Início Os 7 problemas mais comuns com cupcakes (e como resolvê-los)

Os 7 problemas mais comuns com cupcakes (e como resolvê-los)

por angelcosta
Publicado: Atualizado:

Tem coisa pior do que você dedicar seu tempo precioso numa fornada de cupcakes e ao abrir o forno, cheia de animação e esperança, ver que tudo afundou, transbordou ou queimou? Pois é, a maioria destes problemas têm solução e prevenção. Vamos ver como evitar os desastres de cupcakes.

Ah, a maioria das dicas também vale para bolo!

1 – Cupcakes afundam no meio

chocolate-stout-cupcake-w-baileys-frosting-dip

Ah, sabe quando a gente tem o dia cheio que parece que passamos pelo liquidificador? Pois é, isso acontece com seus cupcakes quando você insiste em bater demais a massa. Quando você esquece da batedeira ligada no máximo, ela incorpora mais ar do que o necessário à massa. E quando ela vai pro forno, o ar escapa, não existe nada para sustentar a massa e só sobra aquela depressão culinária.

Então a solução aqui é bater com delicadeza e somente pelo tempo necessário para tudo ficar homogêneo. Vi por aí que você pode adicionar os ovos somente por último na receita para evitar isso, mas nunca testei…

Veja o que já falamos sobre isso: Por que os cupcakes afundam?

2 – Cupcakes com o topo grudento

Assim que os cupcakes saem do forno,  preferivelmente, você deve deixá-lo perto de um local com pessoas. Para cada pessoa que olha um cupcake e o deseja, o sabor dele aumenta em 10% – isso é ciência, amoriguetes. Então, quando você decide fechá-los em um “tapaué” qualquer, eles olham um pro outro e dizem “Miga, vamos suar só de raiva dessa invejosa?”.

Uma outra explicação muita chata é a condensação por conta do calor circulando em ambiente fechado. Aí, umidade + massa de bolo = topo nojentinho. Para evitar isso, eles precisam de tempo para esfriarem e chegarem a temperatura ambiente em um local fresco e ventilado.

3 – Cupcakes secos

tiramisu-cupcake14

É parece que alguém andou caprichando nos ingredientes secos, não é? Ou então ficou presa assistindo Gilmore Girls no Netflix e esqueceu dos cupcakes no forno? Estes são alguns motivos daqueles cupcakes com aquela textura gostosa de serragem velha.

Para se livrar desta aflição, invista em medidores (xícaras e colheres) e/ou uma boa balança. Já criei o hábito de checar o forno sempre depois de 20 minutos. Assim não sou pega de surpresa com um fundo queimado. Ah, um timer de cozinha ou de celular é sempre uma mão na roda.

4 – O recheio vai todo para o fundo do cupcake

dsc8125

Às vezes, você quer fazer algo novo e envia frutas picadas na massa do seu cupcake. Aí quando vai dar uma mordida, elas estão todas unidas no fundo da forminha, conspirando em segredo contra você. Em geral, quando o recheio é leve como confeitos ou granulados, a massa segura tudo no lugar. O problema aparece quando usamos coisas mais pesadas como nozes, bombons e biscoitos.

Uma massa muito líquida não vai ajudar neste caso. Prefira massa mais consistentes para que tudo não desça pro fundo assim que você adicione os “extras”. Polvilhar farinha de trigo ou amido de milho no que você vai colocar também ajuda.

Se o recheio for grande, talvez seja interessante investir em uma assadeira especial. Olha esta aqui que interessante.

5 – Cupcakes com topo reto ou doma?

Aqui é uma questão de gosto. Tem gente que prefere o cupcake redondinho em cima e tem gente que prefere um topo plano. Mas os fatores aqui para a formação ou não do topo é fermento e temperatura do forno. Forno baixo vão resultar em um topo achatado. Forno quente demais vai fazer o fermento agir logo e elevar o topo.

Não importa qual, temos dica para atingir as duas opções: Cupcake de baunilha com topo achatado e Como deixar os cupcakes redondos. Enquete rápida: qual você prefere?

6 – Cupcakes vazando na assadeira

dsc_0024_web

Além da possibilidade do excesso de fermento, é quase certeza de você ter enchido demais a forminha antes de levar o cupcake ao forno. Cada cavidade está preparada psicologicamente para lidar com uma quantidade pré-determinada de massa. Encheu demais e ela dá piti.

A solução desta é bem simples: não encha mais que 3/4 da forminha. Os mais entendidos dirão para deixar 1 dedo sobrando. Antes eu usava a xícara medidora de 1/4 de xícara para encher as cavidades e o resultado era excelente. Você pode usar outras medidas como colher de sorvete para garantir que tudo saia do mesmo tamanho.

Veja outras dicas de como lidar com isso em: Cupcakes do mesmo tamanho.

7 – Forminha soltando da massa

img_1559

Ah, este problema é parecido com o do topo úmido. A culpa é da umidade, seja do ambiente ou da massa. Tem também a ver com a qualidade da suas forminhas. Nunca abafe os seus cupcakes assim que saírem do forno, é muito importante que eles fiquem pegando um vento, esfriando naturalmente, aproveitando o curto tempo de vida que têm.

