Aprenda a fazer cake pops: receita básica + sugestões + vídeo

4

Ontem, falei do cake popsicles do Raymond Tan e prometi que ia dar a receita hoje. Não importa se você vai fazer os doces estilo pirulito ou picolé, a receita é a mesma, a única diferença é o molde. Então, vamos lá.

Não tem segredo: cake pop é o resultado da relação amorosa entre uma massa de bolo, um “agente melequento” e uma cobertura envolvente.

O bolo

Você pode usar qualquer bolo. Sério, não consigo imaginar uma massa que não sirva. Dá pra usar pão de ló, bolo inglês, farelo de bolo, etc. Para quem está começando ou para quem quer ser mais prático, sugiro usar massa pronta. Nos testes que fiz aqui em casa, massa pronta é ótima para esfarelar.

Se você está com espírito aventureiro e quer fazer tudo do zero, temos receita pra quase tudo. A receita que uso aqui para fazer, quando não tem massa pronta, é a receita básica de cupcake (que era originalmente de um bolo).

Não importa o tipo da massa, o bolo vai ser preparado do jeito que a receita mandar, não será preciso alterar nada. Nada. Zero. Nadica.

Dica: Não asse demais o bolo para que as laterais fiquem duras demais. Algumas pessoas cortam as laterais para deixar só o “filé” do bolo. Isso ajuda a deixar a massa mais lisa e uniforme.

O “grude”

Já contei aqui no blog que cresci comendo sobra de bolo com glacê real no café da manhã quando mamãe confeitava para complementar a renda. Como tinha tudo misturado na tigela de sobras, massa e recheio, eu amassava tudo e molhava no glacê real. Eu estava lançando tendências e não sabia ?

O fato é que já vi usarem “de um tudo” para dar o ponto de enrolar tão conhecido do cake pop:

  • Brigadeiro
  • Leite condensado
  • Cream Cheese
  • Doce de leite
  • Buttercream
  • Ganache
  • Manteiga de amendoim/Paçoquita
  • Nutella
  • Glacê real
  • Qualquer cobertura

A cobertura

Em todas as receitas que vi, o cake pop era coberto em chocolate derretido. A única diferença entre elas era a cor do chocolate.

Você pode decorar à vontade, acrescentar detalhes com glacê real, pintar, colocar pasta americana, chocolate granulado ou o que vier à sua cabeça.

Material necessário

Além do equipamento necessário para fazer o bolo, o “grude” e a cobertura, a única coisa que o cake pop pede são aqueles palitinhos. Podem ser palitos de churrasquinho, palitos de picolé ou os uns próprios para o serviço. Lá na Barra Doce tem à venda.

Tome cuidado com alguns espetinhos de madeira que tem ponta afiada!
Crédito: Sallys Baking Addiction

É bom ter alguma coisa para grudar os palitos de modo que os cake pop possam secar. Um copo comprido mas mais curto que os palitos deve servir. Até mesmo uma caixa!

Existem alguns moldes de silicone que juram que facilitam o processo de fazer cake pops. Eu acreditei nisso e comprei um. Vamos apenas dizer que em breve ele aparecerá naquela série daqui #CompreiENuncaMaisUsei.

Para que todos saiam do mesmo tamanho, você pode usar uma colher ou aquelas colheres medidoras para brigadeiro.

Palito pra quê?

Não tem palito? Tá com preguiça mortal de sair de casa? Faça as bolinhas, decore do mesmo jeito e chame-as de trufas de bolo ou cake balls! #SimplesAssim.

A técnica

O vídeo explica tudo bem direitinho: esfarele o bolo e vá juntando o recheio (grude) aos poucos até dar ponto de enrolar. É importante molhar a ponta do palito no chocolate para que a bola não desgrude. Espete no palito e pronto!

Deixe firmar na geladeira ou no freezer. As bolinhas devem estar firmes mas não congeladas.

Aí, basta mergulhar no chocolate com cuidado, ir girando bem para que não fique chocolate em excesso em nenhum lado.

Se for adicionar granulado, o momento é antes que o chocolate fique seco. Se for decorar com desenhos, só depois de seco.

Sugestões

Tem tanta coisa que dá pra fazer com os cake pops:

  • Fazer em vários formatos, usando forminhas de picolé ou de qualquer outra coisa;
  • Colocar recheio: biscoito, cookies, doce de leite, M&Ms…
  • Casar a decoração com o sabor: cake pop de cenoura com bolo de cenoura e “grude” de brigadeiro
  • Fazer várias camadas de cobertura parecido com aquele bombom de chocolate com morango, sabe?
  • Tingir a massa para combinar com o resto do cake pop.
  • Usar alguma sobremesa como “grude”: cheesecake, paçoquita cremosa, Nutella, Creme de ovolmatine (Oh, Senhor!)
  • Enviar amostras para a minha porta para controle de qualidade… ?

É isso aí, qualquer dúvida postem nos comentários ou mandem via email, ok?

Ah, se você fala inglês, tem um curso de cake pops criativos da Wilton lá no site da Craftsy completamente gratuito!

Quer aprender mais ou fazer para vender? Confira: Bombons, Trufas Artesanais e Delícias de Páscoa

4 COMENTÁRIOS

  1. Ah, sim gostei, mas o “popicolé” é arredondado em baixo. Talvez eu possa usar dessa e modelar com as mãos a parte inferior; já será bem mais fácil! Obrigada, Angel, um beijo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here