Recuperando forminhas de cupcake


Você faz uma ou duas fornadas de cupcakes e guarda as forminhas que sobraram. Um belo dia, você pensa “ah, vou usar as forminhas que sobraram” e quando vai no armário pegar as benditas…

IMG_0525_1

Ela desabrochou.

Não adiantou você ter deixado todas empilhadas. No seu armário, existe algum elfo do popô grande que parece que sentou em cada forminha sua. E eu tinha um monte destas belezuras aqui. Mas odeio jogar dinheiro fora, então resolvi recuperar o lote “danificado”.

Com as dicas abaixo, vamos tirar as rugas e deixá-las no tamanho certo.

Selecionando as forminhas

IMG_0514_1

Eu tinha aqui forminha de várias marcas: Mago, Junco e Polipel. Esta última faz forminhas que são unidas em vidas passadas e não se separam sem se estragarem completamente. É poético, romântico, mas não tolero este tipo de comportamento da minha cozinha.

Notem as forminhas brancas do parte inferior da foto. São aquelas forminhas brancas gratuitas que vem em cada pacote de forminhas coloridas ou estampadas. Desculpa, Mago, mas alguém tinha que falar.

Este procedimento não se aplica a forminhas de alumínio.

Preparando as forminhas

Se você já passou pelo blog e viu a dica para recuperar forminhas, já sabe que vamos usar o microondas.

Forminhas apenas alargadas

Coloque a forminha numa xícara ou caneca. Se ela não apresentar nenhum outro problema, leve ao microondas de 15 a 30 segundos. E pronto.

IMG_0519

E o resultado é ótimo. Agora, dá para usar novamente.

Forminhas com rugas

Sabe quando as forminhas tá tão aberta que não fica direito na xícara?

IMG_0526

Ainda tem salvação para ela, basta usar algo para “empurrar as rugas”. Usei um pote de fermento, mas tirei o pó e guardei.

IMG_0528

Coloque o pote bem devagar e empurre para baixo. Depois leve-o ao microondas por 15 a 30 segundos.

IMG_0529

IMG_0539
15 a 30 segundos, potência alta

Mais um lote salvo. E vejam mais um exemplo de recuperação com o potinho de fermento.

IMG_0537_1

Resultado

Fiquei contente com o resultado final e fiz uma fornada de cupcake básico só com forminha “recuperada”.

IMG_0547

Mas como evitar isso?

Desde que fiz estas fotos, há umas semanas atrás, tenho guardado minhas forminhas em potes individuais. Até agora nenhuma abriu ou foi visitada pelo duende. No Hipercard/Walmart, comprei este kit com 3 forminhas por 4 reais. Mas outra coisa que serve também são latinhas de biscoito – aqueles que viram cofrinho. Dei a dica no nosso Instagram.

Para forminhas mini, tentem aqueles potinhos plásticos para biscoito recheado. 🙂

IMG_0544

Pensei também em enrolá-las com filme plástico, mas sozinha, acabei me atrapalhando mais. Acho que ligas elásticas devem funcionar também, mas as daqui de casa estão todas muito ocupadas segurando cartas de Pokemon.

O importante é deixar as forminhas em lugar seco, fechado e arejado. Evite empilhar muitas forminhas em cima das outras, especialmente se forem de tipos ou marcas diferentes.

Expulsem o duende do armário e repitam comigo “forminha arreganhada nunca mais”.

Quer ganhar dinheiro nas festas juninas com estas 60 receitas? Clique aqui para saber como!

15 comentários em “Recuperando forminhas de cupcake”

  1. Amei! Essa dica do pote de fermento é ótimo! Ternho forminhas lindas lá em casa mais estão enrugadas, mas já já não estarão mais!
    Ah…eu guardo as forminhas no pote de maionese…corto a parte superior e elas cabem direitinho!
    Bjs

  2. Nossa, amei essas dicas! Estou com várias “sobras” de forminhas, todas mega abertas, e achei que era perda total! Rs. Vou resgatá-las do purgatório das forminhas 🙂 Sobre as forminhas brancas de brinde… isso quando não vêm comidas, meio cortadas! Ah, Mago…, rs. Mas é preciso reconhecer que a marca “democratizou” as forminhas, o preço é bem acessível 🙂 Beijos, parabéns pelas postagens tão úteis!

  3. Peguei uma implicância com a Mago que você nem imagina – preciso desabafar! – desde que comprei alguns pacotes de forminhas para um evento e várias vieram com os “comidos” e riscos brancos como “boquinhas”. (Tive que usar assim mesmo, pois essas não vêm de brinde), além do problema do alargamento; elas já vêm alargadas no pacote!) Mandei e-mail pra eles, mas me deram aquelas respostas padrão. Quem não quiser mais se aborrecer pode usar a marca Ultrafest: cores maravilhosas, soltinhas, sem defeitos. Mais caras, mas vêm com 55. Contras: mais difíceis de achar, não vi estampadas. Elas abrem também, mas só em casa. Eu guardo dentro de copos, dá certo. Sua dica do micro ondas é genial, Angel. Sou sua fã!

    • É isso aí, Denyse, sei como é essa situação. Estive no seu lugar várias vezes.
      Acho que com a popularização das forminhas da ultrafest, deve passar a vir forminhas estampadas.
      Abraço enorme e feliz ano novo!

Deixe um comentário