Como transportar bolos, cupcakes e outros doces com segurança

  • 05 de fevereiro de 2018

Precisando de dicas e soluções para o transporte de doces, muffins, docinhos, bolos, cupcakes e muffins? Confira a nossa lista com soluções sem ou de baixo custo!

Pronto, você leu o Doce Blog de alfajor a zabaione (ironicamente não temos receita de nenhum dos dois ?) e já está craque nos doces. Já até está tendo alguns pedidos. Mas como transportar estas gostosuras? Preparei uma lista de soluções e dicas para você não perder mais uma venda.

Apenas lembrando que já demos dicas exclusivas para o transporte de cupcakes.

Formas com tampa

Existem algumas forminhas de bolos, panetones, cupcakes e outros doces que já vem com tampa. Elas, geralmente, são um pouco mais caras (e bem mais fofas) que versão sem tampa, mas valem o investimento. Em alguns casos, é possível comprar as tampas separadamente. A Ultrafest tem vários modelos fofos.

Embalagens apropriadas

Como transportar bolos, cupcakes e outros doces com segurança 1

No mercado, há várias soluções para os doces mais convencionais como bolo, cupcakes, muffins, brownies, bolos de pote e docinhos. São embalagens à rodo. Só lá Galvanotek eu vi umas centenas de modelos com várias linhas com design diferenciado.

Caixas de papelão ou acetato

Essa dica foi dada aqui no blog bem lá no começo, quando a gente ainda era mini-cupcake. Você pode fazer a caixa de papelão como demos a dica aqui e aqui ou pode comprar feita em lugares que mexam com papel, em casas de artigos pra festas ou encomendar em uma gráfica (assim você pode até personalizar). Você encontra caixas individuais ou caixas para transporte de vários doces.

Embalagens de plástico

Nessa categoria, entram os depósitos de plástico duro e os porta-bolos/doces que a gente encontra em qualquer supermercado ou centro de cidade. São duráveis, mas um tanto flexíveis. É preciso que sejam transportados com cuidado pois muitos não tem divisão interna. Apenas tenha cuidado com embalagens que sejam também para suporte como a de bolo. É preciso consumir o doce todo para ter a embalagem de volta (#boasorte).

O melhor do planeta é o ser humano

Criatividade é uma coisa que não custa nada, né verdade? Pois olhe a galeria acima e veja o que é possível fazer com coisas que você tem aí em casa. Às vezes, basta um pouco de imaginação e pouquíssimo dinheiro no bolso para desenrolar uma solução.

Alguns dos modelos acima são feitos apenas com a impressora e um papel mais grosso. É algo que quero trazer mais este mês: downloads de etiquetas, modelos, caixas, cartões, recibos e tudo isso aí.

Dicas extras

Como transportar bolos, cupcakes e outros doces com segurança 2

Antes de sair levando gostosuras por aí, é bom verificar algumas coisas.

Antes do transporte

  • Se seu doce for muito frágil e puder ir à geladeira, deixe-o lá por 1 hora antes do transporte. O frio "endurece" alguns elementos tornando-os mais resistente ao transporte. Cuidado com pasta americana, bolos pintados, chocolate e outros para que não ressequem ou endureçam demais.
  • Verifique tudo uma, duas, três vezes antes de sair de casa. Às vezes, elfos mexem nos doces.
  • Escolha e planeje a rota mais curta e com menos buracos e obstáculos. Saia antes do horário previsto para não ter surpresas e ter que ficar mais tempo no carro.
  • Use a superfície mais plana no seu carro. Até onde sei, no Brasil, não se vende carro com banco plano. Use o porta-malas ou o chão, de preferência com o tapete para evitar deslizes.
  • Coloque os doces longes de crianças e bichos de estimação.
  • Remova itens maiores que pode se quebrar, manchar ou rasgar como toppers/wrappers, enfeites de pasta americana, etc.
  • Se estiver transportando doces ou salgados congelados, use embalagem apropriada (isopor, caixa térmica).

Durante o transporte

  • Ventilação, por favor. Ar-condicionado se possível. Evite que o doce derreta mantendo a menor temperatura possível.
  • Evite luz direta do sol na embalagem.

