Vasculhando a Internet, achei um artigo lá no Kitchn para quem está pensando em entrar no ramo de vendas de cupcakes ou qualquer produto relacionado a comida. As dicas abaixo estão adaptadas.

Tenha uma outra fonte de renda

Se você está começando agora no mercado dos cupcakes/docinhos/etc é bom ter uma renda paralela por dois motivos:

  1. Iniciar um negócio do zero demanda muito tempo e energia e o retorno do investimento é limitado. A menos que você tenha investidores ou um empréstimo, não haverá dinheiro para você.
  2. Você será capaz de tomar decisões melhores sobre como fazer seu negócio expandir se não estiver com o orçamento apertado. Poder dizer não a uma ou outra oportunidade não é necessariamente uma coisa ruim.

Observe os custos extras

Até que você possa ver que as pessoas querem mesmo o seu produto e estão dispostas a comprá-los mais de uam vez e que o seu negócio pode dar lucro, você não deve gastar mais do que o absolutamente necessário para que o seu empreendimento funcione.

E mesmo depois que o seu negócio deslanche não há motivos para deixar esta política de lado.

Venda o seu produto

No começo, ninguém poderá vender o seu produto tão bem como você. Eles não tem a mesma paixão ou entusiamo. Além do mais, fazer todas as ligações, apresentações e demonstrações dá a oportunidade de ter o feedback do cliente em tempo real. E isto ajuda a definir o seu público-alvo, pois à medida que você identifica quem são estas pessoas, mais fácil fica saber onde o seu produto venderá melhor.

Redes sociais são uma distração

Não precisa ficar pendurada das redes sociais. É um excelente jeito de se conectar e comunicar com os clientes e também uma ótima maneira de dar uma olhada no que a concorrência está fazendo. Mas também pode lhe fazer sentir inadequada e excluída. Desde que você acredite no que está fazendo, mantenha o foco e continue de olho no seu negócio, trabalhando duro, um dia de cada vez.

Encontre um mentor

Se você tem alguém que sirva de modelo ou inspiração ou alguém que tenha experiência em produção e venda, escute seus conselhos. Não é preciso seguir todos à risca, mas você deve estar aberto a cada ideia nova que esta pessoa estiver disposta a compartilhar com você.

Foco

Ter o seu próprio negócio é exaustivo. Trabalha-se 7 dias por semana. Ainda que você não esteja no seu local de trabalho, a sua mente não consegue se separar das coisas a serem feitas. O melhor conselho aqui é focar naquilo que você estiver fazendo no momento. Se estiver no trabalho, foque no trabalho. Se estiver com a família e amigos, dê o melhor de si.

Categoria:

Dicas,