Fazendo seu próprio extrato de baunilha - e de outros sabores

Quem acompanha o blog pelo Facebook e pelo Instagram viu que eu ando comprando ingredientes para fazer extratos em casa. O extrato de baunilha eu já faço em casa há algum tempo e já falei de como fazer isso vagamente aqui.

A baunilha é um ingrediente tão presente em 90% das receitas de cupcakes que é bom investir em algo de qualidade. A essência é boa? Sim, existem essências de excelente qualidade. Elas substituem com dignidade um extrato natural? Nem de longe.

nomuAno passado, em tempos fartos, pré-crise, comprei o extrato de baunilha da Nomu de 100ml - #MomentoOstentação - por quase 100 reais. Arrependimento? Nenhum! Ele rende bastante e você SENTE, em maiúsculas e negrito, a baunilha depois do bolo assado.

Foi o meu primeiro encontro com extratos naturais e então tomei a decisão de passar a fazer o meu próprio extrato de baunilha.

Favas de baunilha?

E o meu desafio passou a ser encontrar favas de baunilha aqui na ilha. Na mesma loja, meses depois, passando pela seção de doces importados, o sol se abriu e alguém tocou de fundo aquela musiquinha angelical "oooooooooohhhhhhhhhhh".

Dei de cara com uma cesta cheia de favas de baunilha da Valeso a R$9,90 cada. Peguei quantas podia pagar e fui para as seção de birita para procurar vodka.

11350882_1660177504197935_861072128_n

O álcool

Mais uma vez, a Internetz me falou que eu poderia usar basicamente qualquer base etílica, mas que eu ficasse ciente que isso ia afetar o sabor final. Enfim, já vários experimentos e neles já usei vodka e aguardente. Whisky e rum também foram recomendados, mas a relação custo/benefício não era interessante e o sabor da vodka era mais neutro.

shoppingNo fim das contas, eu recomendo a vodka. Não precisa ostentar e sair comprando Absolut, dá para usar até a Slova, que foi a mais barata que encontrei por aqui.

Da primeira vez que fiz, usei a Absolut nesse tamanho miniatura de 50 ml - foto ao lado - só porque a garrafinha era fofa.

A receita

Depois de vários testes, cheguei a conclusão de que a melhor proporção é de 1 fava para cada 50ml de vodka, podendo esticar até 100ml. Não tem complicação, jogue o álcool e a baunilha no vidro, escuro de preferência, e deixe num armário, escondido da luz por 2 meses no mínimo.

Extrato de baunilha

nomu
Imprimir
5 from 3 votes

Ingredientes

  • 50 ml de vodka
  • 1 fava de baunilha

Instruções

  • Amasse a fava com o lado não afiado de uma faca para empurrar as sementes para o fim.
  • Faça um corte no sentindo do comprimento da fava para abri-la.
  • Com a faca, raspe as sementes e coloque na garrafa junto com a fava.
  • Guarde no armário, longe de luz por dois meses.
  • Mexa a garrafa uma vez por semana para misturar o conteúdo.
Testou a nossa receita?Marque-nos nas redes sociais: @DoceblogBR ou #doceblogbr!

Para quem não tem paciência de esperar, a Valeso tem tanto o aroma quanto o extrato orgânico natural de baunilha que são uma PERFEIÇÃO. Confiram também o açúcar baunilhado.

E outros sabores?

Extratos de baunilha, laranja, menta e limão
Fonte: http://www.justputzing.com/2013/12/diy-flavored-extracts.html

Como falei lá em cima, estou fazendo vários extratos aqui em casa para sortear no blog no fim do ano, que é quando ficam prontos. Dá para fazer extrato de quase tudo, as possibilidades são ilimitadas.

Até agora, meus preferidos são os de laranja, limão e avelã. O cheiro é fantástico.

A proporção varia em cada caso. Tentei botar de 1/4 a 1/2 da garrafa com ao sabor que queria. Não tem como errar. Se ficar forte, você pode simplesmente adicionar mais vodka. Se ficar fraco, basta botar mais fruta/erva. O problema de errar para menos é que você vai ter que esperar mais algum tempo até ficar pronto.

Lembrando que:

  • As folhas precisam ser removidas depois 1 mês porque ficam com uma cor estranha.
  • Quando for raspar limões, laranjas e similares, evite a parte branca.
  • Nozes e castanhas devem ser assadas por alguns minutos para que ajudem a liberar os óleos.

Andei falando com gente boa por e-mail e acho que vai ter fava de baunilha para sortear aqui no blog... 🙂 Jeito bacana de começar a semana, não é?

