Glacê real que não endurece

Já contei a minha história aqui várias vezes. Mas, resumindo para quem é novo por aqui, quando eu era pequena (uns 5 anos, acho), minha mãe foi forçada a complementar a renda fazendo bolos, graças ao divórcio. Ela me botava pra dormir na cama dela e ia varar a madrugada fazendo rosas de açúcar, glacê real e massa de bolo.

Eu possuía um sensor bem avançado, daqueles que toda criança carente tem: o sensor “mamãe não está no quarto comigo”. Aí eu levantava, sempre arrastando meu lençol junto (sim, que nem o Lino do Charlie Brown) e sentava junto dela. Aí o processo se repetia mais umas 3 vezes até eu dormir de fato.

E pela manhã, ela me servia Nescau quentinho com sobras de bolo com glacê real. Pensando bem, eu comia cake pops/cake balls bem antes de isso ser moda. Até o dia de hoje, bolo de aniversário pra mim só casa bem com Nescau ou com um copo de água.

Então é isso, gente. Glacê real é vida. É raio, luz, estrela e luar. O buttercream é bom? É, mas não me façam escolher porque o GR leva todas as vezes. E eu gosto do meu glacê com o azedinho do limão igual o que a minha mãe faz.

Aí, a facção anti-glacê vai fazer coro e dizer que ele fica feito pedra. Isto tem solução, povo sem coração!

E como faz para ele não endurecer?

Enquanto alguns de vocês estavam pulando carnaval, testei algo que li em algum lugar das Internetz. Essta Internetz é linda demais. Ela me disse que eu preciso apenas de 1/2 colher de chá de glicerina.

“Glicerina?”

“Dá pra comer isso?”

“Isso não faz mal?”

Vocês comem glicerina há anos e nem sabem. Fui olhar nas pílulas de ômega 3 e óleo de prímula e todas tem um tipo glicerina apropriada para consumo, claro.

Na minha visita de preparação para meu retiro culinário de carnaval, comprei este potinho:

glicerina_bidestilada

Admito que fiquei com receio de usar e que fosse mudar muito a consistência do glacê. Dei uma provada de leve e em vez do gosto de isopor derretido, descobri um gosto de melzinho bem doce.

Para mais informações e outros usos, vejam o site da Arcolor. Ah, e aqui na terra onde tudo é 5x mais caro que no resto do Brasil, ele me custou R$ 3,49.

Quanto a quantidade, para a nossa receita de 1 clara e 250g de açúcar, use 1/4 de colher de chá. Isto é aproximadamente 1 colherzinha de café (1,25ml). Usei a mesma quantidade para 1 xícara do pó de glacê.

Você irá adicionar a glicerina somente depois do glacê pronto.

O teste

Testei tanto com o glacê real feito com claras e açúcar como com o glacê real pronto de saquinho. O resultado foi muito bom. O glacê permanece com a mesma consistência de quando foi feito. Não endurece, não mudar o sabor em nada.

Tá meio rosinha porque eu pinguei 1 gotinha de corante vermelho (e outras de essência de morango e umas gotas de limão). Ficou uma delícia. Teria durado mais de 24 horas se não fossem as bocas nervosas daqui de casa. (Eu, definitivamente, preciso de uma porta com cadeado).

Para umas 3 xícaras de glacê, usei 1 colher de chá de glicerina.

Então, abra o seu coração para o glacê real. Nossa receita está aqui.

E, não, não dá para trocar ele por linhaça. 😉

Reza a lenda que dá para substituir a glicerina por gordura vegetal. Em vez de 1/4 de colher, use 1/2 colher para cada clara ou xícara de pó de glacê. Ainda não fiz o teste, mas parece que funciona.

45 comentários em “Glacê real que não endurece”

  1. Obrigada por compartilhar tenho que fazer um bolo para o aniversário do meu subrinho dia 24 e vou fazer sua receita ?eu fiz da minha subrinha e as flores do cabelo da frozen fiz de glace real e foi uma briga todos queriam as flores ficou azedinnha do limão muito bom e foi o primeiro que fiz

  2. otima fica,mas arruma a receita,vc colocou uma colher de chá de glace pra 3 xic de glace,acho que é a glicerina no caso.kkk como vc estava dodoi e é carnaval tá perdoada kkk bjs

  3. Engraçado! Tb estava no teste desse produtinho! Vc ja olhou a receita q vem escrita no potinho? Uma pasta de modelar de chocolate! Vou testar depois te conto

    • Olha, não sei como as claras vão reagir com o óleo. Se juntar manteiga vira buttercream suíço/italiano/francês (nunca lembro qual é qual)… Mas talvez em quantidade pequena, dê certo 🙂

  4. Ah, então vou usar pq o bolo seria em pasta, mas como vai ter que ficar na geladeira,tive que ver outra opção. Ele é todo branco e liso. A decoração,fica pra fazer na hota de servir. Obrigada amada e feliz natal!

  5. Olá Angel meu nome é Cláudia comecei a fazer cupcakes mas com cobertura de buttercream feito com margarina e não deu certo que decepção. Vou tentar fazer com o glacê real.Obrigado pelas dicas

  6. Moro em Campinas SP e aqui é muito quente e fora da geladeira a cobertura de buttercream fica mole,não consegui nem vender.Mas valeu a experiência bj obrigado.

    • Maria Cláudia, realmente, tem que estar bem fresco lá fora pro buttercream aguentar o calor brasileiro. Mas ele com margarina não fica tão gostoso, aquele sabor de gordura não sai quando a gente usa margarina.
      Como outra opção de cobertura este glacê aqui, o chantininho e ganache, viu?

  7. Oi Angel, parabens pelo blog, estou adorando.
    Nessa receita de glacê com a glicerina, o suco de limão permanece?
    Desd já agradeço pela atenção. Beijos

Deixe um comentário