Um buttercream que não derrete

Esta semana, a Wilton fez uma sessão ao vivo no Facebook ensinando uma outra receita de buttercream que não derrete fácil. Não sei como é a temperatura onde vocês estão, mas aqui em São Luís - MA uma hora chove e na outra estou economizando gás, assando meus bolos na calçada.

Como eu sou uma confeiteira "médium" (sacaram o jogo de palavras, hein, hein, hein?), já sei o que vão perguntar nos comentários e vou me adiantando:

  • Sim, é gordura vegetal hidrogenada. Aquela mesmo que tem gordura trans, devasta florestas e mata bebês unicórnios. Dá pra usar tudo de manteiga, mas ela derrete muito mais fácil e o propósito do "à prova de calor" vai por água abaixo.
  • Dá para usar tudo de gordura vegetal. Aparentemente, sua cobertura vai resistir até aos olhos de calor do super-homem. Já me perguntaram se o gosto muda muito, fica um pouco diferente, mas fica bom e, se usar marca boa, não fica gosto de gordura na boca.
  • Se usar pó para merengue pode ser que precise adicionar mais açúcar.
  • É bom começar a fazer a receita em um ambiente fresco e deixá-la na geladeira até a hora do uso, assim você dificulta o trabalho do calor.
  • E o açúcar impalpável? O açúcar impalpável difere do açúcar de confeiteiro somente por ser mais fino e ter amido na composição. Dá para substituir na boa.
  • Dá pra manter na geladeira em depósito bem fechado por até uma semana. E congela bem por até 3 meses.

E qual o papel do amido nesta receita? Cientificamente falando, quando o calor vai fazendo tudo derreter, o "amigo" de milho é tipo aquele cara que fica jogando água pra fora da canoa que está afundando (absorvendo a umidade).

Já o pó para glacê real age como estabilizador da mistura. É como aquele amigo seu que fica tranquilo na hora do pânico dizendo que tá tudo certo e tudo vai ficar bem.

Mais um buttercream que não derrete no calor

Um buttercream que não derrete 1
Imprimir
4.2 from 5 votes
Author: Wilton

Ingredientes

  • 1/2 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1/2 xícara de gordura vegetal
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 4 xícaras de açúcar de confeiteiro
  • 3 colheres (sopa) de amido de milho (Maizena)
  • 5 colheres (chá) de pó para glacê real
  • 2 colheres (sopa) de leite

Instruções

  • Comece batendo a manteiga junto com a gordura vegetal com o batedor folha, de preferência.
  • Adicione a baunilha e bata até incorporar.
  • Misture o aúcar com o amido de milho e adicione uma xícara de açúcar por vez, raspando as laterais da tigela no meio do processo.
  • Misture o pó para glacê real com o leite e incorpore à massa, batendo bem em velocidade média.

Observações

Se você quiser ele mais consistente, adicione mais 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro.
Se quiser mais ralo (para fazer a camada de farelo, por exemplo), adicione mais 1 colher (sopa) de leite.
Se quiser que ele "seque" mais rápido, acrescente mais 1 colher (sopa) de pó para glacê real.
Você pode tingir normalmente.
Testou a nossa receita?Marque-nos nas redes sociais: @DoceblogBR ou #doceblogbr!

A Wilton tinha uma outra receita que em vez do amido de milho, levava farinha de trigo, mas a Vigilância Sanitária dos EUA passaram a não recomendar o consumo de farinha de trigo crua e eles alteraram a receita.

Temos aqui no blog outra receita de buttercream à prova de calor e umidade, mas que leva pó para chantilly.

Ontem fiz um red velvet, mas na hora da cobertura, por descuido, dobrei a quantidade de tudo menos do cream cheese da cobertura. Aí fiquei com uma cobertura líquida, misturei um chantilly, ficou muito gostoso, mas o bolo não pode sair da geladeira sem entrar em colapso.

Alguém aí tem dica de buttercream ou mesmo histórias de tragédia com ele?

32 comentários em “Um buttercream que não derrete”

  1. Era uma receita dessas que eu queria. Aqui no rio de Janeiro a mesma coisa frio/calor/chuva muda de uma hora para outra. Obrigado pela receita ja imprimi.

    Responder
  2. Puxa, Angel, odeio sentir amido na boca. Já desisti desse tipo de cobertura por causa dele. Se aparecer uma que não derrete e não leva amido/açúcar impalpável, poste a receita, por favor. Afinal, sou uma pessoa que acredita em milagres!

    Responder
  3. Tem razão Angel, nem quis saber da quantidade, eu vi amido e já fui logo rejeitando...Mas minha filha fez e disse que ficou com zero textura de talco. Me animei, vou testar também.

    Responder
  4. 5 stars
    Angélica sou fã do blog e das receitas e dicas e tudooo!! Acabei de descobrir que vc é de São Luís!! Que maravilha!! Agora sou fã em dobro. Sucesso!!

    Responder
  5. 1 star
    Eu testei a receita e realmente é a prova do calor.... ela não derrete pode fazer até de um dia para outro que ela ficará instável. ...
    mais o sabor é péssimo, o gosto da gordura vegetal permanece. ...para mim não deu....

    Responder
  6. Posso colocar corante alimentício ou chocolate branco fracionado, será que dá certo? Se sim, você poderia colocar as quantidades? Ahh, tem alguma forma de fazer esse creme sem batedeira?

    Responder
    • Rita, pode usar manteiga normal, mas vai estar mais propenso a derreter. A gordura vegetal geralmente fica perto das manteigas e margarinas.

Deixe um comentário