Para evitar, não abafe os cupcakes até que esfriem e fique longe do lado negro das forminhas de má qualidade. Reza a lenda que as forminhas de alumínio (aquelas prateadas) não sofrem deste desapego com a massa.

Já tratamos disso aqui (com soluções): Por que a forminha desgruda do cupcake?

Deixei algum problema de fora?

Posts relacionados

Comente

18 comentários

Cristina Sommer 28 de novembro de 2016 - 10:40

Amo muito tudo isso!!!
Dicas Preciosas!!!
$U$$E$$O!!!

Responder
Cinthia Novaes 28 de novembro de 2016 - 13:23

Boa tarde !
Morri de rir com o “ficar assistindo Gilmore Girls e esquecer” kkkkkkkkk muito a minha cara fazer isso kkkkkk
Uso como medidor para colocar a massa nas forminhas um pegador de sorvete, ele tem a quantidade exata para fazer um lindo cupcake sem transbordar … sofro as vezes com o papel soltando do bolinho. … Mas a minha tristeza maior é quando os cupcakes lindos e prontinhos na caixa fazeme acrobacias,é pra morrer de ódio rsrsrs…
Mas…. força nos câmbitos e bora adoçar o mundo…. levar beleza e sabor para momentos mais que especiais! !! Beijos turminha ?

Responder
MARIA EDILENE ANDRADE DE JESUS 29 de novembro de 2016 - 16:13

Amo trabalhar com cupcakes,…se vcs puderem tbem me ajudar com bolo de pote e brigadeiros grandes,…agradeceria muito,muito,…Deus vos abençoe poderosamente

Responder
Angel Costa 2 de dezembro de 2016 - 09:27

Vou ver se trago mais dicas de bolo de pote, ok?

Responder
Núbia Seixas Alves 30 de novembro de 2016 - 10:11

Dicas preciosas.
Adorei o bom humor no texto.

Responder
Silvia Martins 30 de novembro de 2016 - 10:47

Adorei as dicas…bora usar na cozinha!!!!

Responder
Raiane 1 de dezembro de 2016 - 09:12

Nossa que bom que entrei no seu blog,estou encantada,que delicias. Blog maravilhoso,amei as dicas. Essa parte eu não entendi muito bem. Desculpe minha inguinorancia. Polvilhar farinha de trigo ou amido de milho no que você vai colocar também ajuda. Polvilhar no fundo das forminhas, eu fassoo cupcakes com gotas de cholate e sempre acontece isto.obrigada pela ajuda .um abraço.

Responder
Angel Costa 2 de dezembro de 2016 - 09:38

Raiane, é tipo para “empanar” as gotas de chocolate no trigo antes de botá-las na massa para que elas não desçam.

Responder
Denyse 1 de dezembro de 2016 - 09:20

Descobri que os cupcakes precisam ser retirados imediatamente da forma de metal ao sairem do forno. Queimo os dedos mas eles nunca mais soltaram da forminha.

Responder
Taís 3 de dezembro de 2016 - 10:57

Hahaha rindo eternamente com os cupcakes conspirando contra a invejosa ?????

Responder
Jane Lima 4 de dezembro de 2016 - 08:17

Perfeitas as dicas,adorei rumo ao sucesso dos nossos cupcake.

Responder
christina martins 6 de dezembro de 2016 - 11:44

Amo esse blog!!! obrigada, bjs

Responder
ieda barros 15 de dezembro de 2016 - 09:32

Tenho 1200 cupcakes pra entrega dia 22 de Dezembro quanto dia antes eu posso fazer a se posso colocar na geladeira na tapowe antes de personalizar

Responder
Angel Costa 15 de dezembro de 2016 - 11:40

Ieda, nesta quantidade é melhor congelar. Dá uma olhada nas nossas dicas de congelamento: https://doce.blog.br/dicas/como-armazenar-congelar-e-descongelar-cupcakes

Responder
Catia 17 de janeiro de 2017 - 15:35

ola , eu gostaria de fazer um cupcake com massa azul, seria somente acrescentar o corante na massa ou tem algo a mais??? e para tingir o chantily alguem pode me ajudar rsrsrsrs

Responder
Angel Costa 17 de janeiro de 2017 - 18:44

É só usar o corante azul mesmo, Catia. Pro chantilly use o corante em gel, ok?

Responder
cristina 5 de abril de 2018 - 14:25

o corante azul vai fazer a massa ficar verde por causa do amarelo das gemas. para ficar azul seria preciso usar somente as claras. mas ão sei se ficaria gostoso.

Responder
Luísa 19 de outubro de 2023 - 21:46

Boa noite!Usei as forminhas de cupcake de silicone,e meu cupcake ficou com o gosto da borracha.A forminha não é própria para o uso ?Não entendi o porquê que ficou com o gosto.Alguem sabe explicar?

Responder