Seus cupcakes são todos iguais?

Seus cupcakes são todos iguais?

Outro dia, estava lanchando no Giraffas aqui perto e uma moça chegou perto de mim com um depósito cheio de cupcakes dizendo "oi, seu marido mandou eu vir aqui falar com você".

Sérgio já sabe para onde encaminhar qualquer pessoa que apareça perto dele vendendo doce. Pedi para dar uma olhada no produto e todos pareciam muito bons, mas não comprei nenhum. E o motivo? Todos levavam leite condensado, seja na cobertura, no recheio ou na massa.

Se você é novo por aqui pode não saber que sou intolerante a lactose. É a restrição alimentar da moda que causa ocupação garantida do banheiro a cada dose de laticínio ingerida. Quanto mais concentrado o leite, pior é a reação.

Como este lance de comida sem leite, sem ovos, sem glúten e sem um monte de coisa é relativamente recente, eu entendo a "falta de consideração" com esta minoria da cadeia alimentar. O meu problema aqui é com o uso de um ingrediente em todos os seus cupcakes. É disso que quero falar com vocês hoje.

Variedade

enhanced-buzz-7436-1380583112-2

Existem tantas receitas clássicas de bolo e/ou cupcake, várias com baixíssimo custo que são ideais para venda, como o de cenoura, chocolate vegano, etc. Encare o seu cardápio com um currículo das suas habilidades cupcaketícias.

Não dá pra cobrir todos os bolinhos com a mesma cobertura, não é? Sem falar que se você tiver pelo menos umas 5 opções, aumentam as chances de agradar os clientes.

Combinações de massa, recheio e cobertura

tumblr_m5o1kuass31qgf0w3o1_500

Se tá complicado variar na massa, varie no recheio e cobertura. Existem algumas coisas que todo mundo que faz cupcakes deve ter: uma massa básica de baunilha, uma de chocolate e uma de buttercream. Com elas você pode pirar! Frutas frescas na massa de baunilha, nozes na de chocolate, granulado/negresco no buttercream.

Só não faça como  padaria aqui perto, eles apenas variam na fruta que decora o bolinho.

Faça disso um tema

a-la-mode

Não me recordo direito, mas acho que metade (ou todos) que ela vendia eram de chocolate. Quer fazer apenas cupcakes de chocolate? Beleza, então jogue no seu depósito de cupcakes: red velvet, chocolate branco, negresco/oreo, chocolate com brigadeiro, nutella, brownie, prestígio, napolitano, chocolate com frutas vermelhas.

Aprenda com os grandes

Sprinkles-cupcakes

Por que lojas como a Sprinkles tem dezenas de sabores? Porque existe uma clientela para cada um deles. Eles usam e abusam de cupcakes sazonais e temáticos. Algumas lojas se organizam oferecendo alguns sabores apenas em alguns dias da semana.

Então é hora de ver se o que você está oferecendo aos seus clientes é realmente o melhor que você pode fazer. #PenseNisso

14 comentários em “Seus cupcakes são todos iguais?”

  1. Este é o meu caso minha massa base e coringa é a de chocolate super barata e vai apenas um ovo, mais sempre saio com tres sabores mais a massa é a mesma de chocolate mais dos tres eu mudo recheio cobertura e guarnição, sempre tem um toque pra diferenciar que chama atenção.

  2. Nossa, essa carapuça me serviu muito bem! Sabe qual é o problema? Não ou fã de doce+doce+doce! Acho que fica enjoativo e não tenho coragem de vender assim!

    Dai me restam 2 opções: amargos e azedinho. Com esse inverno, o azedinhos são menos pedidos (maracujá, limão...) e acabo usando muito chocolate meio amargo. Quase todos os sabores que tenho feito vão chocolate meio amargo (ou brigadeiro meio amargo). Claro que crio variedade em cima disso, mas ainda assim o chocolate está sempre lá!

    Como fugir disso sem deixar enjoativo? Quais outros recheios e coberturas usar pra quebrar o doce do cupcake?

  3. Andrea, clicando no meu nome você é redirecionado pra uma página do face... Se quiser me contatar por lá, podemos trocar umas receitas talvez!

