Fazendo seu próprio extrato de baunilha - e de outros sabores


Quem acompanha o blog pelo Facebook e pelo Instagram viu que eu ando comprando ingredientes para fazer extratos em casa. O extrato de baunilha eu já faço em casa há algum tempo e já falei de como fazer isso vagamente aqui.

A baunilha é um ingrediente tão presente em 90% das receitas de cupcakes que é bom investir em algo de qualidade. A essência é boa? Sim, existem essências de excelente qualidade. Elas substituem com dignidade um extrato natural? Nem de longe.

nomu

Ano passado, em tempos fartos, pré-crise, comprei o extrato de baunilha da Nomu de 100ml - #MomentoOstentação - por quase 100 reais. Arrependimento? Nenhum! Ele rende bastante e você SENTE, em maiúsculas e negrito, a baunilha depois do bolo assado.

Foi o meu primeiro encontro com extratos naturais e então tomei a decisão de passar a fazer o meu próprio extrato de baunilha.

Favas de baunilha?

E o meu desafio passou a ser encontrar favas de baunilha aqui na ilha. Na mesma loja, meses depois, passando pela seção de doces importados, o sol se abriu e alguém tocou de fundo aquela musiquinha angelical "oooooooooohhhhhhhhhhh".

Dei de cara com uma cesta cheia de favas de baunilha da Valeso a R$9,90 cada. Peguei quantas podia pagar e fui para as seção de birita para procurar vodka.

11350882_1660177504197935_861072128_n

O álcool

Mais uma vez, a Internetz me falou que eu poderia usar basicamente qualquer base etílica, mas que eu ficasse ciente que isso ia afetar o sabor final. Enfim, já vários experimentos e neles já usei vodka e aguardente. Whisky e rum também foram recomendados, mas a relação custo/benefício não era interessante e o sabor da vodka era mais neutro.

shopping

No fim das contas, eu recomendo a vodka. Não precisa ostentar e sair comprando Absolut, dá para usar até a Slova, que foi a mais barata que encontrei por aqui.

Da primeira vez que fiz, usei a Absolut nesse tamanho miniatura de 50 ml - foto ao lado - só porque a garrafinha era fofa.

A receita

Depois de vários testes, cheguei a conclusão de que a melhor proporção é de 1 fava para cada 50ml de vodka, podendo esticar até 100ml. Não tem complicação, jogue o álcool e a baunilha no vidro, escuro de preferência, e deixe num armário, escondido da luz por 2 meses no mínimo.

Extrato de baunilha

Fazendo seu próprio extrato de baunilha - e de outros sabores 1

  • 50 ml de vodka
  • 1 fava de baunilha
  1. Amasse a fava com o lado não afiado de uma faca para empurrar as sementes para o fim.
  2. Faça um corte no sentindo do comprimento da fava para abri-la.
  3. Com a faca, raspe as sementes e coloque na garrafa junto com a fava.
  4. Guarde no armário, longe de luz por dois meses.
  5. Mexa a garrafa uma vez por semana para misturar o conteúdo.

Para quem não tem paciência de esperar, a Valeso tem tanto o aroma quanto o extrato orgânico natural de baunilha que são uma PERFEIÇÃO. Confiram também o açúcar baunilhado.

E outros sabores?

Extratos de baunilha, laranja, menta e limão
Fonte: http://www.justputzing.com/2013/12/diy-flavored-extracts.html

Como falei lá em cima, estou fazendo vários extratos aqui em casa para sortear no blog no fim do ano, que é quando ficam prontos. Dá para fazer extrato de quase tudo, as possibilidades são ilimitadas.

Até agora, meus preferidos são os de laranja, limão e avelã. O cheiro é fantástico.

A proporção varia em cada caso. Tentei botar de 1/4 a 1/2 da garrafa com ao sabor que queria. Não tem como errar. Se ficar forte, você pode simplesmente adicionar mais vodka. Se ficar fraco, basta botar mais fruta/erva. O problema de errar para menos é que você vai ter que esperar mais algum tempo até ficar pronto.

Lembrando que:

  • As folhas precisam ser removidas depois 1 mês porque ficam com uma cor estranha.
  • Quando for raspar limões, laranjas e similares, evite a parte branca.
  • Nozes e castanhas devem ser assadas por alguns minutos para que ajudem a liberar os óleos.

Andei falando com gente boa por e-mail e acho que vai ter fava de baunilha para sortear aqui no blog... 🙂 Jeito bacana de começar a semana, não é?

48 comentários em “Fazendo seu próprio extrato de baunilha - e de outros sabores”

  1. Oi, Angel!!!!

    Miga, que super dica!
    Aqui eu não acho extrato de m**** nenhuma....
    Então, aceito de presente!

    Falando em presente, to esperando os Correios acharem que ta na hora de encerrar a greve pra te mandar uma coooooisa kkkkkk Aguarde!

    Beijas!

