Toda santa receita – ou quase toda – diz para você misturar os ingredientes até que esteja homogêneo, não é? Mas o que isso significa? E se você bater demais a massa? Vai haver alguma alteração no resultado final? Este teste foi feito pelo blog Cupcake Project.
Afinal, o que é esse lance de bater ou misturar até ficar homogêneo? Sempre que você observar isto em uma receita deve misturar os ingredientes até que não se possa distinguir os ingredientes.
Reparem que a diferença já é visível na massa, os cupcakes batidos por mais tempo, ficaram com cor mais uniforme e com uma massa mais “cremosa”.
E agora vejam a diferença no visual dos dois cupcakes. O da esquerda foi feito seguindo a receita, sem bater além do indicado. Já o da direita excedeu o tempo recomendado, mas tem uma aparência melhor.
E o sabor? Apesar do cupcake mais batido ter a massa mais bonita e uma aparência melhor, ele fica mais borrachudo, denso, grudento e “massento”. Sabe quando se come um bolo e a massa gruda no céu da boca? São enormes as chances de ele ter sido batido além do necessário.
Já o outro, batido em tempo normal, apenas o suficiente, estava leve e aerado.
Agora todos nós vamos pensar duas vezes antes de ligar a batedeira e ir fazer outras coisas na cozinha…
Crédito das imagens e da ideia: Cupcake Project
14 comentários
tenho muita sorte em bater bolos !! ou sera que é mão boa ?? não tenho batedeira , é sempre na mão e fica otima a massa , aprendi que quando levanta bolhas na massa é que esta bem batida e com bastante ar . 😀 meus cupcakes ficam fofinhos e olha que nem uso clara em neve !! gosto muito das dicas de seu blog , é 10 !! bjss :3
Deve ser mão boa, Ana Paula! Obrigada pelo carinho. 🙂
Oi, Angel!
Já me acostumei com esse “homogêneo”! kkkk
Bato até aparecerem umas bolhas na massa e pronto. Nem mais nem menos. Sempre dá certo!
Mesmo assim, achei bem bacana essa comparação! 😀
Bejinhos!
Boa dica, Angel, eu como novata, as vezes me excedo, mas agora, no momento de colocar farinha e fermento, tenho batido à mão, então tem ficado melhor. Abraços e obrigado pela dica.
Ei! Minha massa ficou grudenta exatamente quando segui essa recomendação de não bater demais!!! Antes eu batia até não poder mais e não ficava. Achei que era porque os cupcakes não podem assar tanto quanto os bolos e eu os tiro do forno ainda branquelos. Será? O que eu faço?
Deve ser da receita, Denyse. Tem algumas receitas que pedem mesmo que se bata por mais tempo.
Obrigada, Angel. A massa é comum de bolo, mas continuarei tentando acertar. Um beijinho.
Olá Angel! Eu nunca tive tempo exato para bater meus cupcakes, mas nunca deram problemas, porém sempre tenho aquele receio: “Será que já tá bom?” kk Mas enfim, quanto tempo você recomenda para bater?
Lavínia, é no olho mesmo. A mistura tem que estar homogênea, sem “caroços”, fofa, macia… Se sempre deu certo no tempo que você bate, então não mude.
🙂
Olha só a imagem que eu achei na inernet
Pq q qndo eu faço um bolo fit, com farinha de arroz integral, açúcar demerara, farinha de amêndoas e óleo de coco, meu bolo fica grudento, e qndo cortado dá para ver um fio, tipo uma gosma, altera o sabor e o cheiro muitas vezes, oq seria essa gosma?
Já troquei o óleo de coco pois pensava que seria por causa dele, mas qndo troquei pelo óleo de soja, acontece o mesmo, oq eu faço?
Clayton, a receita pede algum substituo de ovo, como linhaça??
o meu bolo fica do mesmo jeito do bolo do Clayton, e utilizei ovo.
Jéssica, como fica o sabor? Você bate o ovo direito?