Início Dicas 5 dicas para melhores fotos de comida

5 dicas para melhores fotos de comida

por angelcosta
Publicado: Atualizado:

OK, você decidiu que vai vender seus bolos, cupcakes ou doces e agora precisar de fotos para postar nas redes sociais, para colocar no site e nos panfletos/cartões de visita. Mas você já se perguntou se as suas fotos estão boas o suficiente?

Se você tirar fotos ruins, elas podem acabar passando uma impressão negativa do seu trabalho, mesmo os cupcakes estando uma delícia. Vamos aprender a tirar fotos decentes?

1 – O equipamento

photography-405756_1280

O ideal seria usar uma câmera do tipo DSLR, aquelas que os fotógrafos usam. Elas variam em preço e as chamadas câmeras de entrada para gente como eu e você estão disponíveis a partir de R$ 1.500,00. Antes de ter a minha querida Canon Rebel T3, usava o meu celular (Moto G na época) e o do meu marido (Sony Xperia ZQ). Hoje em dia, acabo usando mais meu celular, Moto Maxx, porque o bichinho é bem bom.

A verdade é que mais pixels não quer dizer, necessariamente, uma foto mais bonita. O que importa é conhecer as configurações da sua máquina ou celular e usá-las de acordo. Quem você acha que se sai melhor: um piloto de fórmula um em um fusca ou meu cachorro em uma Ferrari? (a primeira, né?)

A maioria das câmeras tem uma configuração automática, que facilita muito a vida dos iniciantes, porém se você quiser aprender a tirar fotos melhores, é bom ir desativando esta função.

Acessórios

camera-1125874_640

Algo bem legal que comprei foi o tripé, que me custou uns R$ 120 e é uma senhora mão na roda. Você tem estabilidade e fica com as mãos livres para mexer na comida. Se não me engano, o meu deve ficar com até 1,5m de altura.

2 – A luz

É isso que o flash faz com a sua comida

Se você tem o hábito de usar flash para tirar fotos dos seus doces, não. “Mas tá meio escuro, Angel…”. Não. “Mas o brigadeiro me pediu!”. Mentira e não. Só é permitido flash quando você fizer um bolo deste super-herói.

natural_light_cupcakes
Sem drogas, digo, sem flash, com luz de final de tarde

Prefira a luz natural. Isso quer dizer para você aproveitar a iluminação natural e não para botar o cupcake direto no sol. Por exemplo, coloque próximo a janela em um canto claro.

O importante também ter uma fonte de luz de todos os lados para evitar que sua foto fique com sombras.

3- A comida

eating-796490_1280

Não importa o que você está fotografando, você tem que pegar o melhor cupcake ou fatia de bolo. Tenha cuidado com os detalhes: pedaços queimados, cobertura borrada, manchas, sujeiras, etc. Ela também tem que estar fresca. Acabou de fazer? Fotografe o mais rápido possível.

4 – O cenário

Procure os seus melhores pratos e pedestais, arrume a melhor toalha de mesa e adicione uns elementos à foto. Se você estiver tirando fotos para um site ou loja, tudo bem ter o produto sozinho. Entretanto, se for para um blog ou redes sociais, é bom dar um “contexto” para as fotos com guardanapos, saco de confeitar com cobertura, confeitos ou coisas que lembre comida, frescor, cozinha, etc.

O nome dessa coisa chique é composição e quem faz isso muito bem é a Juliana do Cupcakeando #invejinha.

5 – Edição

Fonte: http://www.yourcupofcake.com/2013/06/editing-food-photos.html
Fonte: http://www.yourcupofcake.com/2013/06/editing-food-photos.html

E quando ainda assim você não conseguir fotos perfeitas, a gente corre pro Photoshop ou pro Adobe Lightroom. Não tem problema nenhum você melhorar a iluminação, remover um mosquito safado que apareceu de repente, por exemplo.

Algumas dicas

Eis alguns truques/técnicas de fotografia de comida:

  • Não precisa entupir o quadro de comida, escolha apenas um ou dois (no caso de doces).
  • Em geral, comida dá uma aparência “água na boca” quando fotografada bem de perto. É para isso que vários celulares/câmeras tem a função macro.
  • Varie o ângulo da foto. O mais usado é o ângulo da pessoa como se ela estivesse sentada à mesa e o prato estivesse à sua frente.
  • Desloque o prato para um lado da foto, evitando a centralização.

Não falei aqui de conceitos técnicos como exposição, zoom e coisas do tipo porque também estou aprendendo. À medida que eu souber coisas novas, vou trazendo para vocês. Espero que estas dicas ajudem!

Posts relacionados

Comente

7 comentários

Ana Maria 12 de julho de 2016 - 14:07

Angel, como sempre vc consegue esclarecer antes que a dúvida chegue…rsrsrs
Adorei as dicas… Mas quero mais…

Vc tem dicas sobre programainhas p? edição de foto alem desses? É que não consigo photoshopar de jeito nenhummmmm….. Tô ficando frustrada com minhas fotos… são horriveis… relpiiiii…

Responder
Cindy 12 de julho de 2016 - 17:33

Muito bacana as dicas!!! Estou fazendo certo e nem sabia!!
Agora com essas dicas, é só aprimorar… obrigada!

Responder
Denyse 21 de julho de 2016 - 14:16

Por mais que eu vire pra lá e pra cá, minhas fotos ficam com sombra. A culpa é da cozinha. O flash despara sozinho às vezes. Eu só sei usar no automático. O cachorro na Ferrari, Angel. Fiz um curso, mas passei de um rato para um cão, só isso. Ah, minha câmera é essa. Suas dicas são muito boas.

Responder
Angel Costa 22 de julho de 2016 - 17:32

Eu tenho que testar mais com a minha máquina, falta coragem e tempo…

Responder
Ana Pereira 5 de agosto de 2016 - 14:37

Adorei o post. Estava precisando mesmo de umas dicas para as minhas fotos ficarem chiques. Rsrs ??

Responder
Fernanda Trevisan 16 de março de 2017 - 11:37

Valeu pelas dicas, testei as fotos sem o flash, só usando a luz natural e elas ficaram lindas!!!! Valeu!!!!!

Responder
Isaac Paes 21 de janeiro de 2019 - 09:28

Usar a luz natural do ambiente da muito resultado.. As outras dicas tbm achei muito boas!

Responder