Quem acompanha o blog pelo Facebook e pelo Instagram viu que eu ando comprando ingredientes para fazer extratos em casa. O extrato de baunilha eu já faço em casa há algum tempo e já falei de como fazer isso vagamente aqui.

A baunilha é um ingrediente tão presente em 90% das receitas de cupcakes que é bom investir em algo de qualidade. A essência é boa? Sim, existem essências de excelente qualidade. Elas substituem com dignidade um extrato natural? Nem de longe.

nomu

Ano passado, em tempos fartos, pré-crise, comprei o extrato de baunilha da Nomu de 100ml – #MomentoOstentação – por quase 100 reais. Arrependimento? Nenhum! Ele rende bastante e você SENTE, em maiúsculas e negrito, a baunilha depois do bolo assado.

Foi o meu primeiro encontro com extratos naturais e então tomei a decisão de passar a fazer o meu próprio extrato de baunilha.

Favas de baunilha?

E o meu desafio passou a ser encontrar favas de baunilha aqui na ilha. Na mesma loja, meses depois, passando pela seção de doces importados, o sol se abriu e alguém tocou de fundo aquela musiquinha angelical “oooooooooohhhhhhhhhhh”.

Dei de cara com uma cesta cheia de favas de baunilha da Valeso a R$9,90 cada. Peguei quantas podia pagar e fui para as seção de birita para procurar vodka.

11350882_1660177504197935_861072128_n

O álcool

Mais uma vez, a Internetz me falou que eu poderia usar basicamente qualquer base etílica, mas que eu ficasse ciente que isso ia afetar o sabor final. Enfim, já vários experimentos e neles já usei vodka e aguardente. Whisky e rum também foram recomendados, mas a relação custo/benefício não era interessante e o sabor da vodka era mais neutro.

shopping

No fim das contas, eu recomendo a vodka. Não precisa ostentar e sair comprando Absolut, dá para usar até a Slova, que foi a mais barata que encontrei por aqui.

Da primeira vez que fiz, usei a Absolut nesse tamanho miniatura de 50 ml – foto ao lado – só porque a garrafinha era fofa.

A receita

Depois de vários testes, cheguei a conclusão de que a melhor proporção é de 1 fava para cada 50ml de vodka, podendo esticar até 100ml. Não tem complicação, jogue o álcool e a baunilha no vidro, escuro de preferência, e deixe num armário, escondido da luz por 2 meses no mínimo.

Extrato de baunilha

nomu

  • 50 ml de vodka
  • 1 fava de baunilha
  1. Amasse a fava com o lado não afiado de uma faca para empurrar as sementes para o fim.
  2. Faça um corte no sentindo do comprimento da fava para abri-la.
  3. Com a faca, raspe as sementes e coloque na garrafa junto com a fava.
  4. Guarde no armário, longe de luz por dois meses.
  5. Mexa a garrafa uma vez por semana para misturar o conteúdo.

Para quem não tem paciência de esperar, a Valeso tem tanto o aroma quanto o extrato orgânico natural de baunilha que são uma PERFEIÇÃO. Confiram também o açúcar baunilhado.

E outros sabores?

Extratos de baunilha, laranja, menta e limão
Fonte: http://www.justputzing.com/2013/12/diy-flavored-extracts.html

Como falei lá em cima, estou fazendo vários extratos aqui em casa para sortear no blog no fim do ano, que é quando ficam prontos. Dá para fazer extrato de quase tudo, as possibilidades são ilimitadas.

Até agora, meus preferidos são os de laranja, limão e avelã. O cheiro é fantástico.

A proporção varia em cada caso. Tentei botar de 1/4 a 1/2 da garrafa com ao sabor que queria. Não tem como errar. Se ficar forte, você pode simplesmente adicionar mais vodka. Se ficar fraco, basta botar mais fruta/erva. O problema de errar para menos é que você vai ter que esperar mais algum tempo até ficar pronto.

Lembrando que:

  • As folhas precisam ser removidas depois 1 mês porque ficam com uma cor estranha.
  • Quando for raspar limões, laranjas e similares, evite a parte branca.
  • Nozes e castanhas devem ser assadas por alguns minutos para que ajudem a liberar os óleos.

Andei falando com gente boa por e-mail e acho que vai ter fava de baunilha para sortear aqui no blog… 🙂 Jeito bacana de começar a semana, não é?

Categoria:

Receitas,