44 comentários em “Fazendo seu próprio extrato de baunilha - e de outros sabores”

  1. Oi, Angel!!!!

    Miga, que super dica!
    Aqui eu não acho extrato de m**** nenhuma....
    Então, aceito de presente!

    Falando em presente, to esperando os Correios acharem que ta na hora de encerrar a greve pra te mandar uma coooooisa kkkkkk Aguarde!

    Beijas!

    Responder
  2. Adorei a dica! Vou procurar aqui em BH no Mercado Central da cidade. Espero encontrar! Quando fizer e testar o sabor, te falo o que achei. Tenho certeza que deve ser outro nível o sabor! ?

    Responder
  3. Angel, já fez com lavanda? Sabe se funciona?
    Faz tempo que procuro essência de lavanda e não encontro... :/
    Ah, e precisa, necessariamente, ter as sementes todas da baunilha ou eu posso usar só o que sobra da fava?

    Responder
    • Amiga, se vc encontrar isso em qualquer lugar me avisa que te mando dinheiro pra comprar! Aqui não acho lavanda culinária nem com reza.
      Mas deve funcionar sim!

    • Aqui também não acho, mas eu cultivei lavanda por um tempo, ia tentar fazer com ela mesmo. Eu já vi que é só secar as flores no forno a 80º. A mais usada é a lavanda inglesa, que, coincidentemente, é única que eu achei aqui também... Mas se for comprar tem que procurar as orgânicas ou então plantar, pq as vendidas em floricultura podem ter muito pesticida.
      E, por fim, o mais perto que cheguei de achar lavanda foi nesse chá de alfazema (que é a mesma coisa) http://www.milgraos.com.br/cha-de-alfazema-di-castro-30g.html
      Mas ainda não comprei...

  4. Oi esse blog foi um achado na minha vida.... esse foi o mes do meu aniversario e a decisao de ganhar dinheiro trabalhando em casa ja esta tomada e estou pesquisando muitoooooo, tenho duvidas em algumas coisas ainda mas vou continuar pesquisando.... Obrigada Angel obrigada por compartilhar de seus conhecimentos.... espero conseguir comprar os utensilios antes do natal e começar a receber encomendas.... devorando seu blog como se fosse o melhor dos cupcakes kkkkkk bjux

    Responder
  5. Olá, adoro seu blog!
    É necessário esterilizar as garrafas onde vou colocar o extrato?
    E tem problema de ela for fechada com rolha?
    Estou louca pra fazer os meus, só não encontrei a baunilha ainda :/

    Responder
  6. 5 stars
    Bom dia Angélica,
    Primeiramente, parabéns pelo blog.
    Queria saber se existe muita diferença entre o extrato feito com vodka e o feito com alcool de Cereais?
    O sabor e qualidade é muito diferente? Qual o seu conselho?
    Obrigado!

    Responder
    • Ainda não testei com o álcool, mas já vi tutoriais na Internet falando que é possível usá-lo.
      Acredito que a vodka deva ser melhor e é muito mais fácil de ser encontrada.
      Já usei até cachaça e ficou bom!

    • 5 stars
      Pode usar o álcool de cereais, ele é usado para fazer licores e perfumes por ser bem neutro. Além disso, o álcool de cereais deve ser bem mais barato.

  7. 5 stars
    Miga, Amei a dica!!!! Tambem moro em slz, e sem fazer propaganda, em qual loja você encontrou as favas? Ja tinha até pensando em comprar pela net, mas com o frete fica muito caro. Não sabia que aqui vendia

    Responder
    • Oi, Rafaela, pela net fica caro mesmo, ainda mais com o frete absurdo. Até agora só encontrei na Fribal pra vender. Se você não achar lá me avisa, tenho alguns ainda dos que a Valeso mandou (tenho que procurar na bagunça).

    • Eu sou louca pra usar lavanda culinária, mas não acho na minha cidade e pra comprar online fica muito caro. Mas acho que se usar de leve, ele perfuma sem parecer que a gente tá comendo perfume...

  8. Oi, estou vendo esse site agora e estou fazendo essa receita de brownie.

    Amei a atenção de vocês com os comentários, respondendo a todos. Muito bom! Parabéns!!.

    Responder
  9. BOA NOITE. Uma duvida : ao tirar as folhas de hortelã do extrato quando de cor estranha (após 1 mes)recoloco folhas frescas?
    As de baunilha posso cortar depois de um mes? Quando fiz ,segui outra postagem que não mencionava como manusear as favas.

    Responder
    • Você até pode botar folhas novas, mas não precisa, Marcia.

      Você pode cortar sim, usar em açúcar (para ter açúcar baunilhado, usar em receitas...

Deixe um comentário