Ao chegar no local

  • Mantenha o seu doce na temperatura que ele deva ficar. Se for um bolo, coloque-o na mesa de decoração e certifique-se de que não há luz direta, calor ou outro elemento que vá prejudicá-lo.
  • Coloque as decorações que foram removidas para o transporte.
Article Categories:
Dicas

Comments

  • Oi Angel,feliz dia de pagamento hahaha
    Já virei seu stalker aqui 🙂
    Muito legal todas essas dicas,achei a caixa para 18 unidades a R$ 9,00 na distribuidora,mas prefiro levar no meu "tapaué" onde cabem 16 bem firmes e é hermético.A caixa de vinho ficou perfeita para um casamento ou algo mais formal.Pra quem reclamar sobre a caia de ovos,dá pra carregar perfeitamente recheado e confeitar na hora,ou,se for um confeito baixo,até levar confeitado.As embalagens são lindas,parabéns pela postagem.Tô juntando grana pra comprar um depósito daqueles.Por enquanto uso a embalagem fininha de acrílico baratinha quando não cabe tudo no "tapaué".A dica da cola de brigadeiro mantém tudo no lugar 🙂
    Refiz aquele bolo e usei o melhor açúcar,tirei da assadeira quente e coloquei direto no ventilador.Ajudou,reduziu bastante mas ainda gruda no topo :/
    Agora vou tentar reduzir o óleo dos ingredientes em 1/4.Se não for isso,é o forno.
    Também experimentei o buttercream de calor mas fiz sem pó de glacê.Ficou firme mas passei do ponto no açúcar impalpável (minha balança não chegou da China então botei pouca gordura/manteiga :P).Ficou meio farinhento mas bem firme,e a galera gostou."Pena" que fez frio hoje então não pude testar 100%.
    Acho que o buttercream gasta demais,caramba...vou manter o brigadeiro como cobertura no dia a dia.
    Sugestões?
    Grande abraço

    Nando Ventura 05 de fevereiro de 2018 18:34 Responder
  • Sim,Rio 40 graus...tentei o Chantininho mas não funcionou.Legal pela dica,naquele site o liquidificador não é o vilão rs
    Obrigado

    Nando Ventura 05 de fevereiro de 2018 23:44 Responder
  • Angel aurora da minha vida,paixão colorida,aumentei a temperatura do forno e os bolinhos ainda brilham mas grudam bem menos.Achei umas caixas que dariam certo como caixa de transporte,tem um e-mail onde eu posso mandar umas fotos das minhas gambiarras pra você avaliar?
    Também fiz de duas cagadas invenções.Do brigadeiro que ficou mole fiz um cupcake artístico,e do confeito cagado fiz uma nova invenção,a cobertura dupla 😀

    Nando Ventura 09 de fevereiro de 2018 09:40 Responder
    • Claro, amore, manda pra angel@doce.blog.br. Tb tenho Skype (@angelicaslz). Whatsapp eu não curto muito, mas telegram é nóis! kkkk @angelcosta

      Angel Costa 10 de fevereiro de 2018 10:18
  • Angel tenho que transportar pães de mel e docinhos para uma festa mas no caminho terei que parar para uma cerimonia de batizado. Os doces ficarão no carro. Aqui é quente. Posso embalar em caixas de isopor? Obrigada.

    Anna 21 de janeiro de 2019 19:27 Responder
    • Deve! Assim eles ficam melhor conservados. Uma embalagem bem fechada também serve.

      Angel Costa 25 de janeiro de 2019 18:16
  • Oi tudo bem,once EU compro essa embalagem de plastico transparente com azul para trasportar cupcakes ? Ja procurei em varias lojas mas nao acho!

    gabriella 22 de abril de 2019 23:31 Responder
    • Gabriella, não consigo achá-la para venda aqui no Brasil. Já tentou no AliExpress?

      Angel Costa 27 de abril de 2019 15:30
  • Oi, tudo bem, eu preciso transportar 50 mini banoffe e 80 mini cheesecake, você poderia me dar dicas de como fazer um transporte seguro ?

    Fran 21 de maio de 2019 01:23 Responder
    • Eta, Fran, vamos ver o que dá pra fazer?
      - Embalagens de papelão (até de pizza) com divisórias que vc pode fazer de cartolina.
      - Embalagens de mini cupcakes (daquelas de plástico transparente)
      - Usar as próprias formas de cupcake
      - Depósitos altos com divisórias (se não atrapalhar a cobertura), como esta aqui: https://yumgasm.wordpress.com/2010/02/09/key-lime-pie-cupcakes/3901021687_1bdbc29ba0_o/

      Angel Costa 21 de maio de 2019 15:24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.