Você está lá na sua cozinha fazendo a sua famosa lasanha à bolonhesa com presunto e molho branco para seus convidados ou para os seus clientes até que alguém solta um “lembra que fulano é vegano, ciclano é intolerante a lactose e beltrano tem alergia fatal a ovos”.
Depois que você tomou um pouco de ar e uma bandinha do calmante de sua preferência, você corre pro celular para descobrir que quase tudo no seu único prato pode ofender, dar crise feia de diarreia e matar seus convidados.
É, este é o nosso novo mundo. Nele, 1 em cada sabe Deus quantos dos seus amigos tem algum tipo de restrição alimentar. Algumas delas são por problemas fisiológicos (alergias e intolerâncias), outras por filosofia (veganismo e vegetarianismo) e outras por moda, digo, opção de dieta.
Faço parte do primeiro grupo por culpa da intolerância a lactose. Hoje já descobri o quanto posso comer de derivados de leite sem ter reações severas. Também já não saio dizendo que não como X ou Y por conta da minha condição. Prefiro o inchaço lácteo a ver a pessoa correndo pra geladeira vendo o que pode me servir.
Sou da ideia que a própria indústria alimentícia gerou os intolerantes e alérgicos. Já reparou como os produtos estão com cada vez mais leite em sua formulação? Aí o organismo da gente lembra com uma delicadeza flatulenta que quem nasceu para tomar leite de vaca foi o bezerro.
Aqui não vou tratar dos diabéticos (açúcar) e dos celíacos (gluten) por não entender muito desta área, mas vou estudar e trazer alternativas. (Algum nutricionista, especialista ou leitor interessado por aí?)
Então a melhor opção é oferecer produtos veganos para seus amigos e clientes, já que com certeza não levam leite ou ovos. Não vou lidar com produtos “zero lactose” (apesar de os consumir ocasionalmente) e lá no fim do post, eu explico porque você também não deve.
Quais são as alternativas?
O maior desafio são as substituições, pois as pessoas esperam o mesmo gosto da receita tradicional. Mas deixa eu te contar um segredo milenar da culinária: se você mudar os ingredientes, a receita muda de sabor. É simples assim.
Então, se você encontrar uma receita e precisar adaptar algumas coisas, veja as dicas abaixo:
- O leite você quase sempre pode trocar por leites vegetais (soja, coco, amendoas, arroz, aveia, etc). Meu marido quase infarta quando descobriu que o molho branco da lasanha que ele come há anos era feito com leite de soja. Nos bolos, o sabor não muda muito.
- A manteiga pode ser trocada por gordura vegetal na mesma proporção e é segura para os alérgicos a ovo e leite, mas veja com o fabricante quantos aos veganos.
- Em vez de ficar procurando substituto pros ovos, prefiro usar uma receita que não leve ovo. É mais seguro e você tem algo que já foi testado.
- O leite condensado, doce de leite e o creme de leite tem seus genéricos de soja, mas os dois primeiros têm um gosto muito pronunciado, já o terceiro dá para ser usado em pouca quantidade sem comprometer o sabor.
Receitas de cobertura
É sua responsabilidade verificar se os produtos são veganos ou se não contém leite/ovos.
Receita de bolo/cupcake veganos que já temos aqui no blog: baunilha, limão, coco, chocolate, chocolate com morango e chocolate com laranja.
A gente também já falou de outras receitas de coberturas veganas.
A vantagem aqui é que, desde que não seja muito mole, cobertura pode ser usada como recheio também.
Buttercream vegano
- 1 xícara de açúcar de confeiteiro
- 1 xícara de gordura vegetal
- 1 colher (sopa) de leite vegetal
- 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
- Bata a gordura por 5 minutos em velocidade alta.
- Acrescente o açúcar peneirado aos poucos e continue batendo.
- Adicione o leite e a baunilha e bata até incorporar
Existe também um merengue vegano, com um ingrediente bem inusitado, a água da lata do grão de bico em conserva (nome chique: aquafaba). Tem receita lá no GNT da Rita Lobo.
