Gente, como é bom estar de volta! Que saudades de vocês… Muita coisa mudou por aqui e depois eu atualizo todos, amoriguetes. ?

Notei que vocês andam procurando muito por suspiros aqui no blog, então separei algumas dicas que encontrei lá nas InterWebz. Vamos lá?

Ovos

Suspiros perfeitos toda vez 2

Ingrediente básico, principal e essencial do suspiro. Preciso dizer que eles precisam ser de boa qualidade? Não, né?

A gordura está para o suspiro assim como Thanos está para os Vingadores. Um tequinho de gordura na tigela ou um pontinho de gema onde você está batendo o suspiro e as claras não crescem direito, o suspiro não incha no forno e a paz mundial já era.

A solução para isso é separar os ovos com bastante cuidado. Quebre os ovos um por vez em outro pote, veja se não tem gema, se está fresco e aí sim você pode jogar ele na tigela. Não sei quantas massas já perdi por jogar ovo podre direto na tigela ?.

Para evitar cascas no suspiro, quebre os ovos em uma superfície plana em vez de na borda da tigela. E também assim se evita que a casca fure a gema.

Ovos frios são mais fáceis de separar porque estão mais firmes, mas ovos em temperatura ambiente mantém mais a estrutura depois de batidos. Solução? Separar os ovos enquanto estão frios e esperar de 30 minutos a 1 hora para poder bater.

Equipamento

Suspiros perfeitos toda vez 3

Um truque que eu vejo vários youtubers de comida fazendo é limpar a tigela onde vão bater o suspiro com um pano ou papel-toalha levemente umedecido com vinagre (qualquer tipo) ou uma mistura de sal com limão. Isso ajuda a tirar qualquer gordura ou impureza.

A batedeira, colheres e quaisquer outros equipamentos usados devem estar secos e limpos. Se você tiver tigelas e materiais de metal ou vidro dê preferência a eles, pois o plástico tente a acumular gordura de usos anteriores.

Dica extra: tigelas de cobre causam uma reação (inserir ciência/física/química aqui rs) que deixam as claras mais fofas e mais estabilizadas.

Açúcar

Suspiros perfeitos toda vez 4

Como o açúcar dá estrutura pro suspiro, é ideal que ele dissolva bem fácil para que se misture de forma homogênea. Por isso, é indicado usar açúcar o mais fino possível, como o de confeiteiro. Se não tem por aí na sua região, bata o açúcar cristal em um processador de alimentos ou em um liquidificador até que fique quase como talco. O açúcar deve ser adicionado bem devagar e aos poucos (uma colher por vez) para não murchar a massa.

Um truque bacana é levar o açúcar ao forno (em forma forrada com papel-manteiga) para retirar qualquer umidade e deixar o suspiro ainda mais brilhante. Pré-aqueça o forno baixo por 5 minutos, depois deixe o açúcar por 7 minutos. Daí você já pode usar ele na temperatura em que estiver, sem precisar esfriar. (Dica do site Meringue Girls)

Cremor de tártaro

Suspiros perfeitos toda vez 5

Se você procurou receitas de suspiro pela Web, viu que algumas pedem por cremor de tártaro. Embora não seja obrigatório o uso, ele desencadeia uma reação química no suspiro (especialmente quando batido em tigela de cobre) que o deixa mais estável e menos provável que murche.

Se não tiver na sua cidade, dá para substituir a quantidade de cremor de tártaro pelo dobro em suco de limão. Se a receita pedir 1/4 colher de chá de cremor, você usará 1/2 colher de chá de suco de limão.

Batedeira

Suspiros perfeitos toda vez 6

Quanto mais potente a sua batedeira, mais estável seu suspiro será. Quanto mais “fios” o seu batedor tiver, mais fácil a batedeira incorpora ar à sua massa. Resumindo, se for bater à mão, use um batedor ou fouet com mais fios que achar.

Você deve bater a massa inicialmente em baixa velocidade com o cremor de tártaro e outros opcionais e só depois em velocidade alta até que esteja em ponto de pico firme (formar picos que não caiam nem dobrem quando você levantar o batedor) e com um certo brilho. Você tem que ser capaz de virar a tigela de cabeça pra baixo sem que a massa caia.

Deixe para adicionar corantes e extratos/essências assim que der o ponto de confeitar. Bata apenas o suficiente para a massa ficar homogênea novamente.

Saco de confeiteiro

Suspiros perfeitos toda vez 7

Na hora de botar a massa no saco e de apertá-la para botar os suspiros na forma, faça-o com delicadeza para manter o ar na massa. Tente deixar algum espaço entre a massa e o lugar onde você aperta.

Se o suspiro não fizer os picos, então você bateu demais a massa.

Forno

Suspiros perfeitos toda vez 8

O forno deve estar pré-aquecido e em baixa temperatura. Dependendo do seu forno, pode levar de 30 minutos a 1 hora. Se seu forno for meio louco como o meu, coloque-o na grade mais alta.

Tente usar sempre papel manteiga para evitar o contato direto com o calor da forma e também para facilitar na hora de remover o suspiro. Se ao tirar o suspiro, ele estiver grudando um pouco ainda no papel, ele ainda precisa de alguns minutos no forno.

Se você notar seu suspiro suando enquanto está no forno é porque a temperatura está muito baixa. Nestes casos, aumente a temperatura e diminua o tempo de forno.

Suspiro dourado

Suspiros perfeitos toda vez 9

Se você está fazendo o suspiro para cobrir alguma outra sobremesa ou quer dar um tom mais douradinho e crocante com um interior mais cremoso, você pode usar um maçarico culinário. Não é tão caro quanto eu pensei, eles estão disponíveis a partir de 50 reais a lata.

Como guardar suspiros

Suspiros perfeitos toda vez 10

Suspiros não gostam de umidade, então eles têm que ficar em um pote beeeeem fechado. Se por algum motivo eles começarem a suar ou ficarem moles, coloque-os por uns 10 minutos no forno baixo que eles tomam jeito e vergonha na cara de novo.

Se vocês tiverem alguma dica ou dúvida, deixem nos comentários, tá?

Categoria:

Dicas,

Atualizado em: 2 de janeiro de 2024

Marcado como: