Cupcakes do mesmo tamanho
Acho que nunca contei aqui como entrei no mundo dos cupcakes… Então, deixa eu explicar rapidinho:
Vejam vocês que desde pequena eu sou louca por um bolinho chamado aqui de “mãe benta” (<==o gostosão da foto ao lado) – em alguns lugares o chamam de bolo de bacia. É um bolo simples com açúcar, leite, ovos e leite em pó sem cobertura, mas muito delicioso. Sempre compro no supermercado ou na padaria. Enfim, procurei tanto e nunca achei “a receita”.
E onde eu procurava por bolo de bacia/mãe benta eu achava referências do tipo “primo pobre do cupcake”, aí fui procurar mais sobre cupcake e o resto vocês já sabem.
Mas estou fazendo este momento “senta que lá vem a história” para vocês entenderem que eu não tinha material de cupcake no começo, apenas formas de quindim e as forminhas de papel. E aqui em São Luís City há alguns anos atrás era complicado achar material para cupcake.
Cupcakes do mesmo tamanho
Isto posto, eu despejava a massa nas forminhas no olhômetro e, claro, o resultado era variável. Como os bolinhos eram para consumo pessoal e familiar ninguém se importava. Mas quando alguns amigos começaram a pedir para alguns eventos, eu tinha que dar um jeito de deixar eles todos do mesmo tamanho. E vamos aos resultados:
- E quem diria que a xícara medidora de 1/4 de xícara é perfeita para um cupcake tamanho normal? Pegue a massa, nivele com uma faca, despeje na forminha e pronto.
- Depois de muito tempo usando a xícara, encontrei em um dos meus blogs preferidos, My baking addiction, a dica da colher de sorvete* que a gente vê o tempo todo no Guerra dos cupcakes. É o que sempre uso.
- Para os profissionais, talvez a melhor solução seja pesar individualmente cada forminha de papel com a massa. Vi esta dica hoje e isto nunca tinha me ocorrido.
*Parece haver vários tamanhos de colher de sorvete. A ideal é aquela colher que é meia esfera e tem o mecanismo para ajudar a soltar a boal de sorvete. A minha é da Casita, tem 23 cm de comprimento e a “bola” em 6cm de largura. Ele custou algo em torno dos 30 reais. Olha ele aí:
Tabela de cupcakes
A tabela abaixo eu achei no site da Wilton e é ótima para se ter sempre à mão:
| Tamanho | Quantidade de massa | Temperatura | Tempo de cozimento |
| Cupcakes padrão | 1/4 – 1/3 de xícara | 180° | 18-20 minutos |
| Mini-cupcakes | 1 colher de sopa bem cheia | 180° | 8-10 minutos |
| Cupcakes king size | Pouco menos de 1 xícara | 180° | 24-26 minutos |
De resto, é ter bom senso, gente. Se a massa tiver frutas, diminua um pouco a quantidade de massa.
Fique de olho: algumas forminhas de papel são mais baixas ou mais altas que outras. Por isso seu cupcake pode transbordar ou ficar mais baixo com a mesma quantidade de massa que você sempre usa.



Será q a maker britania 1; 2 ou 3 é boa pra fazer cupcakes; pelo q pesquisei é bem usada mas só tem mini cupcake
Poderia falar algo do tipo?
Se não me engano, Mayara, o modelo mais novo já faz em tamanho normal. Mas seria mais vantajoso investir em uma forma de cupcakes pelo preço…