10 dicas para o cupcake perfeito


Às vezes pode ser complicado encontrar a receita que vai resultar no cupcake perfeito. Porém, há algumas coisas que você pode fazer para melhorar suas técnicas e o resultado final. Siga estas dicas para ter cupcakes perfeitos para sua família e amigos.

Encha de 1/2 a 2/3 das forminhas

Mais do que isso vai gerar uma bagunça. Se usar menos, vai ter cupcakes baixinhos e você terá que compensar com cobertura para fazê-los parecer mais altos. Um jeito bom de medir isso é sempre usar a mesma medida, como a xícara medidora (eu uso sempre a de 1/4 de xícara). Para mini-cupcakes, duas colheres de sopa devem ser o bastante.

Escolha a assadeira certa

Boas assadeiras são essenciais. Aquelas maiores (para muffins) podem não funcionar muito bem para os delicados cupcakes. É bom ter sempre uma de sobra pro caso de massa extra.

Remova os cupcakes da forma com facilidade

Use forminhas de papel ou de alumínio de boa qualidade. Você também pode usar fominhas de silicone.

Não bata a massa demais

Isto vai deixar seus bolinhos duros. Siga as instruções da receita à risca. Se sua receita pede um mixer e você só tem uma batedeira, reduza o tempo e a velocidade.

Mantenha os ingredientes à temperatura ambiente

Os ingredientes se misturarão com maior facilidade e o resultado é uma massa perfeita. Ao misturar itens gelados, corre-se o risco de ter uma massa com bolinhas e você terá que bater mais a sua massa (e já falamos porque isso não pode acontecer).

Asse-os à temperatura recomendada

Pré-aqueça o seu forno antes de botar os cupcakes nele. Em geral, você deve acender o forno logo que for começar a receita. Se seu forno não assa por igual os lados, vire a assadeira no meio do tempo. Ah, um termômetro de forno é muito bom para controlar a temperatura (não dá pra confiar no que diz no botão do forno).

Use sua receita favoria de bolo

Um bolo que cabe em uma forma de 20cm rende de 20 a 24 cupcakes. Então, encha as forminhas como já indicamos e verifique a massa a partir de 15-20 minutos para ver se já está pronta.

Verifique apenas após o tempo mínimo

Se os cupcakes não estão prontos depois do tempo mínimo de forno, então empurre-os para o fundo do forno para um tempo extra. Eles estarão prontos quando você insere um palito no meio e ele sai limpo.

Apenas uma assadeira de cada vez

Deixe sua assadeira no meio do forno. Se tiver que colocar duas assadeiras de uma vez só, troque as posições delas no meio do cozimento. Se você tiver apenas uma assadeira e a receita resultar em mais cupcakes do que você pode assar, cubra a massa (com filme plástico ou um pano) e leve à geladeira até a outra fornada ficar pronta. Espere a assadeira esfriar por 15 minutos e leve a massa restante ao forno.

Coma no mesmo dia

Cupcakes são mais gostosos quando comidos no mesmo dia em que são feitos. Cupcakes sem decoração podem ser congelados por até 3 meses.

Boa sorte!

OBS: Dica extra! Suas forminhas de cupcake ficaram abertas e deformadas, coloque-as dentro de uma xícara ou caneca e leve ao microondas por 15 a 20 segundos.

87 comentários em “10 dicas para o cupcake perfeito”

  1. COMPREI A MAQUINA PARA CUPCAKE DA BRITANIA, NAO SEI SE A MAQUINA TEM PROBLEMA, OU NAO FUNCIONA MESMO, O CUPCAKE GRUDA NA FORMINHA DE PAPEL E NAO SAI DE FORMA ALGUMA, FICA OCO POR DENTRO,A FORMA USADA É MUITO PEQUENA, RESUMIDO, FICA MUTI BONITINHO ,MAIS NAO DA PRA COMER

    • Você já tentou outras receitas, Gardenia? Pode ser alguma receita que esteja deixando o bolinho seco e grudando na forma.

    • Ola Gardenia, eu tenho a maquina de cupcakes da Britania e amoo tanto que dei uma pra,minha subrinha. Os cupcakes ficam maravilhosos. Se quiser alguma receita. So me add no face Agatha Peixoto. Bjs

    • Olá Agatha, tudo bem? Não te encontrei no facebook pq há mais meninas com o seu nome, mas eu queria receitas de cupcake! Meu namorado iria amar! Vc pode me add? Carolina Fordelone. Obrigada!

