Dicas de como deixar a cobertura mais consistente

41
19643

Na maioria das vezes, quando pensamos em cobertura, o que vem à cabeça é algo doce, liso e fácil de espalhar por cima de um bolo ou cupcake. Embora existam coberturas mais líquidas, como caldas, glacês, os cupcakes quase sempre levam aquelas mais consistentes.

A consistência da cobertura vai depender do tipo de cobertura que você está fazendo. As que levam cream cheese são mais suaves que os buttercreams, por exemplo. Já os merengues são mais leves que os de cream cheese ou buttercreams. Mas não importa o tipo de cobertura, é sempre uma dor de cabeça quando ela não sai com a consistência que você esperava.

E isto pode ser resultado de vários fatores, dos ingredientes ao tempo. Então, vamos ver algumas dicas para deixar as coberturas no ponto certo de confeitar os cupcakes:

Buttercream

Butter-Cream-Frosting

Este é o rei das reclamações aqui no blog. E a culpa é quase sempre do excesso de ingredientes líquidos. Para engrossar o moço, acrescente açúcar de confeiteiro aos poucos. Um pouco de amido de milho também pdoe ajudar, mas qualquer coisa acima de 1 colher de sopa vai dar um gosto de mingau à sua cobertura. A manteiga também não pode estar muito mole.

Buttercream/Merengue italiano

dsc_0050

O problema aqui é a manteiga mole demais para um merengue muito quente. Enquanto estiver batendo, adicione manteiga um pouco mais fria para resfriar a mistura e permitir que ela engrosse.

Cream Cheese

cinnamonrolls7

Se está muito líquido é bem provável que você tenha batido demais. É possível engrossá-lo adicionando mais açúcar de confeiteiro ou mesmo adicionando manteiga amolecida (não derretida) com açúcar, já que a manteiga resulta em uma consistência mais firme que o cream cheese.

Chantilly

how-to-make-whipped-cream-frosting-3.WidePlayer

O creme de leite ou a mistura pronta deve estar bem gelada antes que você comece a bater. Se estiver mole demais, leve à geladeira até ficar bem frio. Você pode adicionar de 1 a 2 colheres de amido de milho para dar um pouco mais de estabilidade.

Glacê real

Royal Icing for Cookies - Tastes Good

Se você estiver usando mistura pronta para o glacê, a culpa é do excesso de líquido, em geral água. Diminua os líquidos e acrescente mais pó até atingir o ponto desejado. Se usar apenas claras e açúcar, o problema pode estar na proporção, e mais açúcar aos poucos deve deixar a cobertura no ponto certo.

Em geral, ao fazer coberturas, acrescente os ingredientes aos poucos e que eles estejam na temperatura recomendada pela receita.

41 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde Angel…

    Olha eu aqui outra vez… sahudhasuhduashud
    Na hr q vc comenta sobre o Buttercream/Merengue italiano, fiquei na dúvida… Toda receita que achei sobre Merengue Italiano, NÃO vai a manteiga, que é a base do Buttercream. Tem como vc passar a receita de Merengue italiano que vc utiliza/já utilizou????

    Parabéns mais uma vez pelos seus posts, está de parabéns

  2. obrigada pelo post está muito bom. Vc merece todo o sucesso q. tem e q.vier a ter nesta área pois no dá informações preciosas. Espero o post sobre a pergunta do Eduardo: ‘manteiga no merengue italiano’ . Se puder enviar ao meu email, agradeço. À propósito, agora estou recebendo corretamente tudo q.me envia. Obrigada,mais uma vez!

  3. O único desses que eu acerto o ponto é o buttercream, só que se eu fizer somente de buttercream fica enjoativo e caro! Hoje testei e fiz o merengue suíço, não sei se foi erro meu ou se foi o calor! Ele estava querendo derreter! Neste caso eu posso adicionar gelatina incolor? Ou ate em outra cobertura posso colocar se eu for ver que não vai ficar tao durinha?

  4. Angel adorei as dicas, mas tenho uma dúvida na consistencia das coberturas. Eu uso emulsificante nas receitas de buttercream. Está correto ou não?

  5. Boa tarde, fiz cobertura de marsemellow no dia antes de usar, coloquei no frigorifico tapado com pelicula, qd fui para usar bati novamente e ja nao endureceu, o que aconteceu, haveria maneira de voltar a po-la no ponto?

  6. boa tarde, fiz um recheio de leite ninho, era para ficar mais consistente porem ficou mole, como faço para endurecer e não perder os ingredientes?obrigado.

  7. Olá! Tem como fazer creme de manteiga com margarina? Sei que a pergunta soa meio boba mas é que eu preciso que a receita saia mais barata mesmo, aqui a manteiga é muito cara. Acredito que não ficaria tão consistente, mas não teria algo para adicionar, tipo mais açúcar ou leite em pó ou algo assim? Agradeço desde já!

    • Olha, Carla, até dá, mas o gosto da margarina é um pouco mais forte. Para dar consistência, eu usaria mais açúcar/leite ninho sim e diminuiria a margarina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here