Na maioria das vezes, quando pensamos em cobertura, o que vem à cabeça é algo doce, liso e fácil de espalhar por cima de um bolo ou cupcake. Embora existam coberturas mais líquidas, como caldas, glacês, os cupcakes quase sempre levam aquelas mais consistentes. A consistência da cobertura vai depender do tipo de cobertura que você está fazendo. As que levam cream cheese são mais suaves que os buttercreams, por exemplo. Já os merengues são mais leves que os de cream cheese ou buttercreams. Mas não importa o tipo de cobertura, é sempre uma dor de cabeça quando ela não sai com a consistência que você esperava. E isto pode ser resultado de vários fatores, dos ingredientes ao tempo. Então, vamos ver algumas dicas para deixar as coberturas no ponto certo de confeitar os cupcakes:

Buttercream

Este é o rei das reclamações aqui no blog. E a culpa é quase sempre do excesso de ingredientes líquidos. Para engrossar o moço, acrescente açúcar de confeiteiro aos poucos. Um pouco de amido de milho também pdoe ajudar, mas qualquer coisa acima de 1 colher de sopa vai dar um gosto de mingau à sua cobertura. A manteiga também não pode estar muito mole.

Buttercream/Merengue italiano

O problema aqui é a manteiga mole demais para um merengue muito quente. Enquanto estiver batendo, adicione manteiga um pouco mais fria para resfriar a mistura e permitir que ela engrosse.

Cream Cheese

cinnamonrolls7 Se está muito líquido é bem provável que você tenha batido demais. É possível engrossá-lo adicionando mais açúcar de confeiteiro ou mesmo adicionando manteiga amolecida (não derretida) com açúcar, já que a manteiga resulta em uma consistência mais firme que o cream cheese.

Chantilly

how-to-make-whipped-cream-frosting-3.WidePlayer O creme de leite ou a mistura pronta deve estar bem gelada antes que você comece a bater. Se estiver mole demais, leve à geladeira até ficar bem frio. Você pode adicionar de 1 a 2 colheres de amido de milho para dar um pouco mais de estabilidade.

Glacê real

Royal Icing for Cookies - Tastes Good Se você estiver usando mistura pronta para o glacê, a culpa é do excesso de líquido, em geral água. Diminua os líquidos e acrescente mais pó até atingir o ponto desejado. Se usar apenas claras e açúcar, o problema pode estar na proporção, e mais açúcar aos poucos deve deixar a cobertura no ponto certo. Em geral, ao fazer coberturas, acrescente os ingredientes aos poucos e que eles estejam na temperatura recomendada pela receita.
Share post with: