Receita de buttercream à prova de calor e umidade

121
Ir para a receita

Uma das principais coberturas para cupcakes é o buttercream. Gostoso e fácil de fazer, mas a maioria das receitas tem um problema com o calor e a umidade. E pelos comentários e pelo nosso programa de estatísticas, parece que muitos de vocês enfrentam esta dificuldade.

Então, vasculhando as InterWebs, no Cake Central, uma enorme comunidade de gente interessada em confeitaria, achei esta receita resistente a tudo.

b431e6b4_icing_in_bowl_after_15_minutes_145

A diferença é que a receita não leva manteiga. Ela é a vilã e se liquefaz ao menor sinal de calor. Então, a receita leva gordura vegetal como substituição. A outra novidade é o pó para chantilly, como aquele Chanti-Neve da Oetker.

Receita de buttercream à prova de calor e umidade
Ingredientes
  • ⅔ de xícara de gordura vegetal hidrogenada (65g)
  • 1½ colher (sopa) de pó para chantilly
  • ¼ xícara de leite (60ml)
  • 1 colher (sopa) de extrato/essência de baunilha
  • 450g de açúcar de confeiteiro

Instruções
  1. Bata a gordura por uns 5 minutos.
  2. Adicione os outros ingredientes por alguns minutos.
  3. Adicione leite ou açúcar até atingir a consistência desejada.
Observações
Dá para adicionar sabores (essências/extratos) e cores (corantes), sempre de olho na consistência.

Então, temos dois lados aqui. O lado ruim é que sabemos que gordura vegetal é ruim para saúde, mas é usado amplamente na culinária.

LEIA  Cupcakes de chá verde (receita do Cupcake Wars)

A vantagem é que para quem não quer consumir leite ou lactose, basta substituir o leite pelo de soja ou outro, já que não leva manteiga.

Quer tudo isso em seu email?

Faça parte do Doce Clube e receba todas as novidades direto em sua caixa de entrada!

Obrigada por se cadastrar.

Ocorreu um erro.

121 COMENTÁRIOS

  1. Olá Angel...
    EU ja tinha visto uma receita aqui mesmo no seu blog do butercreem com gordura hidrogenada, acho que seria até do Baddy Valastro, mas se nao me falha a memoria o dele tb vai um pouco de manteiga sem sal. Massssss eu, sofredora de ver meus caps desmoronando devido ao calor da minha região, fico mto feliz em ter essa receitinha em mãos. Vou testa- la o mais breve possível. Será se ela aguentaria eu colocar um pouco de choc derretido frio? Dar aquele sabor ne? kkkkkk
    Bjus adorei o post... Viva Angelica!!!

  2. olha vou testar essa semana, pois t^com uns clientes vegetarianos e acho que essa receita vai dar certo par fazer os top dos cups que eu vou preparar, se tudo der certo volto pra dizer! brigadão bj

  3. Eu já fiz esta receitinha e acrescentei meia lata de leite condensado, dá um gostinho muito bom e não interfere na consistência!! Esse blog é perfeito!!! Parabéns!!!

  4. Olá Angélica!! Parabéns pelo seu blog, perfeito!!!
    Então, já vi muitos comentários sobre o buttercream, principalmente da não durabilidade em temperaturas extremas. Moro em São Gonçalo (RJ) e por aqui faz muito calor e o meu creme fica consistente. Sempre uso o glaçúcar como base, mas quando eu usei o açúcar de confeiteiro ele não resistiu. Sugiro que algumas colegas testem a receita com o glaçúcar para ver como ele vai se comportar rsrsrs. Não sei explicar, mas acredito que o glaçúcar seja mais consistente tanto para o buttercream quanto para o de cream cheese. Bjs e boas festas de final de ano para tod@s!!

  5. Oi Angel me ajudaa?
    Gostaria de saber si esse burtecreen serve para cobrir um bolo antes de cobrir com pasta americana? E outra coisa se acrescentar chocololate ao leite serve como recheio?

  6. Será que dá pra usar como recheio? Ficaria bom? Eu nunca comi buttercream e não quero que meu primeiro bolo ao estilo Buddy Valastro fique ruim (cerca de 30 pessoas irão comê-lo) rsrs. Estou em busca de alguns recheios mas só encontro a tradicional receita de coco, leite condensado e algumas variações desta receita. Eu não me lembro qual recheio o Buddy usa. Você sabe?

  7. ola... adoro seu site, é referencia pra quase todos os cups que ando fazendo. e ja testei varias receitas de Buttercream e todas ficam com aquele aspecto de fofo porem ainda tem aqueles pedacinhos de açucar que insistem em resistir e fica com aspecto de areia. o que estou fazendo de errado?