    Abçs

  4. Gente, comigo é tudo diferente, ainda estou na fase dos testes e cliente é uma coisa bem distante pra mim! Por enquanto estou muito feliz fazendo cup para minhas próprias festas; finalmente me entendi com a pasta americana. Modéstia a parte tenho feito pequenas obras de arte, mas com pasta é assim: ganhamos na aparência e perdemos no sabor, pois deixamos de colocar uma cobertura gostosa.

  5. Nooossaaa!!! quanta coisa preciso aprender! No momento estou só estudando tudo sobre este mundo maravilhoso dos cupcakes! Pois pretendo entrar no ramo! Por enquanto só tenho a agradecer a este blog maravilhoso pelas dicas!

  6. Oi!! realmente, é assim mesmo!! apesar de os mais pedidos serem sempre os de chocolate, tenho no meu cardápio, massas de diversos sabores: baunilha, chocolate, coco, laranja, limão, red velvet, cenoura... recheios e coberturas de vários tipos e sabores tb... 🙂

  7. Bem, adoro cupcakes, e olhando outro dia, já testei algumas receitas e estão todas na lista do "the best", mas faço somente para mim e para presentear amigos, mas a cobertura, confesso que só faço "buttercream", claro que com variantes, não sei fazer o tal "merengue" que leva claras cozidas, até o momento não acertei, e como faço bem "buttercream" ele sempre é o eleito, e sempre, sempre recheio meu cups, pois cupcake sem recheio, para mim é "bolo ingles", estes que encontramos em padarias, super, atc.
    Abraços!

    • Raquel, vou confessar que eu já não curto tanto recheio...

      Mas falando em cobertura, você gosta do glacê real? Eu sempre jogo um limão para dar um azedinho. Aquela cobertura de cream cheese também é uma delícia, já testou?

    • Angel, conheço o glacê real, mas só para cobertura de "biscoitos", para cupcake ainda não ví, nem tentei, e o cream cheese, já fiz, creio que uma ou duas vezes, mas todas as vezes ficaram "moles", mesmo seguindo a receita, não consigo que fique em ponto para fazer as "voltinhas", e como o buttercream sempre fica ótimo, vou com ele.

      Abraços

  8. O segredo é não ter medo da inovação! Novidades são muito importantes... inicie minhas atividades não tem 3 meses, e já possuo clientes fieis, confesso que meus cupcakes não eram tão bonitos (como fotos de grandes cakerias), mas tinham sabor, fui aprendendo, fui recebendo críticas e inovando. Hoje possuo uma página no Facebook e Instagram com muitos seguidores, lá mostro minhas novidades, faço sorteios e o principal chamo o público a conhecer e provar essas delicias... A grande sacada desta semana sera minha website, será um espaço totalmente dedicado ao meu cliente, onde de forma prática e fácil, ele consiga fazer usas encomendas e acompanhar os produtos que eu ofereço e com opções de pagamento online! Devem estar se perguntando, quanto de capital eu devo ter para tudo isso!? Pessoas, eu iniciei com muito pouco, comprei o necessário e fiz o máximo com o que tinha, mas tarde peguei um empréstimo de R$2250,00 e montei um estoque muito grande, e comprei coisinhas mais para incrementar minhas vendas e deixar mais atraentes, pesquisas de valores de produtos também ajuda na economia... uma outra grande sacada é a divulgação, Facebook e Instagram são totalmente grátis, se você possui alguém que te ajude nisso, você não gastará nada com essa parte (tenho a sorte grande de ter meu namorando fazendo para mim, rsrsrs). Cartões de contato e Panfletos pesquisem na net, tem empresas muito boas que fazem trabalhos excelentes, não tenham medo disso (posso indicar).
    E não tenham medo de cobrar (valor) os teus cupcakes, se é um produto bom, com uma boa aparência e super saborosos você tem que cobrar por isso, hoje nada está barato. O cliente vai buscar a qualidade!
    Agradeço o espaço... teria muito a falar sobre minha experiencia, tentei ser breve!

Deixe um comentário