar impalpável. E acredito que dê pra fazer o buttercream, mas acho que ele ficaria mais pesado que o normal...

Deixe um comentário