  8. Oi gente, recebi o link desse blog da minha filha. Estou comecando a fazer cupcake e to precisando aprender tudo. Já fiz alguns de teste mas o problema e sempre a cobertura. Não fica firme. Queria esse aspecto de torre mas nao consegui ainda. Vou testar essa receita pra ver se eu vou conseguir. Obrigada pelo seu blog estou lendo tudo nele. Se der certo volto e falo pra todas vcs. Bjs!

    • Enilce, estou fazendo uns testes aqui quanto a isso. Você pode me dizer qual receita usou e o seu tipo de batedeira (se é comum ou planetária)?

    • Simone, até pode, mas vai ficar com uns grãozinhos na cobertura, como se fosse areia...
      Em casa, não tem problema, mas para vender não dá.

    • O que deixa ele resistente é justamente a gordura, se não quiser usar é melhor fazer a receita de buttercream comum, senão altera a textura.

    • Pois é, tentei fazer e não deu certo, ela não cresceu e ficou meio liquida. Vou tentar a receita comum, vou ver se ela resiste ao calorão q está fazendo no RJ. Obrigada

    • Olha, Patricia, acho que dois dias depois é o tempo limite, eu não consumiria o buttercream no terceiro dia (se guardado fora da geladeira), com este clima louco aqui do Brasil.

  9. Oi Angel, eu tenho dúvida quanto ao tipo de batedor...

    Pela foto da receita vejo q parece o batedor folha, mas a descrição dos batedores q vem escrito no manual da batedeira me confunde...

    Essa receita é considerada como "massa leve" ou "média"?

    Bem q vc poderia escrever um artigo explicando né...

    Obrigada Bjs, testarei a receita e darei retorno, se possível com foto!

  10. Olá Angel.
    A pouco tempo encontrei você e esse blog maravilhoso. Parabéns.
    Gostaria de saber se colocar o pó de chantilly na manteiga em vez de na gordura vegetal, daria certo?
    Bjs
    Sumaya

  11. Gente, preciso fazer uma cobertura de buttercream pra cobrir um bolo do frozen mas minha tia axabou comprando gordura vegetal ao invés de manteiga, eu continuo fazendo a receita normalmente? Ou altera em algo usar a gordura?

    • Olha até que dá, mas o gosto fica diferente. Algumas receitas indicam metade de manteiga e metade de gordura vegetal...

  12. queria Angel, sempre uso suas receitas, mas nunca copiei, sempre entro no site e faço, porém hoje não esta aparecendo no site. tem a materia, mas nao tem a receita. tem como resolver?

  13. Tive uma duvida no preparo diz adicione leite ou açucar esta relacionado a ordem de adição dos produtos é isso? Desculpe mas sou amadora kkkkkk .

  14. Fiz a sua receita para um bolo de aniversário e foi o maior sucesso, pois por aki esse creme não é tão conhecido.A mesma pessoa que encomendou, ja encomendou outro, só que agora para casamento. Obrigado pela dica, seu blog é show de bola. Ah sim, hora quem ue o bolo ficar pronto, comento e posto fotos.Obrigado.

  15. Olá, eu faço cupcake para vender, e gostei muito dessa dica de usar a gordura vegetal ao invés da manteiga, eu só queria saber pra quantos cupcakes posso cobrir com as medidas acima citado.

    agradeço, o seu site contém muitas informações importante para quem segue esse ramo ou só cozinha por hobby.

    • Carlos, deve dar pra cobrir de 12 a 15, dependendo da quantidade que vc coloca em cada bolinho.

      Obrigada, é bom saber que o conteúdo está sendo útil.

  16. Obrigado pelas dicas, o maior problema é creme dismanchar, mas vou fazer esta e ver o que dá, mas pelos ingredientes vai ficar bem firme e boa.. Obrigado

  17. Pode ser feito na batedeira convencional ? Quero começar a vender bolo de potes e estou pesquisando os recheios e coberturas e acho que a decoração com o buttercream fica linda!

  18. Fiz e ficou perfeito, usei pra confeitar bolo,detalhe q eu nunca tinha feito nada disso, sou cabeleireira,ficou perfeito melhor do q de muitos profissionais aqui da minha área!!!

    • Pode sim, Mayara, use em gel/pasta ou pó para não alterar a consistência, assim dá para usar na quantidade que precisar para atingir a cor que você deseja.

  19. Oi angel descobri o seu site e estou AMANDO
    Comecei a me interessar por cupckes e tudo mais, é um mundo maravilhoso dos doces 🙂
    A minha dúvida é sobre onde eu posso encontrar a gordura vegetal ? Vende no mercado e em poucas quantidades? E é caro?
    Parabéns menina e obrigada por todas as dicas e receitas sem vc a vida de mt gente n seria oq é sem elas !! 😉

    • Oi, Natasha, seja bem-vinda!
      A gordura vegetal geralmente fica junto da manteiga e margarina nos supermercados e vem em embalagens de 500g.
      Precisando de ajuda, estou por aqui, ok?

