Afinal, é trufa, trufado ou bombom recheado?

Afinal, é trufa, trufado ou bombom recheado?

Há um tempo atrás, levei para Recife alguns bombons recheados típicos daqui. Os meus favoritos são do Bombons da Terra porque além dos recheios tradicionais de cupuaçu, morango e bacuri, vem uma camada generosa de brigadeiro branco que os concorrentes não colocam.

Quando minha cunhada os chamou de trufa, achei estranho. Para mim, trufa era outra coisa. Hoje, é dia de esclarecer o que é trufa, o que é trufa de chocolate e o que esse tal de trufado que aparece em tudo que é doce hoje.

Trufas e Trufas...

Antes de adentramos o maravilhoso mundo calórico e delicioso dos chocolates, é preciso deixar claro que estamos falando de trufas doces.

Afinal, é trufa, trufado ou bombom recheado? 1
E isso também é trufa...

A explicação é necessária porque trufa é também o nome de um fungo que fica enterrado a 20cm da superfície e é considerada o caviar da floresta. Na Europa, o quilo dela chega a ser vendida por mil Euros.

Afinal, o que é trufa de chocolate?

Afinal, é trufa, trufado ou bombom recheado? 2
Isso é uma trufa...

Gente, apesar do termo já ter virado sinônimo de bombom recheado ou até mesmo do recheio, trufa (o doce) é uma mistura de chocolate nobre (branco, amargo, ao leite ou meio amargo), creme de leite fresco e, opcionalmente, conhaque ou outra bebida.

Ué, isso não é uma ganache? Na "tchiuria", sim. É uma ganache que vai ser enrolada em formato de bolinhas depois que endurecer. Pode ainda levar um "banho" de chocolate por cima. Tradicionalmente, ela é passada em cacau em pó. Além disso, o resultado final pode ser usado como como recheio de outra coisa.

Receita

A proporção da ganache é de 2 pra 1 (chocolate - creme), ou seja, para cada 2 partes de chocolate, use 1 de creme de leite fresco com 35% de gordura (aquele que bate chantilly). Ex: 200g de chocolate + 100g de creme de leite.

É trufa ou é bombom de chocolate?

Afinal, é trufa, trufado ou bombom recheado? 3
Fonte: http://writtenreality.com/cappuccino-truffles/

Para ser chamado de trufa de chocolate, tem que haver a tal mistura de chocolate com creme de leite no mínimo. Ela pode ser na forma de um bombom maciço ou conter outro recheio além da trufa que o envolve.

Afinal, é trufa, trufado ou bombom recheado? 4
Fonte: http://thecakeblog.com/2017/02/chocolate-truffle-cake.html

Para levar o adjetivo "trufado", basta ter trufa no recheio, cobertura ou em algum ponto do bombom/doce. Logo um bolo de chocolate com trufa de maracujá teria um recheio de ganache branca com extrato/essência/suco de maracujá. E um bombom trufado de brigadeiro ou trufa de brigadeiro deve ter a ganache + o brigadeiro, senão é apenas um bombom de chocolate com brigadeiro.

Afinal, é trufa, trufado ou bombom recheado? 5
Fonte: https://receitassaborosas.com.br/bombons-de-uva-e-morango-super-faceis-de-fazer-veja-a-receita-passo-a-passo/

Todo o resto é bombom recheado. Não importa se o seu bombom de chocolate tem uma camada generosa de brigadeiro ou de outra coisa.

E aí, vocês estavam sabendo desta diferença? Você vende trufa ou bombom recheado agora?

7 comentários em “Afinal, é trufa, trufado ou bombom recheado?”

  1. Pingback: 10 ideias de doces para o Dia das Bruxas · Doce Blog

Deixe um comentário