Tendências culinárias para 2019

3
1479

Olá, meus amoriguetes! Como este começo de ano está tratando vocês? Espero que muito bem! E como é tradição por aqui, pesquisei quais seriam as apostas no mundo dos doces para este ano. Então vamos lá.

Manteiga marrom (brown butter)

Crédito: Wonder How to: Food Hacks

A tal da manteiga marrom não é nada mais que manteiga “quase queimada”. E qual a diferença, tia Angel? Ah, crianças, o sabor… A manteiga fica com um toque meio nozes/amêndoas. Ao cozinhar a manteiga por um tempo, um pouco da umidade se perde, os açúcares se caramelizam e a parte sólida ganha um novo sabor. Pode ser usada em qualquer lugar na culinária (doces e salgados).

Doce salgado e temperado

Tortas de framboesa, ruibarbo e pimenta rosa (Crédito: Baking the goods)

De uns tempos para cá, perceberam que várias sobremesas ganharam uma pitada de sal por cima? A novidade promete se expandir para o setor dos temperos geralmente usados em pratos salgados como açafrão, páprica, pimenta rosa, manjericão, etc. Sabores defumados também pegam carona nesta onda.

Café

Torta de sorvete com licor de café (Crédito: All Recipes)

Como café é algo adorado no mundo todo, por que não traduzir esta paixão para os doces? E por que não ampliar isso para todas as variações possíveis de café? Bolo capuccino, macaron mocha, brownies latte (café com leite)…

Ervas & flores

Madeleines de flor de laranjeira (Crédito: Baking a moment)

Especialmente no setor das bebidas, mas não somente nele, a promessa é trazer sabores novos de chá e abusar dos tons florais e de ervas como chá verde, capim-limão, alecrim, rosa, hibisco, flor de laranjeira, lavanda…

Sabores alcoólicos

Cheesecake de daiquiri (Crédito: Inside Bru Crew Life)

Uma pesquisa da Innova, mostrou que houve um aumento de 101% nos produtos com sabor de bebida alcoólica. Para dar um toque de sofisticação e uma quebrada na tradição dos sabores mais populares, vamos ver mais coisas de champanhe, piña colada, margarita, whisky, caipirinha e outros.

Globalização

Macarons de matcha (Crédito: Tasty)

Parece que este é ano dos sabores do oriente: matcha/chá verde, gergelim preto, wasabi e ênfase no umami. Além disto, vai ser possível ver traços da culinária mundial nos pratos. Aposte em sabores e temperos característicos de pratos típicos de outras culturas.

Outras ondas

Outras tendências incluem o retorno ao básico e artesanal. Talvez seja uma resposta aos padrões estéticos que aquelas fotos perfeitas de sobremesas no Instagram acabam impondo.

Para estar a par com todas as dietas e tendências alimentares, o mais seguro é apostar em produtos mais saudáveis. Fique de olho nos produtos low-carb, sem glúten, integrais e sem açúcar.

As pessoas estão cada vez mais conscientes dos malefícios dos conservantes, corantes e outros produtos usados na confeitaria de larga escala. Então, quanto mais natural melhor: corantes à base de frutas e vegetais, extratos naturais,

Qualidade em vez de quantidade também é uma aposta forte através de produtos com mais sabor por conta da alta qualidade dos ingredientes. Isso explicaria a onda dos produtos mini já que o custo destes doces fica bem alto. Também veremos receitas mais simples, com menos passos.

Muito também se fala no chocolate rosa (ruby chocolate) no ano passado. A expectativa é que ele se popularize ainda mais, barateando o seu custo.

E aí? O que você acha que vai ser tendência este ano? Concorda com alguma destas acima?
Lá na Amazon Brasil tem tudo mesmo para sua cozinha e casa, além de livros, produtos de beleza, eletrônicos e moda!

3 COMENTÁRIOS

  1. Adorei as idéias, adoro inovar, descobrir novos sabores, formatos e receitas pois isso tudo dá um up na comercialização.
    É um diferencial na apresentação de opções ao cliente ^_^

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here