Os 7 problemas mais comuns com cupcakes (e como resolvê-los)

Os 7 problemas mais comuns com cupcakes (e como resolvê-los)

Tem coisa pior do que você dedicar seu tempo precioso numa fornada de cupcakes e ao abrir o forno, cheia de animação e esperança, ver que tudo afundou, transbordou ou queimou? Pois é, a maioria destes problemas têm solução e prevenção. Vamos ver como evitar os desastres de cupcakes.

Ah, a maioria das dicas também vale para bolo!

1 - Cupcakes afundam no meio

chocolate-stout-cupcake-w-baileys-frosting-dip

Ah, sabe quando a gente tem o dia cheio que parece que passamos pelo liquidificador? Pois é, isso acontece com seus cupcakes quando você insiste em bater demais a massa. Quando você esquece da batedeira ligada no máximo, ela incorpora mais ar do que o necessário à massa. E quando ela vai pro forno, o ar escapa, não existe nada para sustentar a massa e só sobra aquela depressão culinária.

Então a solução aqui é bater com delicadeza e somente pelo tempo necessário para tudo ficar homogêneo. Vi por aí que você pode adicionar os ovos somente por último na receita para evitar isso, mas nunca testei...

Veja o que já falamos sobre isso: Por que os cupcakes afundam?

2 - Cupcakes com o topo grudento

Os 7 problemas mais comuns com cupcakes (e como resolvê-los) 1

Assim que os cupcakes saem do forno,  preferivelmente, você deve deixá-lo perto de um local com pessoas. Para cada pessoa que olha um cupcake e o deseja, o sabor dele aumenta em 10% - isso é ciência, amoriguetes. Então, quando você decide fechá-los em um "tapaué" qualquer, eles olham um pro outro e dizem "Miga, vamos suar só de raiva dessa invejosa?".

Uma outra explicação muita chata é a condensação por conta do calor circulando em ambiente fechado. Aí, umidade + massa de bolo = topo nojentinho. Para evitar isso, eles precisam de tempo para esfriarem e chegarem a temperatura ambiente em um local fresco e ventilado.

3 - Cupcakes secos

tiramisu-cupcake14

É parece que alguém andou caprichando nos ingredientes secos, não é? Ou então ficou presa assistindo Gilmore Girls no Netflix e esqueceu dos cupcakes no forno? Estes são alguns motivos daqueles cupcakes com aquela textura gostosa de serragem velha.

Para se livrar desta aflição, invista em medidores (xícaras e colheres) e/ou uma boa balança. Já criei o hábito de checar o forno sempre depois de 20 minutos. Assim não sou pega de surpresa com um fundo queimado. Ah, um timer de cozinha ou de celular é sempre uma mão na roda.

4 - O recheio vai todo para o fundo do cupcake

dsc8125

Às vezes, você quer fazer algo novo e envia frutas picadas na massa do seu cupcake. Aí quando vai dar uma mordida, elas estão todas unidas no fundo da forminha, conspirando em segredo contra você. Em geral, quando o recheio é leve como confeitos ou granulados, a massa segura tudo no lugar. O problema aparece quando usamos coisas mais pesadas como nozes, bombons e biscoitos.

Uma massa muito líquida não vai ajudar neste caso. Prefira massa mais consistentes para que tudo não desça pro fundo assim que você adicione os "extras". Polvilhar farinha de trigo ou amido de milho no que você vai colocar também ajuda.

Se o recheio for grande, talvez seja interessante investir em uma assadeira especial. Olha esta aqui que interessante.

5 - Cupcakes com topo reto ou doma?

Aqui é uma questão de gosto. Tem gente que prefere o cupcake redondinho em cima e tem gente que prefere um topo plano. Mas os fatores aqui para a formação ou não do topo é fermento e temperatura do forno. Forno baixo vão resultar em um topo achatado. Forno quente demais vai fazer o fermento agir logo e elevar o topo.

Não importa qual, temos dica para atingir as duas opções: Cupcake de baunilha com topo achatado e Como deixar os cupcakes redondos. Enquete rápida: qual você prefere?

6 - Cupcakes vazando na assadeira

dsc_0024_web

Além da possibilidade do excesso de fermento, é quase certeza de você ter enchido demais a forminha antes de levar o cupcake ao forno. Cada cavidade está preparada psicologicamente para lidar com uma quantidade pré-determinada de massa. Encheu demais e ela dá piti.

A solução desta é bem simples: não encha mais que 3/4 da forminha. Os mais entendidos dirão para deixar 1 dedo sobrando. Antes eu usava a xícara medidora de 1/4 de xícara para encher as cavidades e o resultado era excelente. Você pode usar outras medidas como colher de sorvete para garantir que tudo saia do mesmo tamanho.

Veja outras dicas de como lidar com isso em: Cupcakes do mesmo tamanho.

7 - Forminha soltando da massa

img_1559

Ah, este problema é parecido com o do topo úmido. A culpa é da umidade, seja do ambiente ou da massa. Tem também a ver com a qualidade da suas forminhas. Nunca abafe os seus cupcakes assim que saírem do forno, é muito importante que eles fiquem pegando um vento, esfriando naturalmente, aproveitando o curto tempo de vida que têm.

Para evitar, não abafe os cupcakes até que esfriem e fique longe do lado negro das forminhas de má qualidade. Reza a lenda que as forminhas de alumínio (aquelas prateadas) não sofrem deste desapego com a massa.

Já tratamos disso aqui (com soluções): Por que a forminha desgruda do cupcake?

Deixei algum problema de fora?

17 comentários em “Os 7 problemas mais comuns com cupcakes (e como resolvê-los)”

  1. Boa tarde !
    Morri de rir com o "ficar assistindo Gilmore Girls e esquecer" kkkkkkkkk muito a minha cara fazer isso kkkkkk
    Uso como medidor para colocar a massa nas forminhas um pegador de sorvete, ele tem a quantidade exata para fazer um lindo cupcake sem transbordar ... sofro as vezes com o papel soltando do bolinho. ... Mas a minha tristeza maior é quando os cupcakes lindos e prontinhos na caixa fazeme acrobacias,é pra morrer de ódio rsrsrs...
    Mas.... força nos câmbitos e bora adoçar o mundo.... levar beleza e sabor para momentos mais que especiais! !! Beijos turminha ?

  2. Amo trabalhar com cupcakes,...se vcs puderem tbem me ajudar com bolo de pote e brigadeiros grandes,...agradeceria muito,muito,...Deus vos abençoe poderosamente

  3. Nossa que bom que entrei no seu blog,estou encantada,que delicias. Blog maravilhoso,amei as dicas. Essa parte eu não entendi muito bem. Desculpe minha inguinorancia. Polvilhar farinha de trigo ou amido de milho no que você vai colocar também ajuda. Polvilhar no fundo das forminhas, eu fassoo cupcakes com gotas de cholate e sempre acontece isto.obrigada pela ajuda .um abraço.

  4. ola , eu gostaria de fazer um cupcake com massa azul, seria somente acrescentar o corante na massa ou tem algo a mais??? e para tingir o chantily alguem pode me ajudar rsrsrsrs

    • o corante azul vai fazer a massa ficar verde por causa do amarelo das gemas. para ficar azul seria preciso usar somente as claras. mas ão sei se ficaria gostoso.

Deixe um comentário