Eu diria que 75% das vezes que vou para minha cozinha preparar algo com nome em outro idioma é por pura curiosidade. Adoro novidade, informações, tendências, dicas. Meu marido diz que sou como um computador que precisa ser constantemente alimentado com informações novas diariamente.

Infelizmente, meus filhos herdaram este gene. Foi a pedido destas duas cuequinhas que já fiz panqueca com xarope, cookies com gotas de chocolate, torta de maçã e outras receitas que estão aqui pelo blog. Porém, desta vez eu passei a semana assistindo vários programas (a maioria de comida), vendo vários filmes e toda hora os meus ancestrais sussurravam no meu ouvido “Peach Cobbler” (faça muito biquinho e diga pitchhhhh cóbler). 

2016-06-24 12.31.21

E vi um destes filmes alguém preparando esse tal de Peach Cobbler, que é um nome chique para torta de pêssego, e todo mundo elogiava. Fui procurar a receita e era tão ridícula de fácil que só na fiz no mesmo dia porque não tinha pêssego em casa.

Então, na próxima visita ao supermercado, enchi a cestinha de pêssegos e nectarinas. E meti a mão na massa assim que cheguei em casa e uns 45 minutos depois estava tudo pronto. Assim, pude provar a referida sobremesa.

Eu entendi. Aquela fruta suculenta na base num caldinho que é doce na medida certa, a massa que lembra um bolo meio biscoito fofinho e a camada de açúcar que dá uma crocantização (do verbo dar crocância) que complementa a receita a nível de gostosura e textura. “Sem or, me leva agora!”

Torta de pêssego, maçã, pera, banana ou do que você tiver aí... 2
Bom demais…

Pêssego é uma fruta que a gente só lembra que existe durante o natal, quando tudo mundo usa os de lata para enfeitar o peru ou a “ave” da sua preferência. Aqui no Nordeste, nunca fui na casa de alguém onde me ofereceram pêssego ou seus derivados (Suco Del Valle não conta).

Mas se você vem de uma linhagem de pessoas que têm pêssegos em casa, então use-os. Até os pêssegos-falsiane, as nectarinas, servem. Dois dias depois fiz a mesma receita com a fruta mais maravilhosa que há no planeta, a maçã. Superbo. Foi aí que a tigela sumiu e só a vi novamente quando minha mãe a levou pra cozinha – vazia – dizendo como tinha ficado bom.

A receita vai funcionar com bananas, morangos, abacaxis (minha próxima tentativa), peras, mangas, ameixas frescas, etc. Com frutas enlatadas, pule a primeira parte do forno, para que não fiquem muito moles. Tenho impressão que se botar tomate e cebola funciona também. #VaiQue…

E ainda tem como melhorar. Consuma ele ainda quente e com um sorvete de baunilha do lado. É como se alguém te apresentasse um Chris Hemsworth solteiro e completasse dizendo “… e ele está interessado em você”.

E a receita?

Torta de pêssego ou maçã, pera, banana, enfim, do que você tiver aí…

Torta de pêssego, maçã, pera, banana ou do que você tiver aí... 3

Base

  • 8 pêssegos frescos ((ou a fruta de sua escolha), descascados e fatiados)
  • 1/4 xícara de açúcar comum
  • 1/4 xícara de açúcar demerara ou mascavo
  • 1 pitada generosa de canela em pó
  • 1 pitada leve de noz moscada em pó
  • 1 colher (chá) de suco de limão
  • 2 colheres (chá) de amido de milho

Massa

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/4 xícara de açúcar comum
  • 1/4 xícara de açúcar demerara ou mascavo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 6 colheres (sopa) de manteiga sem sal fria (, cortada em cubos)
  • 1/4 xícara de água quente

Açúcar

  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de canela em pó

Base

  1. Pré-aqueça o forno em 180 graus.
  2. Misture o pêssego (ou a fruta escolhida) com os outros ingredientes misturando bem.
  3. Leve ao forno por 10 minutos.

Massa

  1. Enquanto isso, peneire e misture os outros ingredientes secos.
  2. Adicione a manteiga cortada em cubinhos e mexa até formar tipo uma farofa. Você pode usar um garfo, mixer ou processador de alimentos.
  3. Em seguida, junte a água quente e mexa. A massa fica bem densa.
  4. Tire os pêssegos do forno e jogue colheres da massa por cima.
  5. Depois, jogue a mistura do açúcar com a canela e leve novamente ao fogo até dourar, aprox. 30 minutos.

PS: Se andarem dizendo por aí que eu comi a de pêssego inteira sozinha semana passada de noite, enquanto assistia Orange is the new black direto da tigela é pura especulação, hein!

Categoria:

Receitas,

Atualizado em: 30 de junho de 2016