    • Olá Agatha, por favor você poderia me passar as receitas que você tem? Se for melhor nos conversamos pelo e-mail ! Beijoss

  2. Olá Angel,
    Gostaria de uma dica quanto as forminhas de papel para cupcake. Quando eu as coloco na forma elas ficam enrugadas, como se fossem maiores que as forminhas, e eu uso as formas proprias para cupcake. Uso as individuais e aquelas com 12 unidades já. Será que é a marca das forminhas de papel?

    • Se você está usando as forminhas comuns, como as da Mago, o problema pode ser com a sua assadeira que é menor que o padrão.

      Algumas empresas vendem assadeiras dizendo que é de cupcake, mas são menores.

    • Olá,Angel usei as forminhas da Mago e quando coloco a massa a forminha enruga para dentro do buraco,o que fez com que os bolinhos ficarem pequenos.Será que é o mesmo problema? A minha assadeira?
      A massa ficou ótima!

  3. bom fiz cupcakes hj pela primiara vez, eles transbordaram e ficou 1hs no forno e n assou direito, sera oq fiz errado? pre aqueci o forno e assei a 180graus, e coloquei massa ate na metade da forminha.
    desde ja agradeço

  4. Sobre a dica das forminha que se abrem,. As minhas abrem depois do cup assado.A dica de colocar na xícara e levar ao micro eh só a forma ou posso colocar o cup junto? Grata

  5. Seria ótimo se você pudesse adicionar alguns links para provedores de embalagem de cupcake. Os bons são difíceis de encontrar!!

    • Sempre que trago uma matéria sobre o assunto, informo o link. Mas acho que precisamos de um post só sobre isso.

      Na nossa página Onde Comprar tem algumas recomendações.

  6. Olá, vc tem uma receita que realmente funciona para os bolinhos? Estou tendo dificuldades em acertar uma receita. E para as coberturas o que vc me sugere? Estou iniciando agora e tendo dificuldades. Grata pela ajuda!

  7. Olá meninas, acabei encontrando o blog por um acaso, lendo a postagem sobre cupcakes tive que comentar já que adoro fazer e presentear as pessoas com esse bolinho. Então eu comprei ano passado a máquina de cupcakes da Britânia e super recomendo, sempre dá certo, os cupcakes ficam lindos, crescem bastante, em menos de 5 minutos estão assados e ficam uma delícia. Eu não faço a massa com receita, uso a mistura para bolo da Fleischmann, que além de prático é uma delícia, faço confirme as instruções, coloco nas forminhas de papel, em seguida direto na máquina. Importante lembrar que o diferencial é o recheio e a cobertura escolhida. Espero ter ajudado.

    • Já falamos das máquinas de cupcakes aqui no blog, Solange. Até já sorteamos uma máquina!

      Mas é bom saber que você tem tido sucesso. Algumas meninas aqui tem dificuldade em achar a forminha para a máquina da britânia. Você usa forminha? Se sim, qual o tamanho?

    • Eu vi em um vídeo no YouTube q é a número 2 pq são minis; vou iniciar essa semana e pretendo comprar a máquina pois com essa greve dos caminhoneiros o botijão de gás ta Caro e qd acha né; espero ter ajudado msm sem experiência;ainda ??

  8. VOU FAZER CUPCAKE PARA O ANIVERSÁRIO DO MEU FILHO... MAS TRABALHO FORA E NÃO TENHO MTO TEMPO! GOSTARIA DE SABER QUANTOS DIAS DURA UM CUPCAKE PRONTO (RECHEIO E COBERTURA) E GOSTARIA TBM DE UMA RECEITA BOA E PRÁTICA PARA FAZER NA MÁQUINA DE CUPCAKE. OBRIGADA!!!

  9. Oi, gostaria de tirar uma dúvida, meus cupcakes ficaram muito feios! Fecharam como se fosse uma flor no topo, e em cima ficou uma pastimha grudentinha sabe? Fora que ficaram super pesados 🙁 oque eu fiz de errado?

