Brownies de limão

54
Ver a receita Imprimir receita

Se alguém me oferecer qualquer sobremesa que leve abacaxi, maçã ou limão, é certeza de eu provar. O limão é uma fruta divina. Ele compensa todo aquele azedume sendo perfeito em molhos, limonadas, bolos, picolés, sorvetes, tortas, peixes e aves. Então, quando vi essa história de brownie de limão, tive que conferir.

O Lucas, meu filho mais novo de 8 anos, compartilha comigo dessa obsessão cítrica. Todo aniversário, ele pede bolo de limão. Então, se o hiper crítico especialista mirim de limão, aprovou o brownie de limão, vocês vão gostar também.

dsc_0139

Já ouvi chamarem este tipo de brownie de “lemonies”. Visto que os brownies de morango são Pinkies, me pergunto quais outras variações de brownie existam por aí…

Esta mesma receita também funciona com laranja. Que tal tentar?
Imprimir
Best-Ever-Key-Lime-Brownie-Bars-5

Brownies de limão

Prato Brownies
Tempo de preparo 10 minutes
Tempo de cozimento 25 minutes
Tempo total 35 minutes
Porções 12
Autor Rita's Recipes

Ingredientes

  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo (180g)
  • 1 1/2 xícara de açúcar (300g)
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de manteiga sem sal amolecida (200g)
  • 4 ovos
  • 1 colher (sopa) de suco de limão (15ml)
  • 2 colheres (chá) de raspas de limão

Glacê

  • 1 xícara de açúcar de confeiteiro (140g)
  • 2 colher (sopa) de suco de limão (30ml)
  • Raspas de limão

Instruções

  1. Pré-aqueça o forno em 180 graus e unte e enfarinhe a forma (ou use papel manteiga) de 35*25.
  2. Misture a farinha de trigo com o açúcar e o sal.
  3. Adicione a manteiga e mexa.
  4. À parte, bata com um garfo os ovos com a raspa e o suco do limão.
  5. Bata tudo até ficar homoegêneo.
  6. Leve ao forno.

Cobertura

  1. Misture tudo e jogue por cima da massa depois de fria.

Notas

Detalhe: você pode usar o limão que você tiver disponível (Taiti, galego, siciliano, etc). Se o sabor ficar forte ou fraco demais, você vai acertando na quantidade de suco.
Usei uma forma de 35×25 mas eles não crescem muito. Use uma forma pequena.
Quer aprender mais ou fazer para vender? Confira: Bombons, Trufas Artesanais e Delícias de Páscoa

54 COMENTÁRIOS

    • kkkk, eu diminui a quantidade de limão pois os não-fãs de limão reclamaram que estava forte (eu achei perfeito). Então, se você gosta do azedinho pode dobrar a quantidade.

    • Angel, esse glacê fica durinho? será se da certo embalar em sacolinhas como para os brownies de chocolate? aproveitando pode me dizer se posso fazer cobertura ou recheio para cupcake usando chocolate fracionado.
      Obrigada.

  1. Meu Deus…desse jeito tenho certeza que estou no caminho certo!o Luquinhas (meu filhinho)adora td de limão e quer que eu faça agora!Acha???a aparência fala por si!!!parabéns pela dica,vou fazer com certeza!

  2. Adorei a forma como vc responde os comentários..de uma forma alegre Prática amigável e carinhosa…vou testar o brownie de limão amanhã. ..a paz. ..

  3. Oi Angel. Ia fazer sua receita, preparei tudo e na hora H vi q não tinha limao. Pra evitar a frustração procurei alguma outra fruta, so tinha goiaba e goiabada na geladeira. To fazendo um goiabrownie. Vamos ver no que dá.

    • Fiz e ficou uma delicia! Pra quem gosta do sabor da fruta fica perfeito. Derreti a goiabada e bati com a manteiga e fui incorporando os outros ingredientes. Como não forma a casquinha pensei justamente nisso, um coalho por cima pra gratinar e usar mais goiaba picada na mistura final. Ficou bem fininho, dobrando a receita fica perfeito! Angel imagina a variedade que da pra fazer?

      P.s. Vc sabe como formar a crosta crocante do brownie mas em outros sabores? Existe algum ingrediente que faz aquele efeito?
      Abcs!

  4. oi
    tirei o sabado pra ver receitas pra vender e estou adorando seu site
    que vc acha de colocar chocolate branco e limão siciliano nessa receita?
    vi em algum lugar mas não achei mais…e nem lembro quantidades, faz tempo
    eu cheguei a fazer, uma delicia, e so me lembro q não cresce muito
    fica a dica, vc q é artista…rsrs
    grande abraço

  5. Senti falta da o formação do tamanho da forma. Acabei de fazer e usei uma forma de tamanho médio. Deveria ter feito na pequena. O brownie vai ficar baixinho. Usei o caldo de um limão galego, gosto bem azedinho. Hummm não vejo a hora de provar.

  6. Como deveria ter ficado a “textura” dele? Coloquei duas colheres de chá de fermento, ele cresceu e ficou super fofinho. A massa do brownie não deveria ter ficado mais molinha que a de um bolo normal? Obrigada!

  7. Lindissima, eu amo limão e sempre estou atras de uma nova receita. Mas meu tico e teco, está meio lerdo. A manteiga derretida ou amolecida agrego 1º com os secos ? Depois vc fala para bater os ovos a parte são os ovos inteiros (qto tempo?)? e depois devo misturar com a farinha e açucar que já estão com a manteiga? Como posso descobrir o momento de desligar o forno, visto que tempo é diferente de 1 forno p/ outro? Eu amo brownies fudge, aquele super molhadinho, esse fica molhadinho ou mais sequinho ?

    • A manteiga é amolecida, Paula. Mas sabe de uma coisa? Quando eu faço eu jogo tudo junto na tigela, mexo até ficar homogêneo e fica ótimo. Acho que uns 15 a 20 minutos de forno baixo (pré-aquecido) devem dar. Se você quiser ele mais sequinho, deixe mais. Se gostar dele mais cremoso, tire antes.

    • Vc jogo manteiga,ovos etc… e bate tudo junto é isso ? Meu forno é meio demente, o ponto é mole no meio se eu quiser mais molhadinho, = torta de creme cheese ?

  8. Olá!!!
    Fiz hoje está maravilha !!!
    Eu coloquei fermento ….Por minha conta e assei numa forma redonda média
    Ficou super fofo !!!!!
    Delícia !!….Eu coloquei tb um pouco mais de suco de limão …Adoreiiii!!
    Obrigada pela receita !!
    Bjs

  9. Eu fiz,mas ficou um bolo de limão, baixinho,mas não deu textura de brownie, fiz na forma 20×30 e ainda assim ficou fofo como bolo e baixinho, muito gostoso,mas virou bolo,o que eu fiz de errado?

    • Quase certeza de ser o trigo de menos, manteiga de menos ou ovo demais (ovos grandes). Se você usar 3 ovos, já faz diferença, Erivan.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here