A receita a seguir é feita com óleo de coco quando ele está sólido, se o seu estiver líquido coloque-o na geladeira. Esta receita não é indicada para climas quentes.
Buttercream à base de óleo de coco
- 1/2 xícara de óleo de coco em seu estado sólido – frio
- 4 a 6 xícaras de açúcar de confeiteiro
- 1 colher chá de extrato de baunilha
- 1 pitada de sal
- Bata o óleo sólido até ficar fofo.
- Acrescente 2 xícaras de açúcar e bata mais.
- Adicione a baunilha e sal.
- Junte o resto do açúcar 1 xícara por vez, batendo até a consistência desejada.
Mas nem toda cobertura precisa de batedeira, essa é tão simples que basta mexer tudo em uma tigela.
Glacê de chocolate
- 3 1/2 xícaras de açúcar de confeiteiro
- 1 1/4 chocolate em pó
- 1/4 xícara de óleo de coco
- 1 colher cha de extrato de baunilha
- 1/2 xícara de água
- 1 pitada de sal
- Misture o açúcar com o chocolate.
- Adicione a baunilha, sal e o óleo.
- Aos poucos, acrescente a água, usando a batedeira ou mexendo bem até que atinja a consistência de um glacê,
Até receita para substituir a de cream cheese tem…
Cobertura de cream cheese vegano
- 1 xícara de açúcar de confeiteiro
- 1/2 xícara de gordura vegetal
- 2 colheres sopa de leite vegetal
- 1 colher chá de vinagre de maçã
- 1/2 colher chá de extrato de baunilha
- 1/4 colher de suco de limão
- 1 pitada de sal
- Leve todos os ingredientes a batedeira e bata até a consistência desejada.
E usando apenas leite de coco. Deixe ele gelar BEM até ficar sólido. É muito bom, mas não resiste muito bem ao calor.
Cobertura de creme de coco
- 1 vidro de 200ml de leite
- 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
- Coloque o leite de coco em uma tigela ou copo e deixe na geladeira de um dia pro outro.
- Vamos usar apenas a parte sólida do leite de coco, o creme por cima.
- Bata com o açúcar por 1 minuto e está pronto para usar.
Os recheios
Eis algumas coisas que já fiz e outras sugestões de recheio:
- Usar a mesma receita da cobertura como recheio.
- Usar uma outra receita de cobertura no recheio.
- “Turbinar” a cobertura com outro sabor, adicionando extrato ou frutas em pedaços, nozes, café, etc.
- Usar doces como goiabada, bananada, cajuada e todas as “adas” da seção de doces. Basta derretê-los.
- Geleias de frutas por cima do buttercream (como se fosse uma camada).
- Doces cremosos como abóbora com coco, coco cremoso, etc.
- Usar alguma sobremesa do site Veggi e Tal no recheio.
Considerações finais
Bom, tentei trazer o máximo de alternativas que pude usando apenas ingredientes mais naturais e fáceis de achar em todas as regiões.
Quanto a questão do “zero lactose” dos produtos que mencionei lá em cima… Nenhum destes produtos é, de fato, sem lactose. A lactose nunca foi removida durante o processo de “fabricação”. O que eles têm é a lactAse, enzima usada na digestão na lactOse, que os intolerantes não produzem com eficiência. É como comer feijoada com o estomazil do lado.
Dependendo da marca, sinto os efeitos “de com força” da lactose, o mesmo com meus filhos, alguns amigos e várias pessoas pela Internetz (basta ir procurar no ReclameAqui). Então, para evitar este tipo de surpresa só saia anunciando que o seu produto é Zero Lactose, se realmente não levar lactose.
Bom dia, zero lactose não quer dizer sem leite ou proteína animal. As pessoas tem essa tendência de se enganar sobre isso. Lactose é o açúcar do leite. Proteína do leite é uma coisa completamente diferente e é o que causa alergia em crianças como meu filho. Se a embalagem diz Zero lactoze, ainda não posso oferecer ao meu filho. Não sou vegan, sou veggi, mas tenho bastante conhecimento em alimentos que provocam alergia. Fica a dica! Boa semana!
Exato, Priscilla. Fiquei curiosa sobre o que seria ser veggi… Pode me explicar?
