Afinal, é trufa, trufado ou bombom recheado?

4

Há um tempo atrás, levei para Recife alguns bombons recheados típicos daqui. Os meus favoritos são do Bombons da Terra porque além dos recheios tradicionais de cupuaçu, morango e bacuri, vem uma camada generosa de brigadeiro branco que os concorrentes não colocam.

Quando minha cunhada os chamou de trufa, achei estranho. Para mim, trufa era outra coisa. Hoje, é dia de esclarecer o que é trufa, o que é trufa de chocolate e o que esse tal de trufado que aparece em tudo que é doce hoje.

Trufas e Trufas…

Antes de adentramos o maravilhoso mundo calórico e delicioso dos chocolates, é preciso deixar claro que estamos falando de trufas doces.

E isso também é trufa…

A explicação é necessária porque trufa é também o nome de um fungo que fica enterrado a 20cm da superfície e é considerada o caviar da floresta. Na Europa, o quilo dela chega a ser vendida por mil Euros.

Afinal, o que é trufa de chocolate?

Isso é uma trufa…

Gente, apesar do termo já ter virado sinônimo de bombom recheado ou até mesmo do recheio, trufa (o doce) é uma mistura de chocolate nobre (branco, amargo, ao leite ou meio amargo), creme de leite fresco e, opcionalmente, conhaque ou outra bebida.

Ué, isso não é uma ganache? Na “tchiuria”, sim. É uma ganache que vai ser enrolada em formato de bolinhas depois que endurecer. Pode ainda levar um “banho” de chocolate por cima. Tradicionalmente, ela é passada em cacau em pó. Além disso, o resultado final pode ser usado como como recheio de outra coisa.

Receita

A proporção da ganache é de 2 pra 1 (chocolate – creme), ou seja, para cada 2 partes de chocolate, use 1 de creme de leite fresco com 35% de gordura (aquele que bate chantilly). Ex: 200g de chocolate + 100g de creme de leite.

É trufa ou é bombom de chocolate?

Fonte: http://writtenreality.com/cappuccino-truffles/

Para ser chamado de trufa de chocolate, tem que haver a tal mistura de chocolate com creme de leite no mínimo. Ela pode ser na forma de um bombom maciço ou conter outro recheio além da trufa que o envolve.

Fonte: http://thecakeblog.com/2017/02/chocolate-truffle-cake.html

Para levar o adjetivo “trufado”, basta ter trufa no recheio, cobertura ou em algum ponto do bombom/doce. Logo um bolo de chocolate com trufa de maracujá teria um recheio de ganache branca com extrato/essência/suco de maracujá. E um bombom trufado de brigadeiro ou trufa de brigadeiro deve ter a ganache + o brigadeiro, senão é apenas um bombom de chocolate com brigadeiro.

Fonte: https://receitassaborosas.com.br/bombons-de-uva-e-morango-super-faceis-de-fazer-veja-a-receita-passo-a-passo/

Todo o resto é bombom recheado. Não importa se o seu bombom de chocolate tem uma camada generosa de brigadeiro ou de outra coisa.

E aí, vocês estavam sabendo desta diferença? Você vende trufa ou bombom recheado agora?

Quer tudo isso em seu email?

Faça parte do Doce Clube e receba as novidades direto em sua caixa de entrada!

Obrigada por se cadastrar.

Ocorreu um erro.

Solei bolos, queimei sopa e comi muito açúcar para poder chegar aqui e dar dicas de como não fazer tudo isso! :D Adoro ajudar, se tiver dúvida, não hesite em entrar em contato.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here