    • Tâmo junto, Paola! kkk
      Faça o seguinte: se tiver o liquidificador, faça tudo nele. Se não tiver liquidificador, mas tiver processador, bata o óleo, açúcar e ovos na mão e a cenoura no processador. Depois junte tudo e acrescente a farinha e as gotas de chocolate.
      Se não tiver nada disso, rale a cenoura o mais fina possível, bata tudo na mão e misture. Vai ficar gostoso também, mas o sabor da cenoura não vai ser tããããão forte, ok?

  10. Boa tarde,
    Gostaria de saber onde posso colocar o cupcake assim que tiro do forno?

    Por causa do suor que fica embaixo da forminha de papel, os meus estão abrindo ):

    Obrigada.

  11. Oi angel gostaria de deixar a dica de como asso meus cupcake coloco as forminhas de papel dentro das forminhas de empadinha de alumínio e são ali dentro depois colocolo em copos descartáveis pra esfriar e não desgrudar para os cupcake grandes uso forminhas de empadinha grande e deixo esfriar em copo descartável desses q coloca gelatina em restaurante

  12. Oi angel gostaria de deixar a dica de como asso meus cupcake coloco as forminhas de papel dentro das forminhas de empadinha de alumínio e asso ali dentro depois colocolo em copos descartáveis pra esfriar e não desgrudar , para os cupcake grandes uso forminhas de empadinha grande e deixo esfriar em copo descartável desses q coloca gelatina em restaurante pode guardar os copos e usar várias vezes obrigado pelas dicas

  13. Oi Boa tarde, gostaria de saber quanto tempo é o certo para assar o cupcakes de massa pronto como a massa da dona benta, e qual temperatura.
    Obrigada bjos

  14. Olá boa noite tudo bem ? Gostaria de saber se eu fazendo os cups cakes na quarta dura ate no sábado sem receio e cobertura ? Obrigada !!!!

  15. Gostei de tudo!! Você poderia me tira uma dúvida,qual é a melhor máquina de cupcakes hoje no mercado ?? Bem é que estou querendo trabalhar com este doce e estou com medo de comprar na Internet e a máquina vim com a cavidade pequena??

    • Depende, Dani. Do público, da sua margem de lucro, do preço dos seus ingredientes. Por exemplo, um cupcake de cenoura com cobertura de brigadeiro tá com o custo aumentado por conta do leite condensado, mas se você vende por uns 4 reais e consegue fazê-los a 2 ou 2,50, tem um lucro de mais de 100%.
      Você pode fazer o teste do custo usando a calculadora aqui do blog: https://doce.blog.br/custo-da-receita

  16. ola quando se assa na forminha de papel deve se tirar delas e colocar em outras novas para vender ou deixa na mesma forminha que foi assada? obrigada amo seu blog!!

    • Amelia, deixa na mesma forminha, viu? O que algumas pessoas fazem é colocar em outra forminha depois para dar um "toque"...

  17. Ola, estou começando no negócio de cupcake, e gostaria de saber sobre a massa. Por fatores econômico, melhor fazer a massa, ou comprar massa pronta? Não acertei fazer, uma hora ficou crua, outra hora muito seca. Forno elétrico.

    • Vai depender do custo dos seus produtos. Em geral, comprar pronto é mais prático, mas fazer do zero pode sair mais em conta em algumas receitas.
      Para pegar o jeito, compre uma massa pronta para testar e entender como seu forno funciona. Em um forno normal, em temperatura baixa (175 graus), pré-aquecido, o tempo de forno é de 20 minutos.
      Se deixar muito pode ficar seco, se deixar menos fica cru.

  18. Bom,li os comentários, faço os meus no forno e ficam fofinhos e gostosos. Mas fui testar fazer de chocolate não deu certo,segui tudo, a temperatura.Não sei aonde errei,mas não vou desistir.Parabéns pelo Blogger.

  19. Fazer cupcake não é fácil (pelo menos pra mim), mas depois dessas dicas vou ver se consigo pois gosto muito desse doce e não dá para comprar sempre pois aqui é muito caro.

  20. Angel,
    Dicas ótimas. Estou começando um negócio para trabalhar com doces, sua publicação vem agregar informações valiosas. Vai me ajudar bastante.
    Obrigada.

Deixe um comentário