Receita de Buttercream

É impossível pensar em cupcakes sem pensar naquela cobertura linda em cima, não é? E a mais conhecida mundialmente é o buttercream que é um creme de manteiga e açúcar muito fácil de fazer.

Ele é fácil de trabalhar, pode receber outros sabores. A receita abaixo é do blog Glorious Treats e está mais que testada e aprovada!

Lembre que o calor afeta não é amigo do buttercream.

Buttercream

Butter Cream Frosting
Imprimir
Preparo 10 min
Cozimento 10 min
Total 20 min

Ingredientes

  • 1 xícara de manteiga sem sal
  • 1 pitada de sal
  • 4 xícaras açúcar de confeiteiro
  • 1 colher (chá) essência de baunilha
  • 2 a 3 colheres (sopa) de leite

Instruções

  • Bata a manteiga por uns 30 segundos a 1 minuto até que fique fofa.
  • Adicione o sal.
  • Acrescente duas xícaras de açúcar (uma de cada vez, batendo bem cada uma).
  • Adicione a baunilha e 1 colher de leite. Continue batendo.
  • Adicione as duas xícaras restantes de açúcar.
  • Acrescente uma ou duas colheres de leite até atingir a consistência desejada.
Rendimento: 2 xícaras

Notes

É preciso bater bem para que a mistura fique fofa e seja fácil de trabalhar/confeitar.
Para um buttercream de chocolate, adicione mais 1/2 xícara de chocolate em pó.
Para outros sabores diminua a baunilha para 1/2 colher (chá) e acrescente 1/2 colher do sabor desejado (limão, maracujá, laranja, etc)

Em outras receitas aqui no blog (e aqui no meu caderninho), já adicionei manteiga de amendoim e nutella. Estes eu tive que bater com a manteiga e segui os outros passos. O resultado foi muito bom!

40 comentários em “Receita de Buttercream”

  1. Amei... sei fazer bolos confeitados e até já fiz pra festas a alguns anos atrás. Tive uma depressão que me arrastou por 8 anos e agora, praticamente curada, resolvi colocar a mão na massa outra vez. E embora insegura e com pouco espaço quero voltar a trabalhar com a minha paixão. Agradeço a Deus por ter colocado o seu blog (aliás por acaso) diante dos meus olhos. Que você tenha muito sucesso e obrigada pelas dicas essenciais para que eu possa reiniciar com firmeza e ter sucesso tb. Abraços.

    • Kelly, eu é que agradeço o carinho e espero poder lhe ajudar de alguma forma nessa sua jornada. Precisando de qualquer coisa, entre em contato comigo.

  2. Oi,Angel!Tudo bem?
    Amei seu blog!Sou muito curiosa e amo fazer doces para a minha família! Tire uma dúvida por favor? A manteiga é em temperatura ambiente ou gelada? Obrigada e um beijo.

  3. oi qrida!
    queria saber qual é a manteiga q vc usa pra fazer esse creme de manteiga pq todas as vezes q fiz ficou mole, sera q podia me passar a.marca mais consitente

    obg

    • Eu normalmente uso daquelas manteigas que vem em uma embalagem prateada em "tijolinhos", Juliana. Tem da batavo e de outras marcas que não lembro agora.
      Basta tirar da geladeira meia hora antes que não tem erro.

  4. Oi Angel, estou amando seu blog. Testei essa receita, super facil de fazer, mas achei extremamente doce. É assim mesmo?Qual outra cobertura, menos doce, vc indica?

  5. Ola! Esse creme fica com gosto de manteiga? Com aquela sensação de gordura na boca? Não faz mal comer com tanta manteiga assim? Se vc puder me responder eu te agradeço pois é p uma festa infantil e sempre faço com cobertura de chantilly e queria mudar..só estou com essas duvidas. Obrigada !!

    • Simone, se você bater a manteiga bem não fica com gosto de manteiga. É por isso que se pede manteiga sem sal, para evitar aquele gosto característico de gordura. Pode fazer sem medo, essa cobertura é usada em todo lugar.

  6. Oi esse creme vai muita manteiga assim mesmo? Estou tentando fazer mas ainda está mole e mesmo usando o açúcar de confeiteiro da pra sentir. O que eu faço? Vou colocando mais açúcar?

  7. Angel boa tarde, estou amando as dicas, estou a mais de uma hora aqui fuçando e felz por tantas dicas.
    Me diz só uma coisa, faço cupcakes com cobertura de chantily e queria experimentar essa de buttercream, a dúvida é, ela endurece quando vai secando??
    ela fica com que consistencia uma ou duas horas depois de aplicada ao cupcake??
    porq lembro que os glacês de antigamente endureciam.
    obrigada desde já.

    • Ela endurece um pouquinho só, o suficiente para assentar bem, sem se esparramar pelo bolinho.

      Depois de duas horas ele ainda está úmido e dependendo do calor pode derreter, então é bom ter cuidado.

      Quando preciso "segurar" o buttercream por conta do calor, jogo um pouco de pó de glacê real (dos prontos) no meio.

    • Flor, como assim no meio ? Vc bate junto é isso ? Fiz com o glaçucar e não deu certo,ficou arenoso , e talhou :'(. Moro em um lugar de temperaturas maiores que 35°, gostaria de saber (já vi uma receita dessas aqui )pq com a gordura vegetal ele não derrete e sim fica um sabor ruim ! 🙁
      Queria tanto voltinhas perfeitas :'( !

    • Por exemplo, Gaby, se a receita leva 2 xícaras de açúcar de confeiteiro, eu troco 1/4 ou 1/2 xícara pelo glacê real para dar mais firmeza.

      O calor aqui não tá brincadeira.

  8. Oi, Angel!
    Sou leitora nova no blog e tô amando ♥
    Também (como a maioria) tô abrindo um negócio de cupcakes e estou na fase de definir preços. Na receita do Buttercream, qual é o rendimento (baseado na famosa voltinha)?

    Brigadinha e, por favor, não pare de escrever 😉

  9. Olá querida, td bem? Tenho uma filha alérgica a proteína do leite, portanto não posso usar manteiga, teria algum substituto? Será q a becel é muito mole? Ela vai fazer aniversário e eu queria fazer cupcakes pra ela ?

Deixe um comentário