Veggi, vegetariana, mas em transição ao veganismo… Não como ovos e derivados de leite, mas o complicado é deixar o cereal com leite de vaca de manhã.
Olá, vc comentou que ainda não encontrou substituto para o ovo nas receitas. Já viu sobre farinha de linhaça com água? Ou chia? Ambas são gelatinosas misturada com a água e substitui o ovo nas receitasuas ? Menos na omelete rsrs brincadeira ?
Exatamente! Eu mesma tenho alergia à caseína, uma proteína do leite. Já fui parar no hospital com essa história das pessoas confundirem “zero lactose” com “sem lácteos” ou “sem laticínios”. E não adianta pedir responsabilidade dos fabricantes e prestadores de serviço. Infelizmente, a maioria não tá nem aí e continua usando o termo a torto e a direito. Eu mesma aprendi a fazer coisas profissionais para consumo próprio, porque não aguentava mais ter que discutir, hahaha! Você pergunta “sim, entendi que é zero lactose. Mas é sem laticínio ou só usa produto zero lactose?”. Aí a pessoa responde “é zero lactose!”. Aí você fica nessa bola de neve sem fim, patinando no mesmo lugar, enquanto o atendente fica repetindo igual papagaio de pirata “zero lactose” pra tudo, hahahaha! Ninguém tem interesse em se informar.
Amei as dicas, optei por atender esse tipo de público não só veganos mas dietas funcionais, adorei as dicas! Vou começar a testar as receitas.
O bom é que as alternativas veganas são saudáveis (tirando a gordura vegetal, né).
Fiz o buttercream vegano e ficou maravilhoso, me surpreendi! Obrigada pela receita
Thaisa, a gente fica esperando sabor de gordura, mas fica bem gostoso, né?
olá, gostaria de saber se as receitas com leite de coco da certo com leite de coco feito em casa ou tem que ser o industrial que vende em mercado? obrigada 😉
Barbara, acho que com o feito em casa deve dar certo também, mas eu usaria em menos quantidade para a cobertura não ficar tão líquida. E usar ele bem gelado.
Ola! Muito legal as receitas! Gostaria de saber se o buttercream com gordura vegetal da ponto de bico? Obrigada!
Dá sim, Carla!
Gostaria de saber qual gordura vegetal você utilizou nas receitas? Bijus e obrigada pelas receitas.
Ariane, acho que usei a da Primor, é a única que acho no supermercado perto aqui de casa…
😉
Não existe creme vegetal vegano. A nao ser os que são de marcas veganas como o da butterfly.
Tds as margarinas contém ingrediente de origem animal. A unica que nao tem é a primê. Porém ela é de um grupo que patrocina rodeios. Então nao é vegano. É apenas sem igreinetes de origem animal.
Ser totalmente vegano nesse mundo infelizmente não rola… até os pneus dos carros,motos e bikes tem componentes de origem animal.
Luciana, já existe creme vegetal vegano. Procure na sua região em pequenos produtores, locais que vendam produtos orgânicos ou caseiros.
Amei todas as dicas e receitas.?Ajudou muito.Vou ser feliz agora.?
Que lindo, Daniela! Depois volta aqui para dizer como ficou!
Fiquei em dúvida quanto a gordura vegetal. Qual o tipo (nome) indicado para receitas tipo o buttercream?
Qualquer tipo mesmo, Manu. Eu já usei a da Primor e tive bons resultados.
Use primor,as outras tem traços de leite!
Adorei seu blog muito legal e divertida a forma que VC coloca as palavras kkkkk
A vida tá tão complicado que a gente tem que descontrair, né, Adriana? 😀
Que bom que gostou!
Angel Costa fiquei muito feliz em vc ter percebido que não entrei no blog ,é que estou com minha mãe doente e sem tempo. Adoro suas receitas e dicas,bjs Amalia
Boa tarde! Para conseguir um buttercream sem açucar, posso substituir o confeiteiro por xilitol? Vc tem alguma receita sem lactose e sem açucar (com xilitol ou outro) subsituindo? Obrigada!!!
