Manteiga com sal ou sem sal?

  • 21 de setembro de 2015

Eu tenho uma parte do armário da cozinha dedicada aos meus produtinhos de culinária, ou seja, tudo que estiver ali não é para consumo pelos mortais habitantes desta residência - todos estão cientes disto. Mas o meu problema esta semana foi não marcar meu território na geladeira.

A minha geladeira tem, na porta, um compartimento para guardar frios. É lá que ficam a manteiga sem sal, o creme para chantilly e similares. Esta semana, em tempo de crise de sábado, consumiram minha manteiga sem sal. Claro que só descobri isso quando estava com tudo no ponto para fazer um bolo de cenoura com cobertura de cream cheese.

Crédito: http://www.biggerbolderbaking.com/best-ever-carrot-cake/

Então, como todo mundo faz, fui pras Internetz ver se a cozinha explode quando a gente usa manteiga sem sal onde deveria usar com sal. E, logo de cara, lembrei da minha mãe. A vida toda ela fez aquela receita básica de bolo de aniversário com aquela manteiga de lata. COM SAL. Aliás, mais sal impossível. E o bolo saía uma delícia.

Nigella-Lawson

Lembro de um programa da linda Nigella onde ela dizia que a gente deveria usar a manteiga sem sal porque a gente é que diz quanto de sal quer em uma comida. E é fato, minha gente, faz sentido, não é?

Desde que comecei no mundo dos cupcakes, tenho usado a manteiga sem sal, aquela em barra mesmo. Antes, eu não cogitava usar margarina (eu não compro aqui para casa) ou mesmo a manteiga com sal nas receitas. E não é que a cobertura de cream cheese esfregou na minha cara que isso pode nem ser tão importante assim?

Mas eu moro em São Luís do Maranhão, como o povo chama aí por fora. A cidade está crescendo numa velocidade incrível, mas algumas coisas ainda são ruins de achar. Aí, imagino que algumas de vocês  não tenham acesso à manteiga sem sal.

Então, venho aqui dizer pra todo mundo relaxar e usar o bom senso:

  • Quando não houver manteiga sem sal, eu sigo esta ordem de prioridade: manteiga com sal > margarina sem sal > margarina com sal.
  • Becel não conta/serve. Não, nem a becel manteiga.
  • Se a receita pedir sal, não use.

Lembrem-se de que ainda estamos usando o bom senso...

Dependendo da quantidade de manteiga que você usar, você vai sentir diferença no produto final. Uma coisa é usar 1 colher de sopa numa massa, outra coisa é precisar de 1 xícara para fazer um buttercream.

O gosto vai ser diferente? Sim, vai. Minha mãe ensinou que mentir é errado.

O gosto vai ficar ruim? Só se você errar a receita. Em geral, você não vai sentir o sal, mas um pouco menos de doce, se é que isso faz sentido.

Nas minhas procuranças do Google, vi uma pesquisa feita por uma confeiteira que fez 3 receitas diferentes. Uma com manteiga sem sal, outra com manteiga com sal e a terceira com manteiga com sal mais o sal extra da receita. O resultado na preferência foi de 50%, 38% e 12% respectivamente. Resumindo, tudo é uma questão de gosto.

Então, vá pra cozinha e pare de usar a falta de manteiga como desculpa!

PS: O cream cheese com a manteiga salgada fez o maior sucesso. Mais até que o próprio bolo.

Article Categories:
Dicas

Comments

  • Angel, essa de demarcar o território na geladeira foi ótima kkkk preciso fazer isso, aqui são 3 crianças, abrindo, fuçando e comendo tudo.

    Como dizem, pra quê complicar se a gente pode simplificar?

    Uma manteiga só, sem sal, de boa qualidade. Vai servir pra comer, pra cozinhar e pra confeitar. Certo?

    Acho que sim, pelo menos é o que eu faço.

    E vou te contar, o que tenho recebido de email de gente perguntando se pode usar margarina qualy nas receitas, depois do masterchef, é uma grandeza.

    beijossssss

    Paula Mello 21 de setembro de 2015 17:32 Responder
    • Eu achei engraçado foi o Bake Off... Falando de mestre confeiteiro e usando Doriana em tudo que é receita...

      Angélica Costa 21 de setembro de 2015 17:39
  • Como você coloca a foto de um bolo desses e não dá a receita????????????????????? tenha piedade mostra logo a receita por favor.

    gleide 21 de setembro de 2015 19:10 Responder
    • A receita sai ainda hoje, Gleide. E é uma delícia!

      Angélica Costa 22 de setembro de 2015 12:13
  • Eu uso sempre manteiga com sal e fica bom.
    Mas não usem o sal no bolo, já fiz e ficou meio salgado em cima... kkkkkkkkkk.

    Lilian Reis 22 de setembro de 2015 09:04 Responder
  • Antes ficava preocupada em relação ao sal, agora que vc falou relaxei, ufa.. A única coisa que não faço mais é trocar manteiga por margarina. Margarina não dá o mesmo resultado e o sabor fica diferente. Bj!

    Marluce Toledo 28 de setembro de 2015 13:18 Responder
  • Oi Angel, tudo bem? Sou nova por aqui... 🙂

    Lendo essa matéria fiquei com uma baita dúvida. Eu só uso margarina com sal em meus cupcakes. Só faço para o pessoal aqui de casa. Mas depois de tanto ouvir que tenho que fazer para vender, estou pesquisando receitas e comprando cursinhos on-line. Estou errando ao usar margarina??

    Nathalia 02 de setembro de 2016 22:50 Responder
    • Nathalia, não é bem errar, mas quando você fizer com manteiga vai notar a diferença. Os dois ficam bons, mas o com manteiga fica melhor. Faz um teste para ver o que você acha e volte aqui pra me dizer.

      Angel Costa 03 de setembro de 2016 12:37
  • Faço cupcskes só em aniversários dos meus netos. Curto muito, mas quando conheci o seu blog acabei de me apaixonar pelos tais bolinhos. Suas receitas são muito boas. Fiquei fã. Muito obrigada pelas dicas.

    Regina 23 de março de 2017 21:56 Responder
    • Poxa, Regina, fico feliz que tenha gostado do blog. 😀
      Precisando, estou por aqui...

      Angel Costa 26 de março de 2017 13:34
  • olá,

    descobri o teu blog hoje, estou maravilhada, gosto muito de fazer bolos, doces para a família, e tentando me encorajar colocar este sonho/desejo em pratica para comercializar. Me deu agua na boca com a foto do bolo de cenoura com cobertura de cream cheese. É abusar da tua bondade em pedir a receita?
    Obrigada por passar tantas dicas de confeitaria, felicidades.

    Yara 31 de agosto de 2017 16:52 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.