Por que os cupcakes afundam?

16
1293

É de doer o coração. Você jura que seguiu todas as instruções da receita, respeitou todas as medidas e, ainda assim, quando você retira os cupcakes do forno lá estão eles… mais apontando pro fundo da forma do que pro topo. Cupcake murcho é triste demais. Por isso, fui buscar algumas dicas sobre como isto acontece:

A mistura

A maior parte dos problemas com cupcakes murchos tem a ver com a mistura. Se não receberem a quantidade de ar suficiente, eles não crescem, mas se houver ar demais, eles crescem e despencam. Também vão afundar se os ovos não forem misturados com o creme de manteiga e açúcar (comum no preparo dos cupcakes) adequadamente.

É função dos ovos que criam uma emulsão com a gordura e o leite para criar uma massa com “liga”. Quando isto não ocorre, os ovos e o leite se separam resultando em uma massa que fica “solada” no meio.

Dicas preciosas sobre a função de cada ingrediente em uma receita no blog da querida Pamela Brandão.

Receita e proporções

cupcake-ingredientes

Muitas receitas são estruturadas muito mal e/ou contém erros e já minam seus esforços antes de você iniciar. O segredo para avaliar se uma receita vale o seu tempo e seus ingredientes é entender as proporções necessárias. Isto é mais fácil de fazer com receitas profissionais pois são dadas em peso e não em xícaras e colheres.

Por exemplo, em uma receita de bolo amenteigado (como a nossa receita básica de cupcake), a quantidade de açúcar (em peso) deve ser igual ou menor a de farinha; a gordura deve ser igual ou menor que os ovos e os ovos e leite juntos devem ser igual ao peso da farinha.

Líquido demais em uma receita também é uma causa comum de cupcakes solados e murchos.

Medidas e ingredientes

cupcakes-xicara-medidora

Quando uma receita está correta proporcionalmente, problemas de medidas ainda podem dar dor de cabeça. É bom ter sempre à mão as práticas xícaras e colheres medidoras e ter em mente algumas práticas:

  • Meça líquidos em uma superfície plana e não no ar, em cima da tigela da massa;
  • Não pegue a farinha direto do pacote com a xícara. Use uma colher e coloque na xícara e passe uma faca para nivelar a quantidade;
  • Xícaras e colheres não devem estar sujas ou acumular ingredientes no fundo para não comprometer a quantidade.

Líquido em excesso, farinha de menos, açúcar demais ou fermento de sobra podem fazer seus bolinhos despencar. Isso mesmo: fermento demais faz o bolo subir bem, mas depois ele afunda.

Dê uma olhada em nossa página de Pesos e medidas para entender melhor o que é uma xícara de trigo, leite, etc.

Preste atenção extra em receitas que pedirem medidas como “copos”, “colher pequena”, já que isto pode ser relativo.

O forno

cupcake-fornoSupondo que o problema não seja a sua receita e que tudo foi medido conforme solicitado e os ingredientes foram misturados do jeito certo, os cupcakes ainda tem de ir ao forno, não é? Se a temperatura estiver baixa demais, não crescerão direito e ficarão com o buraco no meio. Se estiver quente demais, crescem como uma montanha e depois desabam.

Também podem despencar se o forno receber uma “sacudida” ou se a porta for batida com força enquanto eles estão crescendo mais ainda não estabilizados. Cupcakes assados podem afundar no meio se forem tirados cedo demais do forno ou se forem forçados a esfriar rápido demais.

Aqui no blog, o primeiro passo das receitas é sempre ligar o forno em temperatura mínima antes de começar a receita, o que dá tempo dele esquentar em uma temperatura ideal para assar. Na maioria dos receitas, a temperatura recomendada é 180 graus. Não dá pra confiar no botão do seu forno, para saber a temperatura dele, é preciso ter um termômetro de forno.

Outros

Via de regra, a não ser que a receita solicite o contrário, os ingredientes devem estar à temperatura ambiente. Isto quer dizer que, por exemplo, a manteiga não deve estar derretida ou dura.  De resto, é cruzar os dedos e esperar que tudo dê certo!

Fonte (adaptado): Live Strong

Já conhece o Doce Clube?
Dicas e truques de cozinha, receitas da moda, produtos que facilitam a sua vida, cupons de descontos e promoções? Cadastre-se abaixo para receber um conteúdo TOP por email!
É grátis, não se preocupe.

16 COMENTÁRIOS

    • Com o de chocolate é mesmo mais comum, deve ser a proporção da gordura com os líquidos. Mas depois de pesquisar vi que no meu caso era o fermento.

  1. Olá, adorei as dicas, mas tem uma que você não publicou.
    Se ficar batendo muito a receita depois de acrescentar a farinha, o bolinho também pode murchar.Depois de acrescentado a farinha, deve-se mexer a receita somente até os ingredientes se misturarem.

  2. Fiz varias receitas que incluem alem do fermento , uma colher de café de bicarbonato de sodio .

    Todas as vezes , que desligamos o forno , o cupcake afundou . O de chocolote tambem e de baunilha tambem , a receita foi do site TuDO GOSTOSO , e as medidas foram feitas com colheres e xicaras .
    Otimo o seu blog , adorei ….envie dicas …

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here