Acho que a quantidade de açúcar que o buttercream precisa pode não funcionar pro xilitol. (nunca usei). Mas achei esta receita aqui:
1/2 xícara de manteiga sem sal
1 xícara de substituto de açúcar
1 colher (chá) extrato de baunilha
2 colheres (sopa) de leite
Só bater manteiga bem, adicionar o substituto até ficar bem cremoso e depois adicionar o resto.
Fonte: https://www.sugarfreemom.com/recipes/sugar-free-vanilla-buttercream-frosting/
Muito obrigada!!!!!!!!!!
vou testar….
boa noite, tentei fazer aquele buttercren do oleo de coco enão sei onde errei não deu certo? tem que ser na batedeira planetaria neh?
Vou colocar em prática suas receitas , muito obrigada
Como todo nutricosmético, age de dentro para fora, e também então proporciona saúde e também formosura onde cremes e também loções não conseguem
agir. http://onde-encontrar-Nova-repai58761.Diowebhost.com/6832275/o-que-significa-nova-repair
Bom dia!! Na receita de buttercream vegano posso usar o leite de coco tradicional que compramos em garrafinhas ? Oi tem que ser o específico mesmo.
Pode ser o de caixinha mesmo, Maria.
Adorei as dicas! Tenho um filho intolerante a lactose, porém sem a famosa APLV (Alergia a Proteína do Leite de Vaca), e é sempre difícil encontrar receitas simples e baratas quando tenho que fazer bolos e doces de aniversário. Meu filho, ao contrario da maioria dos relatos que leio sobre os sintomas da intolerância ( desconforto abdominal, diarreia ou constipação intestinal) apresenta um quadro asmático grave ao consumir lactose, com crises que se iniciam 20 minutos apos o consumo. Pra quem não sabe, a lactose pode em algumas pessoas aumentar drasticamente a produção de muco no sistema respiratório, levando a crise de asma e pneumonia em casos mais graves. Pra piorar muitos médicos ainda não associam a asma com a intolerância, principalmente em crianças. Por sorte a pediatra que o acompanha desde o nascimento, foi atenta as mudanças de sintomas. Ahhh! E quem tem intolerância pode consumir a proteína do leite sem problema, pois o organismo quebra essa proteína em aminoácidos durante a digestão, porém não pode consumir a lactose (carboidrato ou açúcar do leite) por falta da enzima lactase que faz a quebra da lactase em glicose e galactose. E é esse acumulo de lactose que gera todos os transtornos dos tão conhecido sintomas… e pra terminar o meu ‘textão’ kkkkkk adorei o blog e as receitas! E #partiu cozinha agora testar essas coberturas. Bjs
Sei como é complicado ter filho com esse monte de restrição, Gabriela. E depois que eu cortei o leite da minha dieta, minha rinite melhorou demais!
Espero que a receita dê certo. Volta e diz como ficou.
E seja bem-vinda ao blog.
Boa tarde… minha filha é APLV, você já consultou outros médicos ….intolerância á lactose não provoca crises asmáticas e sim a proteína do leite …. minha filha sofreu por muito tempo por conta deste diagnóstico errôneo!
Eu ameeeei o blog.
Amei as receitas e com certeza irei utilizar. Ainda mais sabendo que meu filho de 1 ano e 8 meses tem alergia a ovo e leite.
OBS: EU SUSPEITAVA QUE ESSES LEITES ZERO LACTOSE AINDA TINHA LACTOSE KKK. MELHOR NAO ARRISCAR!!
Que bom que gostou do blog, Karine 😀
Realmente, é tudo propaganda enganosa. Eles deviam dizer que adicionam lactase e não que o leite vem sem lactose, o que não é verdade.
Verdade , acabei com uma colite por uso de leite e derivados que rotulam como sem lactose, médico pediu para tirar o leite de vez
Ola ,esse buterclean vegano serve para revheio?
Sim, também serve, Ana.
Olá, boa tarde. Minha filha é alérgica a proteína do leite, gostaria de saber se ao Buttercream pode ser adicionado algo para dar cor? Quero fazer o Smach the Cake dela e achei essa receita bem interessante.
