Você faz uma ou duas fornadas de cupcakes e guarda as forminhas que sobraram. Um belo dia, você pensa “ah, vou usar as forminhas que sobraram” e quando vai no armário pegar as benditas…
Ela desabrochou.
Não adiantou você ter deixado todas empilhadas. No seu armário, existe algum elfo do popô grande que parece que sentou em cada forminha sua. E eu tinha um monte destas belezuras aqui. Mas odeio jogar dinheiro fora, então resolvi recuperar o lote “danificado”.
Com as dicas abaixo, vamos tirar as rugas e deixá-las no tamanho certo.
Selecionando as forminhas
Eu tinha aqui forminha de várias marcas: Mago, Junco e Polipel. Esta última faz forminhas que são unidas em vidas passadas e não se separam sem se estragarem completamente. É poético, romântico, mas não tolero este tipo de comportamento da minha cozinha.
Notem as forminhas brancas do parte inferior da foto. São aquelas forminhas brancas gratuitas que vem em cada pacote de forminhas coloridas ou estampadas. Desculpa, Mago, mas alguém tinha que falar.
Este procedimento não se aplica a forminhas de alumínio.
Preparando as forminhas
Se você já passou pelo blog e viu a dica para recuperar forminhas, já sabe que vamos usar o microondas.
Forminhas apenas alargadas
Coloque a forminha numa xícara ou caneca. Se ela não apresentar nenhum outro problema, leve ao microondas de 15 a 30 segundos. E pronto.
E o resultado é ótimo. Agora, dá para usar novamente.
Forminhas com rugas
Sabe quando as forminhas tá tão aberta que não fica direito na xícara?
Ainda tem salvação para ela, basta usar algo para “empurrar as rugas”. Usei um pote de fermento, mas tirei o pó e guardei.
Coloque o pote bem devagar e empurre para baixo. Depois leve-o ao microondas por 15 a 30 segundos.
Mais um lote salvo. E vejam mais um exemplo de recuperação com o potinho de fermento.
Resultado
Fiquei contente com o resultado final e fiz uma fornada de cupcake básico só com forminha “recuperada”.
Mas como evitar isso?
Desde que fiz estas fotos, há umas semanas atrás, tenho guardado minhas forminhas em potes individuais. Até agora nenhuma abriu ou foi visitada pelo duende. No Hipercard/Walmart, comprei este kit com 3 forminhas por 4 reais. Mas outra coisa que serve também são latinhas de biscoito – aqueles que viram cofrinho. Dei a dica no nosso Instagram.
Para forminhas mini, tentem aqueles potinhos plásticos para biscoito recheado. 🙂
Pensei também em enrolá-las com filme plástico, mas sozinha, acabei me atrapalhando mais. Acho que ligas elásticas devem funcionar também, mas as daqui de casa estão todas muito ocupadas segurando cartas de Pokemon.
O importante é deixar as forminhas em lugar seco, fechado e arejado. Evite empilhar muitas forminhas em cima das outras, especialmente se forem de tipos ou marcas diferentes.
Expulsem o duende do armário e repitam comigo “forminha arreganhada nunca mais”.
Amei as dicas vou recuperar as minhas tb! Bjos
Adorei as dicas!! Obrigada!
Amei! Essa dica do pote de fermento é ótimo! Ternho forminhas lindas lá em casa mais estão enrugadas, mas já já não estarão mais!
Ah…eu guardo as forminhas no pote de maionese…corto a parte superior e elas cabem direitinho!
Bjs
Essa do pote de maionese é perfeita, vou anotar aqui, Juliana.
Ah, que bom que gostou! 😉 bjs
adorei a dica das formas de cupcake muito obrigado
Nossa, amei essas dicas! Estou com várias “sobras” de forminhas, todas mega abertas, e achei que era perda total! Rs. Vou resgatá-las do purgatório das forminhas 🙂 Sobre as forminhas brancas de brinde… isso quando não vêm comidas, meio cortadas! Ah, Mago…, rs. Mas é preciso reconhecer que a marca “democratizou” as forminhas, o preço é bem acessível 🙂 Beijos, parabéns pelas postagens tão úteis!
Isso é verdade, Adri. A variedade de produtos para cupcakes da Mago é enorme. 🙂
Muito amor!! E eu pensei que teria que jogar fora minhas forminhas!!
Eu testei a dica de recuperar formigas alargadas usando a caneca no microondas. Funciona mesmo. Muito boa!
Obrigada pela dica! Recuperei e já utilizei todas as minhas forminhas! Abraços
Peguei uma implicância com a Mago que você nem imagina – preciso desabafar! – desde que comprei alguns pacotes de forminhas para um evento e várias vieram com os “comidos” e riscos brancos como “boquinhas”. (Tive que usar assim mesmo, pois essas não vêm de brinde), além do problema do alargamento; elas já vêm alargadas no pacote!) Mandei e-mail pra eles, mas me deram aquelas respostas padrão. Quem não quiser mais se aborrecer pode usar a marca Ultrafest: cores maravilhosas, soltinhas, sem defeitos. Mais caras, mas vêm com 55. Contras: mais difíceis de achar, não vi estampadas. Elas abrem também, mas só em casa. Eu guardo dentro de copos, dá certo. Sua dica do micro ondas é genial, Angel. Sou sua fã!
É isso aí, Denyse, sei como é essa situação. Estive no seu lugar várias vezes.
Acho que com a popularização das forminhas da ultrafest, deve passar a vir forminhas estampadas.
Abraço enorme e feliz ano novo!
Amei a dica…acabei de recuperar as minhas
Só conheci o blog hoje (??). Mas adorei a sua maneira de ‘falar’. E as dicas são maravilhosas.???