5 problemas com buttercream e como resolvê-los

Vejo muita gente falando de cobertura para cupcakes mas pouca usando o buttercream que é o escolha tradicional para esta função. Se bem preparada, fica uma delícia. Então, se você está tendo dificuldades, separei aqui os 5 problemas mais comuns com buttercream e soluções simples para cada um.

1 - Por que o meu buttercream parece talhar e fica oleoso?

2483685695_8272e3ea44_b

Buttercream, em português, é creme de manteiga. E quando você usa algo que não tenha o mesmo teor de gordura, ele se revolta e dá uma de adolescente emo, se recusando a se unir ao resto do creme. A solução para isso é fácil: fique longe de margarinas para buttercream. É muito mais fácil e prático usar outro tipo de cobertura, como ganache ou chantininho. Usar gordura vegetal hidrogenada também é uma solução comum.

2 - Por que o meu buttercream está muito líquido?

5970077221_eddcfa0e5a

Quando ele está na batedeira o seu BC (vamos abreviar para ficarmos mais íntimos) se comporta de um jeito, mas quando vai para cima do bolo ou cupcake ele começa a derreter? A culpa disto pode ser excesso de líquido ou umidade/calor. O BC tem que estar em uma consistência na qual seja possível espalhar ele sem se preocupar com ele caindo pelas laterais do bolo. Reveja a sua receita. Em muitos casos, adicionar mais açúcar resolve este problema. Se o problema for o calor, mantenha-o na geladeira até a hora de decorar.

3 - Por que meu buttercream está muito duro?

6c5ef9bf-65e6-480e-ba78-214c6d0f38a4

Na situação contrária, quando o BC está muito duro e quase impossível de confeitar, a culpa pode ser o excesso de açúcar ou a temperatura. Você pode tentar diluir a cobertura usando 1 colher (sopa) de leite por vez, sempre batendo. Se o BC estiver muito frio, leve à batedeira até que atinja a temperatura ambiente e a consistência desejada.

4 - Por que meu buttercream está com uma textura estranha?

buttercream-01

Das duas uma: ou você não bateu o suficiente para que a manteiga e o açúcar se encontrassem em harmonia gastronômica ou você usou algum açúcar "caroçudo". Na primeira hipótese, basta voltar para a sua querida batedeira e permitir que a união aconteça. Não tenha medo de bater demais o BC - ainda não vi isso de "bater demais o buttercream". Se o caso foi a segunda opção, então vá para o mercado e compre açúcar de confeiteiro ou o impalpável.

5 - Porque o meu buttercream está com gosto de manteiga?

butter-cream-icing-16468_l

Apesar de ser um creme de manteiga, o BC não deve ter gosto de manteiga. Acho que isso é um dos maiores motivos pelos quais as pessoas não gostam do BC. Para evitar aquele sabor residual e gorduroso, basta bater BEM a manteiga antes de adicionar o açúcar. Bata até que ela fique clara. Também procure usar manteiga de boa qualidade e em temperatura ambiente.

E aí, vocês tem mais alguma dúvida sobre buttercream? Já falamos sobre como deixá-lo mais branco e como fazer ele resistir ao calor. E tem bastante receita de vários sabores de buttercream aqui no blog.

30 comentários em “5 problemas com buttercream e como resolvê-los”

  1. ÊÊÊÊÊÊÊ!!!!! CHEGOU MEU KIT ULTRAFEST!!!!!!!!! O porteiro me entregou, eu fui andando e me sentindo a pessoa mais ultraimportante do condomínio, me senti também criança de novo, ganhando presente de Natal. Abri aquela caixona e encontrei uma ultramaravilhosa bolsa de cupcake, a maior surpresa! Muito obrigada a você, Angel e à Ultrafest. Ah, estou participando da organização de um chá de bebê para uma colega do trabalho e o presente chegou na hora certinha! Pessoa ultrafeliz agradece de novo. Beijos.

  2. Olá, vc indica alguma manteiga boa p fazer o buttercream? Eu ainda não acertei fazer. Tem uma loja de cupcake q eu sempre como q o buttercream é uma delicia, não tem gosto de manteiga.

    • Eu tenho usado aqui a Itambém, a Itacolomy, a Regina e Batavo, ou qualquer outra sem sal. Procure a versão sem sal das marcas mais conhecidas. Para sair aquele gosto de manteiga, você tem que bater bastante, até ela ficar bem clarinha.

  3. Olá Angel, estou começando a testar minhas habilidades com cupcake e tenho acompanhado seu blog. Mas estou com dificuldades para o buttercream, já fiz 3 vezes e sempre acontece a mesma coisa. Ele não fica consistente e sinto os granulos do açúcar. Utilizei o impalpavel. O que será que estou fazendo errado?

    • Cristiane, não tenha medo de bater a manteiga até que o açúcar se integre/dissolva. Eu uso aquele da União que não é impalpável e não dá pra sentir os grãos. Bata bem mesmo!

    • Talvez tenha sido a mistura do suco de limão com o cream cheese... Existem outras receitas de cheesecake que levam apenas o cream cheese e chantilly. Ficam mais suaves.

    • Rosana, pq vc adicionou creme de leite? A receita pedia? Com creme de leite fresco, eu sei que dá. Qual o tipo de creme de leite vc usou e em que momento da receita?

  4. Oi flor.
    A receita era torta alemã
    Coloquei na bateria uma manteiga sem sal em temperatura ambiente, e um copo de açúcar, bati bem até que ficou esbranquiçada e dobrou de volume ficou fofinho lindo perfeito,logo após acrescentei uma lata de creme de leite Nestlé sem soro liguei a batedeira novamente e deixei bater mas um pouco derepente o creme estava todo talhado não sei o que fiz errado,quando isso acontece como faço para resolver este problema sem ter que jogar tudo fora?
    Obrigada

    • Ah, então foi pq bateu demais. Na torta alemã, a gente bate só o suficiente pra misturar, senão o creme de leite em contato com a manteiga batida talha na hora. Para ficar bonito e bem estruturado infelizmente tem que começar de novo...

    • Você pode corrigir botando mais manteiga, um pouco de sal ou então bater com cream cheese ou creme para chantilly. Assim, ele dilui um pouco, mas mantem ainda a consistência, Mariana.

    • O buttercream italiano não fica tão doce quanto o buttercream comum, Suellen. Você pode tentar adicionar um pouco mais de açúcar ou saborizar com alguma essência ou extrato.

    • É o tempo de batimento sim, karine. Se bater muito a manteiga ele talha. E se estiver muito quente aí na sua região também.

Deixe um comentário