Cupcakes: história, receita e muffins

Cupcakes: história, receita e muffins

Os cupcakes estão na moda já há alguns anos, não é mesmo? Há quem diga que eles voltaram por conta da aparição do aclamado seriado da HBO, Sex and the City. O que importa é que eles são um sucesso agora no mundo todo.

cupcake jardimEles estão em todos os lugares: shoppings, padarias, supermercados, programas de televisão. Eles até têm tomado o lugar do bolo nas comemorações! Então, este blog inteiramente é dedicado a eles. Vamos trazer receitas, fotos, ideias, insipiração, dicas de produtos e tudo relacionado a estes bolinhos maravilhosos.

Afinal, o que é um cupcake?

Cupcakes: história, receita e muffins 1

Os cupcakes também são conhecidos como bolinhos de fada ou bolo de caneca e são pequenos bolos com o intuito de servir uma única pessoa. Eles geralmente são assados em forminhas de papel ou de alumínio e são bem decorados com glacê ou outro tipo de cobertura.

História

Cupcakes: história, receita e muffins 2 A primeira vez que se ouviu falar em algo parecido com o cupcake foi em 1796, em uma receita que pedia que um bolo fosse assado em xícaras pequenas, no livro American Cookery de Amelia Simms. Em 1828, o termo cupcake foi usado no livro 75 receipts for pastry, cakes and sweetmeats de Eliza Leslie.

No início do século 19, usava-se o nome cupcake em duas situações:

  • Antes da existências das fôrmas para cupcakes, os bolos eram realmente assados em canecas/xícaras;
  • O outro uso do nome cupcake refere-se a bolos cujos ingredientes eram medidos usando uma xícara, em vez de serem pesados.

Já no começo do século 21, uma tendência em lojas de cupcakes foi observada nos Estados Unidos. Algumas lojas, como a Magnolia Bakery, ganharam notoriedade ao aparecer em Sex and the City. Hoje em dia, há toda uma indústria voltada para eles.

Receitas

Cupcakes: história, receita e muffins 3

Uma receita padrão tem como base manteiga, açúcar, ovos e farinha. As variações ficam por conta do sabor da massa, do recheio e da cobertura. Quase toda receita de bolo pode ser usada para fazer um cupcake. Por conta do tamanho, assam bem mais rápido que um bolo comum.

O cupcake mais popular é o de baunilha com a cobertura de buttercream (leva manteiga e açúcar). Nos próximos posts, indicaremos uma receita básica com a qual você vai poder trabalhar (e fazer variações em cima dela).

Muffins x Cupcakes

Afinal, qual a diferença entre muffins e cupcakes? Segundo o Cupcake take the cake a diferença é só uma: cupcakes têm cobertura. Mas além disso, geralmente o muffin é bem maior, leva óleo na massa (em vez da manteiga) e quase sempre tem algo extra, como frutas ou gotas de chocolate.

Isso é só o começo

A partir de agora, vamos trazer dicas, receitas, fotos de cupcakes lindos e ideias para você. Acompanhe! 🙂

Você também pode divulgar as fotos de seus cupcakes por aqui, compartilhar receitas, dicas... basta entrar em contato conosco.

9 comentários em “Cupcakes: história, receita e muffins”

  1. Boa tarde gostaria de uma receita de cobertura´para o cupcake dessa que fica bem firme e bonita,não consegui o ponto firme na cobertura.
    Elisa

  2. Boa noite Angel!!!
    Parabéns pelo blog, amei todo o conteúdo!!! Fiquei apaixonada por cada detalhe. Eu pretendo trabalhar com cupcakes e bolo no pote. E já estou aprendendo muito com todas as suas dicas!
    Sucesso pra vc, Deus te abençoe muitooooo..bjkas Ana Paula

Deixe um comentário