4 erros que podem acabar com seu negócio de cupcakes

Existe um software para fazer pedidos de bolos, cupcakes e coisas de confeitaria chamado Cake Boss, no site eles têm algumas dicas de como gerenciar suas encomendas. Seguem algumas dicas coletas no site sobre erros que você não pode cometer no seu negócio de cupcakes.

Não ter preços pré-definidos

Depois de começar a aceitar pedidos não é a hora para decidir quanto vai cobrar. Muitas pessoas que caem no ramo de fazer bolos ou cupcakes por “acidente” nunca consideraram o fator preço. Seu primeiro passo deve ser calcular seus custos e sua estrutura de preços. É aceitável pegar os detalhes de um pedido de um cliente e dizer que retorna depois com um orçamento.

Isto é muito mais adequado do que dar um preço qualquer que vier à sua cabeça e se arrepender depois. Nunca aceite um pedido sem discutir o preço com o cliente. Isto só leva a mal entendidos e dor de cabeça. Evitar o assunto do preço não é profissional e injusto a todos os envolvidos.

Não definir suas políticas antes de aceitar pedidos

Quando você vai receber o pagamento? Quando o pedido é realizado ou na entrega? Precisa de adiantamento? Ele pode ser reembolsado? Aceita cheques? Você entrega ou o cliente tem que pegar com você? Há custos para a entrega? Você cobra por amostras? Com que antecipação os pedidos devem ser feitos? Há um número mínimo para o pedido?

As coisas acima são exemplos de coisas que você deveria definir para evitar problemas antes de abrir as portas. Seria bom ter algo impresso que demonstre isso, como um contrato ou uma nota fiscal/recibo.

Não ter um menu pronto

Você não deve testar novas receitas em um pedido novo. Isso dá margens para inúmeros problemas. Decida quais sabores você oferece – da massa, recheio e da cobertura. Use somente receitas testadas e aprovadas. Decida logo o que vai dizer quando o cliente pedir um sabor que não existe no seu menu ou para usar uma receita que ele traz.

Deixar o cliente decidir tudo

Clientes não decidem como você deve administrar o seu negócio. O que você fará se um cliente mostrar a foto de um cupcake com pasta americana e pedir que troque por algo que não dará o mesmo resultado. Você é o chefe e sabe o que funciona ou não – ou pelo menos deveria. Se o cliente pedir por algo surreal, diga que não pode ser feito. Não corra o risco apenas para fazer a venda. Algumas vendas não valem a pena.

Fonte

24 comentários em “4 erros que podem acabar com seu negócio de cupcakes”

  1. Olá, estou procurando esse software chamado Cake Boss, mas não encontrei, só aparece sobre um programa de TV. Gostaria de saber onde posso encontrar.

  2. Olá, estou pensando em fazer cupcakes para vender no comércio de minha cidade, nas lojas onde há vários vendedores principalmente. Estou um pouco insegura. Conhece alguém que faz isso? Gostaria de saber sua opinião.
    Obrigada

    • Eu sei de gente aqui do Blog que faz isso, Cristina. É sair com uma cestinha de amostra e deixar o produto falar por si só.
      Comece por algum lugar que vc conheça, como a faculdade, trabalho, escola dos filhos…

  3. Boa tarde estou querendo fazer cupcakes para vender ,porem gostaria de saber o que é necessario( mobilia e equipamentos) para fabricação, e prazo de validade dele decorado e dele assado para depois decorar.Grata!

  4. Ola,parabens pelo lindo blog!
    EU TB preciso fazer al go para vender,e quero fazer cup cakes,queria saber se posso vender na rua,em consultorios escritorios etc,minha duvida e quando a embalagem em q sera transportado,alguem pode me ajudar por favor.obrigada

Deixe um comentário