Cupcakes do mesmo tamanho

Cupcakes do mesmo tamanho

100926125706_06092010_051713_DSC_4931Acho que nunca contei aqui como entrei no mundo dos cupcakes... Então, deixa eu explicar rapidinho:

Vejam vocês que desde pequena eu sou louca por um bolinho chamado aqui de "mãe benta" (<==o gostosão da foto ao lado) - em alguns lugares o chamam de bolo de bacia. É um bolo simples com açúcar, leite, ovos e leite em pó sem cobertura, mas muito delicioso. Sempre compro no supermercado ou na padaria. Enfim, procurei tanto e nunca achei "a receita".

E onde eu procurava por bolo de bacia/mãe benta eu achava referências do tipo "primo pobre do cupcake", aí fui procurar mais sobre cupcake e o resto vocês já sabem.

Mas estou fazendo este momento "senta que lá vem a história" para vocês entenderem que eu não tinha material de cupcake no começo, apenas formas de quindim e as forminhas de papel. E aqui em São Luís City há alguns anos atrás era complicado achar material para cupcake.

bake-and-decorate-img

Cupcakes do mesmo tamanho

Isto posto, eu despejava a massa nas forminhas no olhômetro e, claro, o resultado era variável. Como os bolinhos eram para consumo pessoal e familiar ninguém se importava. Mas quando alguns amigos começaram a pedir para alguns eventos, eu tinha que dar um jeito de deixar eles todos do mesmo tamanho. E vamos aos resultados:

  • E quem diria que a xícara medidora de 1/4 de xícara é perfeita para um cupcake tamanho normal? Pegue a massa, nivele com uma faca, despeje na forminha e pronto.
  • Depois de muito tempo usando a xícara, encontrei em um dos meus blogs preferidos, My baking addiction, a dica da colher de sorvete* que a gente vê o tempo todo no Guerra dos cupcakes. É o que sempre uso.
  • Para os profissionais, talvez a melhor solução seja pesar individualmente cada forminha de papel com a massa. Vi esta dica hoje e isto nunca tinha me ocorrido.

*Parece haver vários tamanhos de colher de sorvete. A ideal é aquela colher que é meia esfera e tem o mecanismo para ajudar a soltar a boal de sorvete. A minha é da Casita, tem 23 cm de comprimento e a "bola" em 6cm de largura. Ele custou algo em torno dos 30 reais. Olha ele aí:

colher-de-sorvete-extrator-de-bolas-em-metal-casita-46659_MLB-O-162886885_4035

Tabela de cupcakes

A tabela abaixo eu achei no site da Wilton e é ótima para se ter sempre à mão:

TamanhoQuantidade de massaTemperaturaTempo de cozimento
Cupcakes padrão1/4 – 1/3 de xícara180°18-20 minutos
Mini-cupcakes1 colher de sopa bem cheia180°8-10 minutos
Cupcakes king sizePouco menos de 1 xícara180°24-26 minutos

De resto, é ter bom senso, gente. Se a massa tiver frutas, diminua um pouco a quantidade de massa.

Fique de olho: algumas forminhas de papel são mais baixas ou mais altas que outras. Por isso seu cupcake pode transbordar ou ficar mais baixo com a mesma quantidade de massa que você sempre usa.

41 comentários em “Cupcakes do mesmo tamanho”

    • Ola estou com dificuldades para comprar forma cupcake médio alguem pode me ajudar
      Altura Da Cavidade: 3 cm
      Diâmetro Da Cavidade Superior: 7 cm
      Diâmetro Da Cavidade Inferior: 7 cm
      essa e a medida certo

    • Ola estou com dificuldades para comprar forma cupcake médio alguem pode me ajudar
      Altura Da Cavidade: 3 cm
      Diâmetro Da Cavidade Superior: 7 cm
      Diâmetro Da Cavidade Inferior: 7 cm
      essa e a medida certo

  1. Sempre vejo dessas colheres ai na guerra do cupcake, mas ainda não comprei pq não achei. Moro na região norte do pais, então ja viu né?!! Mas vou comprar pela net. Por enquanto uso o olhometro mesmo, kkkk
    Adorei o post.
    Bjusss

    • Carol, achei no Cantinho Doce (R. de Santana) e na Alimentar (Cajazeiras).
      Mas comprei também pela Barra Doce, mesmo com frete, saía mais barato.

