Forma escura ou clara? Qual a diferença?

4
182

A primeira forma de cupcake que comprei foi uma da Meister pelo site da Barra Doce. Antes disso, eu usava aqueles copinhos de alumínio para quindim ou petit gateau para fazer cupcakes.

meister-cupcakes

Depois dela, comprei mais duas formas de alumínio. Também tenho mais 2 para mini-cupcakes e 1 de mini-rosquinhas. Agora que todos fomos apresentados, vamos observar algumas coisas…

Sábado à noite fiz cupcakes de sonho de valsa, uma receita que estava martelando na cabeça há semanas, e a receita rendeu 16 cupcakes. Uma dúzia para a forminha de alumínio e 4 para a forma escura.

Peguei uma imagem da net para ilustrar porque não sabia que isso ia virar post 🙂

formas-diferencas

Imaginem o seguinte:

  • A forma da direita, com as setas amarelas, era a de alumínio;
  • A da esquerda era a forma escura, que tinha apenas 4 cupcakes;

O resultado foi este:

2015-10-03 19.39.26

Estudo sobre o efeito do material e/ou cor da assadeira na cor e cozimento do cupcake

Para conhecimento geral, usei massa pronta de baunilha, a da Yoki Betty Crocker. As formas foram colocadas e tiradas do forno ao mesmo tempo. O forno estava no mínimo durante 25 minutos – 175 graus.

A forma de alumínio

Os três cupcakes de baixo estavam na forma de alumínio. Vejam que ficaram bem clarinhos. Mas tem um porém, um entretanto, um mas.

Olhem para os cupcakes da linha do meio, menos o da direita, ou seja, olhem para os dois primeiros cupcakes da linha do meio. Eles estavam do lado esquerdo da assadeira, bem pertinho da forma escura. Eles ficaram mais “coradinhos”. É como a gente ir à praia, só ficar embaixo do guarda-sol e ainda sim ficar meio vermelhinha. *São os com seta amarela na imagem lá em cima.

A forma escura

Os três cupcakes da linha de cima são todos da forma escura. Deu pra notar que ficaram mais bonitos, né? Aquela coisa bronzeada, com o topo arrendondado nas bordas, sem a aparência murcha dos outros.

No fundo não queimou e a casquinha não ficou grossa. Atribuo isso à massa que é super fofinha. Vejam o resultado abaixo.

Conclusão

É óbvio que a forma escura retém bastante calor. Quando quero a massa bem branquinha no fundo, tenho que encaixar uma assadeira dentro da outra.

Minha mãe sempre pré-aquece o forno no máximo e deixa o forno à toda quando coloca o bolo. O resultado são bolos com a casca grossa (mas gostosos, viu, mãe?), com o topo bem alto e com um belo tom dourado por fora. Penso que é o mesmo efeito em escala menor com os cupcakes na forma escura. Observem que até a cor do topo do cupcake muda.

Então, se eu cupcake fica murcho ou queima no fundo, a sua assadeira (cor e material) pode ter culpa no cartório. A solução é regular o forno para cada situação.

Obs: A forma da Meister, a escura, é de aço enquanto as claras geralmente são de alumínio. Existem também as de silicone, porcelana/cerâmica, etc.

4 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo post Angel!

    Nossa primeira “assadeira” tbm foram as forminhas individuais em cima daquelas assadeiras fininhas, depois compramos uma assadeira horrível, e logo compramos outras cada vez melhores!

    Hoje temos 2 assadeiras Wilton (prata) e 2 Wilton mini (preta) + 2 normais de alumínio e 2 mini de alumínio! Não sinto tanta diferença no bronzeamento da massa, e sim no formato.

    Li em algum lugar pelas Internets que o ideal é colocar o bolo pra assar numa temperatura um pouco mais alta, e assim que fechar o forno regular para a temperatura ideal, dessa maneira o ato de abrir o forno e colocar as formas não baixarão tanto a temperatura que irá demorar para retomar a ideal, pelo contrário, ela ainda terá de baixar pra chegar na ideal!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here