Você pode usar corantes alimentícios normais se ela não tiver nenhuma restrição, Kellen. Ou até mesmo suco concentrado de alguma fruta para tingir naturalmente… geleias também são uma boa ideia.
Muito obrigada pelas dicas!
Ola
O açúcar granulado nao e vegano. O açúcar de confeiteiro e comprovado ser vegano?? . Tenho minhas duvidas. Voce tem alguma ideia se ja foi comprovado ser vegano?? Muito obrigado
O açúcar branco ja e comprovado não ser vegano. Mas e o açúcar de confeiteiro??? Tenho minhas duvidas Voce sabe de alguma comprovação que mostra ser vegano?
Muito obrigado
Marília, acredito que aqui no Brasil não. Mas tem a opção de você comprar o açúcar vegano e bater no liquidificador várias vezes até ficar bem fino o suficiente para não ficar sentindo os grãos na cobertura.
Açúcar é vegano sim. Todos. O processo de refinamento que utiliza animais não é mais usado por aqui… pesquise melhor 🙂
Olá,boa noite! Angel, gostaria que elucidasse-me por favor,oque queres dizer com “gordura vegetal” para fazer o buttercream vegano. Pois não sei oque utilizar. Pode ser óleo de côco sólido ???? Gratidão ?? aguardo resposta
É aquela gordura vegetal hidrogenada que fica perto das manteigas no supermercado. Infelizmente o óleo de coco só daria certo em regiões bem frias.
Bom dia gostaria de saber se posso fazer o buttercream na batedeira normal?
grata desde já
Pode sim, Elizabete, basta bater bem.
Boa noite!
Amei as receitas, vou fazer, mais onde posso comprar gordura vegetal??
Ele fica no supermercado perto das manteigas e margarinas, Valésia.
Olá tudo bem parabéns pelo blog é maravilhoso. Tirou todas as minhas dúvidas. Sobre cremes de confeitar, você já fez alguma receita de doce de leite de coco em ponto de bico ? Preciso muito de um que fique como ganache, para cobrir bolos. A maioria que se tem receita é de colher.
Só vi até hoje uma marca que conseguiu essa façanha, o pessoal da Maxi Confeitaria Vegana. Eles tem insta… Vc já tem idéia de como poderia dar mais consistência ao meu doce de leite de coco ?
Oi, Evelyn, já tentou adicionar chantilly a esse que dá ponto de colher???
***Corrigindo comentário anterior, a Confeitaria chama: Mazo Confeitaria Vegana
(Meu celular tá com teclado péssimo)
Oi! Obrigada pelas receitas, vou testar a de buttercream e a cream cheese. Mas queria saber algo em relação ao cream cheese. Pode usar em qualquer receita? Quanto tempo pode ficar na geladeira?
Mais uma vez, obrigada!
Fica na geladeira até uns 3 dias e no congelador até 1 mês, Sandra. Pode usar em qualquer receita sim.
Bom dia!!! Muito obrigada pelas receitas, minha filha tem APLV e vcs nos ajudaram muito.
Fico muito feliz, Paloma!
A cobertura de Buttercream vegano é boa, porém poderia ser feita com menos óleo vegetal. Mesmo eu tendo colocado mais açúcar do que a receita pedia, o óleo chegou até a “descer” pelo bolo que fiz, ficando com um gosto bem ruim.
O nosso clima também não ajuda, Débora. Vou testar outras aqui, ok?
Olá!! Tenho um filho alérgico a proteína de leite animal e ovo, ou seja, o problema dele não é a lactose….rsrsrsrs…..o que a maioria das pessoas entendem quando falo que ele não pode nada que tenha leite……vou testar a receita do glacê de chocolate…..só fiquei com uma dúvida: na receita diz “1 1/4 chocolate em pó”, a medida seria de xícara?!?!?!?
Agora fiquei na dúvida, Danielle, acho que é xícara, mas vá tentando com colher só por precaução. Estou de volta ao blog e vou ajeitar estes errinhos ao longo da semana.
Fiz o creme de leite de coco c açúcar de confeiteiro e não deu certo…..Parecia tão simples 😭😭😭😭