    Responder
  2. Adorei a dica! Vou procurar aqui em BH no Mercado Central da cidade. Espero encontrar! Quando fizer e testar o sabor, te falo o que achei. Tenho certeza que deve ser outro nível o sabor! ?

    Responder
  3. Angel, já fez com lavanda? Sabe se funciona?
    Faz tempo que procuro essência de lavanda e não encontro... :/
    Ah, e precisa, necessariamente, ter as sementes todas da baunilha ou eu posso usar só o que sobra da fava?

    Responder
    • Amiga, se vc encontrar isso em qualquer lugar me avisa que te mando dinheiro pra comprar! Aqui não acho lavanda culinária nem com reza.
      Mas deve funcionar sim!

    • Aqui também não acho, mas eu cultivei lavanda por um tempo, ia tentar fazer com ela mesmo. Eu já vi que é só secar as flores no forno a 80º. A mais usada é a lavanda inglesa, que, coincidentemente, é única que eu achei aqui também... Mas se for comprar tem que procurar as orgânicas ou então plantar, pq as vendidas em floricultura podem ter muito pesticida.
      E, por fim, o mais perto que cheguei de achar lavanda foi nesse chá de alfazema (que é a mesma coisa) http://www.milgraos.com.br/cha-de-alfazema-di-castro-30g.html
      Mas ainda não comprei...

  4. Oi esse blog foi um achado na minha vida.... esse foi o mes do meu aniversario e a decisao de ganhar dinheiro trabalhando em casa ja esta tomada e estou pesquisando muitoooooo, tenho duvidas em algumas coisas ainda mas vou continuar pesquisando.... Obrigada Angel obrigada por compartilhar de seus conhecimentos.... espero conseguir comprar os utensilios antes do natal e começar a receber encomendas.... devorando seu blog como se fosse o melhor dos cupcakes kkkkkk bjux

    Responder
  5. Olá, adoro seu blog!
    É necessário esterilizar as garrafas onde vou colocar o extrato?
    E tem problema de ela for fechada com rolha?
    Estou louca pra fazer os meus, só não encontrei a baunilha ainda :/

    Responder
  6. 5 stars
    Bom dia Angélica,
    Primeiramente, parabéns pelo blog.
    Queria saber se existe muita diferença entre o extrato feito com vodka e o feito com alcool de Cereais?
    O sabor e qualidade é muito diferente? Qual o seu conselho?
    Obrigado!

    Responder
    • Ainda não testei com o álcool, mas já vi tutoriais na Internet falando que é possível usá-lo.
      Acredito que a vodka deva ser melhor e é muito mais fácil de ser encontrada.
      Já usei até cachaça e ficou bom!

    • 5 stars
      Pode usar o álcool de cereais, ele é usado para fazer licores e perfumes por ser bem neutro. Além disso, o álcool de cereais deve ser bem mais barato.

  7. 5 stars
    Miga, Amei a dica!!!! Tambem moro em slz, e sem fazer propaganda, em qual loja você encontrou as favas? Ja tinha até pensando em comprar pela net, mas com o frete fica muito caro. Não sabia que aqui vendia

    Responder
    • Oi, Rafaela, pela net fica caro mesmo, ainda mais com o frete absurdo. Até agora só encontrei na Fribal pra vender. Se você não achar lá me avisa, tenho alguns ainda dos que a Valeso mandou (tenho que procurar na bagunça).

    • Eu sou louca pra usar lavanda culinária, mas não acho na minha cidade e pra comprar online fica muito caro. Mas acho que se usar de leve, ele perfuma sem parecer que a gente tá comendo perfume...

  8. Oi, estou vendo esse site agora e estou fazendo essa receita de brownie.

    Amei a atenção de vocês com os comentários, respondendo a todos. Muito bom! Parabéns!!.

    Responder
  9. BOA NOITE. Uma duvida : ao tirar as folhas de hortelã do extrato quando de cor estranha (após 1 mes)recoloco folhas frescas?
    As de baunilha posso cortar depois de um mes? Quando fiz ,segui outra postagem que não mencionava como manusear as favas.

    Responder
    • Você até pode botar folhas novas, mas não precisa, Marcia.

      Você pode cortar sim, usar em açúcar (para ter açúcar baunilhado, usar em receitas...

  10. oi voce laguem que conhece do assunto saberia fazer verdadeiramente essencia de coco ( a fruta marrom ) e enquanto nao faço minhas essencias qual marca é melhor pra urgencia dr oetker , fleischmann , cepera quam .... ???

    Responder
  11. angel costa entao se fez , fez como em detalhes pegou 1 coco , 2 ,metade de 1 em 50 militros de vodca escreva se puder em detalhes quantidade tempo de processo...............e sobre as maracs de essencia indicaria por emrgencia alguma ??

    Responder
    • Não uso mais essências artificiais, mas usava da oetker, arcolor, etc.
      Eu só tive acesso a coco ralado de pacote, então usei um saquinho de 100g em uns 500ml. Aí fui botando mais.
      Não tem como errar. Se depois de uma semana, estiver fraco, adicione mais do sabor.

Deixe um comentário