    • Eu também achei no Cantinho doce e uma só na LeBiscuit, mas na barra doce o tempo de entrega é longo?
      Obrigada 🙂

    • Ola estou com dificuldades para comprar forma cupcake médio alguem pode me ajudar
      Altura Da Cavidade: 3 cm
      Diâmetro Da Cavidade Superior: 7 cm
      Diâmetro Da Cavidade Inferior: 7 cm
      essa e a medida certo

  2. Oi como vai?

    Seu blog é tudo de bom.
    Uma dúvida, qd vc diz colher d sopa bem cheia p mini cupcake, vc ta falando da colher medidora ou da colher convencional de casa?

    • Sempre a colher medidora, Gislene. Aqui em casa tem colher de "sopa" de todos os tamanhos. Então é sempre bom usar as medidoras.

  3. Olá, Angel!

    Estou iniciando neste negócio e fazendo em paralelo com o trabalho. Adorei a dica dos tamanhos!! E vi também que o forno interfere demaaaais!! No da minha mãe ficam perfeitos, com domo em 15 min! No meu, retinho em 25 min no mínimo! rs. Você tem alguma orientação em como deixá-los sempre com o "domo" arredondado, para cobrir com a pasta americana, e como dar o acabamento arredondado nas bordas, perto das forminhas? Perdão pela pergunta longa...rs. Um beijo e muito obrigada!!

  4. Bom dia,
    Tenho enorme dificuldade para acertar o tamanho do cupcake, começamos a pouco a produzir e decorar. Utilizamos quase sempre o numero 2, por causa do custo, porém para acertar a medida é uma dificuldade que só.
    Geralmente compramos o pacote com bolo pronto e não utilizo a margarina, será que com ela o bolo ficara mais cremoso e ficará mais facil de ver a medida certa?

    • Angel Costa,
      Sim utilizamos a forminha nº 2 . Não nunca usei essa xicara, vou ter que adquirir, como poderia deixar a massa mais cremosa, pois tenho visto alguns videos e a maioria é feia com massa mais cremosa.

  5. Vou fazer os cupcakes do chá de fralda da minha filha domingo agora,estou vendo videos,tudo que se tem em relação ao preparo de cupcake,mas volta e meia vejo algo novo ou seja socorro.Comprei a maquina para cupcake da britania,atende mas para mini cupcake,comprei formas de silicone para cupcake,porém as forminhas de papel próprias para cupcake ficam muito maiores,ou seja na hora que começar crescer podem abrir ficar feio,me ajude...

  6. Oii, acabei de conhecer o teu blog. E adorei !!! Ja anotei tudo o que eu queria :). E gostei de ver que vc responde todos os comentarios. Otimo blog , parabens !!!

  7. Mulheeeeeeeer, vc caiu do céu!!! Tô devorando seu blog e suas dicas. Sempre me incentivam a botar meus cupcakes pra verder, mas não acho que valham tanto assim e tenho dificuldades em interagir com as pessoas, quem dirá vender.
    Mas não custa tentar, não é mesmo?
    Parabéns pelo trabalho e sucesso!!! :*

    • Obrigada pelo carinho, Juliana 😀
      Se o pessoal incentiva é porque deve ser bom. Tenta oferecer para amigos e familiares primeiro, para ir pegando o jeito e treinando para clientes maiores.

  8. Olá, eu uso a colher de sorvete, nivelo e tudo mais, mas mesmo assim, noto que alguns são diferentes dos outros, uns ficam arredondados altos e outros nem tanto. pode ser a forma de fermentação?

    • Pela minha pouca experiência, isso acontece por conta da distribuição do calor no forno. Eu coloco a forma de cupcakes na vertical e nunca atravessada. Quando boto duas formas, eu noto a diferença de tamanho.

    • Se não me engano, Mayara, o modelo mais novo já faz em tamanho normal. Mas seria mais vantajoso investir em uma forma de cupcakes pelo preço...

Deixe um comentário