Tem que ter na cozinha #2 - Xícaras e colheres medidoras

Tem que ter na cozinha #2 - Xícaras e colheres medidoras

Umas das receitas que mais atraem visitantes aqui pro blog é o cupcake de chocolate vegano. É também a que mais gera resultado controversos, uns adoram outros não suportam o gosto. O problema é a receita? Não. Se fosse a receita, o cupcake não ficaria bom somente para uns, cupcake não discrimina.

Então qual seria a fonte de tanta controvérsia? Pela quantidade dos comentários reclamando do sabor amargo, eu diria que a culpa é do bicarbonato de sódio. Não dele em si pois a massa precisa dele pra crescer, mas da quantidade em que ele é usado.

Aí chegamos no assunto de hoje, minha gente, a importância de xícaras e colheres medidoras na cozinha de qualquer ser vivente.

A confeitaria é uma ciência, não é como um molho de tomate que você pode ir fazendo e consertando enquanto cozinha. Não mesmo. Você mede tudo milimetricamente, enfia no forno, deposita todos os seus sonhos e esperança de que o resultado vá ser algo decente. Uma colher a mais de fermento ou bicarbonato pode arruinar tudo.

Estou partindo do pressuposto que a pessoa que escreveu a receita também usou as medidas padrão. Assim todo mundo pode seguir os mesmos passos que ela fez e ter o mesmo resultado. Isso é matemática (e física e química) básica.

Entendeu porque você precisa ter um conjunto de xícaras e colheres medidoras em casa?

Onde achar?

Ah, isso não vai ser problema. É possível encontrar em vários lugares: supermercados, casas de festas, lojas de R$ 1,99, lojas de departamento (LeBiscuit, Americanas e similares), lojas de coisas para casa, etc.

Sabe o que serve também medir coisas na cozinha? Aquelas jarras medidoras ou os copos graduados. As mais bacanas têm referência a quantidade de trigo, leite, açúcar. Sem falar que são baratos (média de R$ 5,00).

Não acho em lugar nenhum

Se você mora em algum lugar onde não tem nem internet e está conectado agora graças ao campo magnético da lua, ainda há solução. Simplesmente procure coisas na sua casa que tenham a medida equivalente.

As colheres

Uma colher de sopa são 15ml e a de chá são 5ml. Sabe o que também tem 15ml? Aqueles copinhos de remédio/xarope. Isso serve para secos e líquidos. Uma vez, na falta do que fazer, para efeitos científicos, peguei uma seringa para ver a capacidade das colheres daqui de casa. A colher de sopa tinha 20ml, a de sobremesa tinha 15ml e a de café tinha 5ml. Foi aí que deixei de acreditar no sistema e me juntei aos rebeldes para combater o império.

As xícaras

Você não vai ter problema nenhum em encontrar um vidro, tigela, xícara de verdade, copo, caneca ou algo de 250ml na sua casa. Comprei vários da Coza para fazer uns vídeos para vocês, quem sabe esse ano sai, né?

Modelos para babar

Tenho uns 4 jogos de xícaras medidoras e apenas 1 de colheres. Já mostrei uns aqui lindos demais da conta, mas achei uns para gente comprar com os olhos.

5 comentários em “Tem que ter na cozinha #2 - Xícaras e colheres medidoras”

  1. Comecei a escolher num site uns modelos.
    Tem que fazer como na foto e retirar o excesso sempre?
    Não faz diferença se é de plástico ou outro material?
    Vi modelos para todos os gostos e bolsos, mas estou pretendendo comprar as mais em conta.

    • Nilcilene, o certo é tirar o excesso sempre mesmo. Senão acaba indo uma colher a mais.

      O material vai fazer diferença somente na durabilidade e resistência. Da primeira vez que comprei fui no mais barato, depois comprei um bacana de silicone que se encolhe todo e não ocupa espaço na gaveta. É questão de gosto mesmo.

Deixe um comentário