  20. Nunca fiz esta cobertura de buttercream, gostaria de saber se o gosto é parecido com aquele chantilly de gordura vegetal que existe nos supermercados. Qual das receitas fica mais saboroso com gordura vegetal e pó para chantilly ou a de manteiga!? Adorei o blog e as dicas!

    • Camila, não fica aquele gosto de creme de padaria não. Sou suspeita pra falar da melhor receita porque eu não suporto chantilly. Mas um buttercream bem feito e bem batido (sem nem parecer que leva manteiga) é muito gostoso, viu?

  21. Boa noite, queria primeiro agradecer pela sua dedicação e atenção. Estou começando nesse mundo lindo de cupcakes e estou apaixonadíssima, rsrs, porem sem experiência e até mesmo noção, as vezes fico muito perdida e agradeço muito pessoas, que como você, que compartilham suas experiências e sabedorias. Muito obrigada de coração! E queria apenas tirar uma duvida, eu gostaria de fazer essa receita, por que onde moro é muito quente, mas queria fazer o de chocolate, aí nesse caso como faço? apenas acrescento o chocolate? e qual a quantidade? por favor! obrigada mais uma vez!

    • Se for usar chocolate em pó, vá adicionando aos poucos. Já aconteceu de eu colocar muito e ficar aquele gosto amargo mesmo com o tanto de açúcar que ele leva. Se for usar chocolate em barra, tente o meio amargo.
      Eu começaria com 1/4 de xícara.

  22. Olá, adorei teu blog. Eu normalmente uso uma cobertura, em que a base é chocolate derretido (tipo ganache, mas com emulcificante junto). Mas tenho uma cliente que quer um determinado tom de azul, que não consigo com o chocolate. Mas minha dúvida é, essa cobertura fica bem consistente mesmo???? Gosto meio durinha pra poder levar no carro e ela não desmoronar... e tbm quero saber se posso fazer com um dia de antecedência e se fica fora da geladeira em qualquer clima e com umidade tbm.

  23. Olá, voltei aqui para dizer que ficou perfeito e com gosto de sorvete de creme hehehe A consistência é ótima de trabalhar e no dia seguinte estava perfeito, consegui até transportar com tranquilidade. Funciona bem com corantes em gel. 😉 Ahh e para as meninas que estavam em dúvida sobre o Glaçucar, usei ele. Como disse a consistência foi ótima, porém ficou com aquela textura meio arenosa, mas nada que interfira na qualidade. 😉

  24. Olá Angel...tenho uma encomenda de cupcakes para vender em uma escola ,por ser crianças e por causa da vigilância tenho que ser rigorosa nas cobertura oque me indica para cobri-los tem que ser algo consistente e firme essa receita que publicou me interessou só fiquei na dúvida por causa da banha hidrogenada posso substitui-la ou não faz mal se armazena-lá por 3 dias refrigerados,parta as crianças?

    • Elizabeth, a gordura em si não é a coisa mais saudável do mundo, mas é o que mais se usa nestas padarias, para baratear o custo.
      Se a questão é algo gorduroso, você pode tentar o chantininho, mas não sei se como ele segura por 3 dias. Tem a opção de ganache ou glacê também.

    • Olá. Eu sou nova nos cupcakes, mas gosto muito e estou pensando em fazer para vender na rua, tipo em uma bolsa térmica eu acho. O problema é que eu moro em Manaus-AM 35gráus?, vc acha que essa cobertura com a gordura vegetal irá aguentar mesmo o calor? Por quantas horas ela aguenta fora da geladeira? Me ajude por favor..Agradeço desde já.

    • Acho que a bolsa térmica não é uma boa pois acho que pode abafar (não estou certa), talvez um isopor bem vedado seja melhor.
      Em sol direto, de 35 graus, ele não aguenta não, mas guardado em lugar fresco acho que dá...

  25. Já utilizo essa receita a algum tempo e ñ tenho oq reclamar, até já adaptei para fazer com Chocolate em Pó, e gostaria de saber se há a possibilidade de usar Leite em Pó nessa receita.
    Para minha receita de Buttercream de Chocolate, utilizo 15% da quantidade do açúcar com o Chocolate (383g açúcar, 68g Chocolate), e o Leite em Pó? Será que da certo a mesma medida?

  26. Olá Angel, quero fazer um bolo e decorar com rosas, e procuro uma receita dessa, pois aqui em Recife é quente demais, e todos os glacês que faço derretem... Porém quero saber se esta quantidade da para decorar um bolo de rosas com diâmetro de 22cm???

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here