Tudo que você precisa saber sobre bicos russos (fotos, vídeos e links)


Tenho pensando nos meus dias de estudante de Psicologia ultimamente. É que na dentro da Gestalt tem a teoria da Figura e Fundo, que explica como mudamos o nosso foco de acordo com várias situações. No meu caso, desde que tomei conhecimento dos bicos russos, percebi que a Internetz foi invadida por eles. Estão nos grupos do Facebook, nos posts do Pinterest e nas fotos do Instagram.

E como a vida tem um senso de humor peculiar, todos os bicos que comprei para sorteio ou de presente já chegaram, menos os meus. : |

Então, vamos falar de tudo que não falei ainda para eu dar este assunto por encerrado e ir acabar de escrever o eboo… digo, o post de segunda-feira.

Afinal, quantos bicos são?

Ah, esta é pergunta que realmente importa. Aparentemente, se você enviar o formulário certo para o departamento correto, seu bico de confeitar pode entrar na categoria bico russo. Para começar, temos os 7 mais conhecidos (aproveitem e olhem as técnicas que são usadas no vídeo):

Link para compra no AliExpress – Kit com 7 bicos russos

Porém, contudo, todavia… os bicos de boneca, que são aqueles que fazem babados e já passaram aqui pelo blog, também são considerados “russos”.

Link para compra no AliExpress – Kit com 7 bicos de babado

E como o povo não cansa, tem ainda uns bicos-bola que também caem nessa “catiguria”.

Link para compra no AliExpress – Kit com bicos de babados

Pelo que vi estes são mais chatinhos para trabalhar ou a tiazinha do vídeo poderia ter usado uma cobertura melhor.

É tanta opção que já vi até kit com 48 bicos russos, mas que não incluem estes dois últimos tipos.

Com que cobertura funciona?

O que mais tenho visto é gente perguntando se isso funciona com chantininho. E metade diz que sim, metade diz que não. Eu digo que depende da sua receita. Para que as flores ou babados fiquem perfeitos, a cobertura tem que ser bem consistente, mas macia. Com buttercream eu sei que dá, temos várias receitas de buttercream aqui no blog.

Aí, vos trago a cobertura de buttercream de merengue italiano, que é a mesma cobertura que a Yolanda Gampp usa nas obras de arte que faz.

Algumas dicas sobre os bicos russos

Imprimir

Ingredientes

  • 1 1/4 xícara (500g) açúcar comum
  • 1/4 xícara (60ml) água
  • 1/2 xícara de claras de ovos (aprox. 3-4 ovos)
  • 1/2 colher (chá) cremor de tártaro (opcional)
  • 1 3/4 xícara (350g) de manteiga sem sal cortada em cubos
  • 1/2 colher (chá) extrato de baunilha

Instruções

  • Em uma panela, leve 1 xícara de açúcar e a água ao fogo médio até levantar fervura e reserve.
  • Bata as claras em neve até que formem picos e adicione o 1/4 do açúcar restante até que volte a formar picos.
  • Retorne a calda de açúcar para o fogo até que comece a formar bolhas grandes (120°C).
  • Com a batedeira sempre em velocidade alta, adicione toda a calda BEM devagar (deixe formar um fio).
  • Diminua a velocidade e deixe batendo até que a mistura esfrie.
  • Quando estiver em temperatura ambiente, adicione um pouco da manteiga por vez. Se parecer empelotado, continue batendo até que fique homogêneo.
  • Por fim, adicione a baunilha.
Rendimento: 4 xícaras

Notes

Você pode dar o sabor que quiser e também pode tingir este buttercream.
Para fazer de chocolate, adicione 140g de chocolate meio amargo.
Além de extratos/essências, dá para usar geleia de fruta (1/2 xícara).

Onde comprar

Como muita gente tem medo de comprar pela Internetz e mais ainda de comprar em sites como o AliExpress, fiz um tutorial sobre como comprar com cartão de crédito, boleto ou aquelas balinhas de morango.

Vale a pena comprar?

Os bicos vão chegar na sua casa, você vai automaticamente virar mestre confeiteiro e vai receber dez vezes mais pedidos? Penso que sim, acho que não ou quase isso.

SIm, os bicos são fáceis de usar, dão um efeito lindo no bolo ou no cupcake e você vai poder diversificar seu currículo. Eles vão agregar mais ainda se você usar as técnicas do primeiro vídeo, como cores dentro das flores, etc.

Já que todo confeiteiro, cachorro e papagaio está fazendo aquele bolo com cobertura de rosas, você vai poder ter um alternativa. E o momento para entrar em uma moda é quando todo mundo ainda está na outra.

Fonte: http://www.make-fabulous-cakes.com/russian-piping-tips-guide.html

Então, compre sim e use seus bicos básicos para fazer o resto do bolo. Ah, tem que ter as folhinhas das flores, né, povo? Na foto acima, do site Make Fabulous Cakes (vá lá visitar AGORA), ela diz que usa os bicos para fazer o “miolo” das flores. Não fica lindo?

Dúvidas, elogios, críticas ou devaneios?

Se ficou alguma dúvida, poste aí nos comentários. Ah, como a tia aqui já ensinou para achar muito vídeo procure no youtube por “Russian Tips”.

Inspiração

Fica aqui esta linda e breve galeria de bolos e cupcakes feitos com bicos russos para você se inspirar. Se você fizer algo, posta nos comentários para a gente ver, ok?

Quer ganhar dinheiro nas festas juninas com estas 60 receitas? Clique aqui para saber como!

10 comentários em “Tudo que você precisa saber sobre bicos russos (fotos, vídeos e links)”

  1. Estou bem interessada nesses bicos, mas eu queria ter uma aula prática, ou mesmo só de olhar, ao vivo e à cores, antes de comprar. Como diz minha neta, sou muito “muquirana” e tenho medo de gastar meu dinheirinho à toa. Vou comprar unzinho só, pra ver. Eles parecem mágicos!

    • Denyse como a moda tá pegando agora, sai procurando os grandes centros. Pelo Instagram vi que as Lojas Santo Antônio estão com algo neste sentido…

  2. Boa tarde comprei ja alguns bicos pela aliexpress dai então vai um bico russo que não sei se eu escolho errado ou eles mandaram errado pois bem não sei como usa lo ele e um que so tem três risquinho tipo meia lua alguém tem foto de como fica

Deixe um comentário