Prometi mostrar como fazer rocamboles decorados ontem, não foi? Do que vi por aí, há 3 abordagens para a decoração:
- Fazer uma massa diferente para o desenho e assá-lo brevemente antes de jogar a massa branca por cima;
- Tingir uma parte da própria massa e assá-la por alguns minutos antes de levar tudo ao forno e;
- Tingir uma parte da própria massa, levá-la ao freezer por alguns minutos, jogar a massa por cima e levar tudo junto ao forno.
Como eu sou uma pessoa extremamente preguiçosa, prática, testei as duas últimas. É muito mais fácil levar ao freezer por uns minutos e levar tudo ao forno. Quando eu assei previamente a própria massa (caso 2), ela ficou um pouco dura e rachando quando eu enrolava o rocambole.
Rocambole decorado
- 4 ovos
- 1 colher (chá) de cremor de tártaro
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/4 de xícara de manteiga derretida
- 3/4 de xícara de farinha de trigo
-
Bata as claras em neve com o cremor de tártaro e 1 colher (sopa) do açúcar e reserve
-
Em uma tigela separada, bata as gemas com o resto do açúcar até ficar bem claro e fofo. (Lembre de peneirar as gemas para evitar o cheiro de ovo)
-
Acrescente as claras, mexendo delicadamente.
-
Adicione, alternadamente, a farinha de trigo e a manteiga derretida.
-
Depois de tudo misturado, separe aproximadamente 1 xícara da massa.
A montagem
Estou usando fotos de vários tutoriais para ilustrar bem cada passo.
O primeiro passo é decidir o desenho. Se você quiser pode fazer à mão livre. Mas se tiver os mesmo nível artístico que eu, imprima algum desenho bacana e simples e coloque no fundo da forma e cubra com o papel manteiga.
Então, com a sua massa já tingida (qualquer corante serve), é hora de começar a cobrir as linhas. Se você achar que a massa está líquida demais, deixe uns minutinhos no freezer. Lembre que você vai desenhar com ela. Então, se ela estiver mole demais, vai escorrer e corre o risco de uma linha virar uma faixa.
Agora leve ao freezer ou congelador e deixe lá por 10 minutos. Se você estiver fazendo um desenho mais complexo, finalize cada parte e leve a geladeira por 5 minutos entre cada fase.
Depois de tudo desenhado, jogue a massa do rocambole por cima do desenho com bastante cuidado para não tirar nada do lugar. Alise bem a massa para espalhá-la na forma.
Leve ao forno médio por 10 minutos, por ser muito leve, ela assa bem rápido. Não pisque nem respire a não ser que extramente necessário. 🙂
Quando retirar do forno, ainda morno, ponha uma folha de papel manteiga em uma superfície e “desenforme” a massa. O desenho vai ficar para cima e você deve remover, com cuidado, o papel manteiga que estava na base.
Cubra o bolo com uma outra folha (é a 3ª que usamos) de papel manteiga e vire o coitado de modo que o desenho fique para baixo.
Você deve enrolar o bolo, junto com o papel manteiga, para que ele se “acostume” com o fato de que vai ser um rocambole. Não precisa rechear ainda, enrole como se o papel manteiga fosse o recheio.
Depois da memorização rocambólica, abra o pobre coitado de novo e coloque o recheio de sua preferência. Mais uma vez, meu nível de preguiça praticidade mandou eu botar goiabada derretida. O blog AndCute (fotos) usou um creme maravilhoso de chocolate branco, chantilly e morangos.
Espalhe apenas pelo centro, ficando longe das bordas. Quando você enrolar ele, o recheio se espalha, então fique atento com a lambuzeira.
Enrole o bichinho (calma, tá acabando) com ajuda do papel manteiga e você vai ter algo assim:
Bom, foi assim que eu fiz. O que eu fiz assando a massa do desenho ficou assim:
Habilidade artística: zero. Sabor e gostosura: 10. A massa rachou porque insisti em deixar ele no forno por 15 minutos.
A receita é fácil, fica pronta em minutos se o desenho não for complexo. Ainda vou fazer muitos dele.
14 comentários
Adoreiiiii! Já fazia algum tempo que queria testar uma receita dessas e acho que vou começar por essa =P
Amei,muito lindo!!! Vou me aventurar a fazer,achei um pouquinho difícil,executar o desenho,mas vou conseguir!!! Obrigado pelo seu carinho de ensinar essas gostosuras. Abraços!
Ola linda.. Vc é demais…
Tenho.uma.dúvida, é obrigatório o uso desse cremor de tártaro, pq eu queria testar a receita mais ano yenhonesse produto!
Obrigada, Deus abençoe
Dá sim, Flávia. O primeiro que fiz não precisou, ele aparece na receita para ajudar a não quebrar, para dar mais elasticidade à massa.
Use uma pitada de sal em vez disso.
Muito obrigada, Deus abençoe VC.. E que continue nos trazendo grandes novidades!!!
Você é demais!!! Uhuu
Angel, vc eh uma fofa! Qdo vc escreveu p n respirar morri de rir! E vamos falar a verdade, depois de todo o trabalho, toda falta de respiração, mini enfartos…eu n deixaria ninguém comer o meu coitado!!! Kkkkadivinha o q eu vou fazer no carnaval?????ele mesmo!!!beijo!!!
Nunca RI TANTO ao ler uma receita como essa do rocambole:
” Memória rocambolística “….” para que ele se acostume que é um rocambole “….kkkkk
Adorei as explicações humorísticas dessa receita.
Vc é uma fofa! Ameii….Ameiiiii ler sua receita (ri muito!!!!) vc explica tudo muito bem explicadinho!
Vou fazer!!!
Parabéns!
Obrigada, Rosana! Quando fizer volta aqui para dizer como ficou!
Com certeza!
“memória rocambólica” ? Kkk Amei! Valeu a receita e o humor. Lerei sempre o blog, nem q seja pra alegrar o dia ?
Obrigada pelo carinho, Denise 😀
GENTE, QUE FOFA VC, ALEM DAS DICAS UM SHOW DE SIMPATIA, FEZ MEU DIA BEM MELHOR! VOU TESTAR E SE SOBREVIVER DEPOIS DE TANTO RIR VOLTO PRA CONTAR!
uhuuu!!!!!!
Avisa se deu tudo certo, tá?