Testamos: forminhas Ecopack da Ultrafest


Vocês devem lembrar do post da semana passada sobre os problemas comuns que as forminhas de papel para cupcake apresentam. Quem curte a nossa página no Facebook também participou de uma discussão sobre o mesmo assunto. O fato é que a Ultrafest entrou em contato perguntando se poderia me enviar as forminhas Ecopack para um teste. Aceitei e aqui está o resultado dos testes.

O produto

Recebi 4 embalagens, sendo duas de tamanho normal (uma sortida e uma rosa) e duas de tamanho mini (amarelo e sortido). A embalagem normal vem com 55 unidades enquanto a mini traz 50 forminhas. De cara, você já nota uma diferença na cor, são cores vivas distribuída de forma homogênea, não é branca por dentro como acontece com algumas marcas.

Elas são feitas com um papel importado da Suécia, sem pigmentos tóxicos e estão disponíveis em 9 cores: amarelo, branco, azul, laranja, rosa pink, rosa claro, verde, marrom e vermelho.

O teste

Logo de cara, você vê que o material é de qualidade e resistente. Elas separam muito fácil uma da outra, não teve essa história de forminhas almas-gêmeas na assadeira. Nenhuma veio comida ou de outra cor ou deformada.

Eu admito para vocês que fiz isso de assoprar nas forminhas para ver se elas se separam, igual à moça do vídeo. Sim, elas separam.

As receitas

Fiz várias receitas com as forminhas para botar a dita cuja à prova. Foram cupcakes de fécula de batata, chocolate, milho verde e cenoura. Maltratei as forminhas na medida do possível e imaginável. Vamos aos resultados:

  • As forminhas não mudaram de cor ou desbotaram durante o tempo no forno;
  • Ficam secas e não absorvem gordura da massa;
  • Ao deixar os cupcakes na assadeira depois de tirá-los do forno, forçando-as a “suar”, elas não desgrudaram do cupcake;
  • Não soltaram tinta na massa do cupcake nem nos meus dedos;
  • Na hora de comer o cupcake, elas soltam fácil da massa.

Teste extra

Como o nosso maior problema aqui são as forminhas alargadas ou que ficam enrugadas na hora de ir pro forno, resolvi testar este item.

As forminhas ecopack são mais rígidas do que as outras e não alargam fácil. Empilhei várias forminhas, deixei jogadas dentro da caixa e mesmo assim não enrugaram na assadeira.

Para forçar a situação, alarguei algumas manualmente. Aí foi interessante. Botei as alargadas de volta na pilha com as boas e elas tomaram jeito novamente.

E é isso aí, minha gente!

Outros aspectos

Encontrei ela para venda online na Upah! por R$ 3,90 as de tamanho normal e R$ 2,50 as mini. Elas podem ser mais caras (por alguns centavos a mais) que as que estão no mercado, mas valem a pena.

Fico ansiosa para ver no futuro algumas opções estampadas com a qualidade ecopack.

Conclusão/Veredito

Adotei pra vida toda. Realmente, foi a melhor forminha que testei até hoje.

Se você já experimentou estas forminhas pode votar no formulário abaixo, onde diz “Sua avaliação” e clicando no número de estrelas que você acha que ela merece. Sendo 1 a mais baixa e 5 a mais alta.

Quer ganhar dinheiro nas festas juninas com estas 60 receitas? Clique aqui para saber como!

25 comentários em “Testamos: forminhas Ecopack da Ultrafest”

  1. Que legal, será que encontrarei por aqui essas forminhas Ecopack? Por enquanto sou escrava das da Mago, que apresentam vários desses problemas que você falou, mas que é a única marca que encontro em absolutamente todas as lojas de artigos para festas.

  2. Adorei o post, acho mesmo que é ótimo divulgar esses testes. Espero que vc receba outroas amostras de diversos produtos p/ testar…
    Eu não conheço essa marca, na minha cidade ainda não vi pra vender.

    Acho importante dizer que é preciso cuidado com esse tipo de produto pois algumas forminhas que NÃO soltam tinta, usam corantes à base de álcool o que não é permitido.
    Como falei, não conheço essa marca e NÃO estou afirmando que essa marca usa o álcool.
    Algumas marcas usam corante comestível p/ tingir as forminhas o que pode fazer com que soltem um pouco durante a cocção do cup cake. Por isso também são brancas por dentro o que não faz a menor diferença no resultado final do produto.

    Já usei forminhas de outras marcas e algumas soltaram a cor mas apenas em algumas cores. Atualmente sou culinarista de uma marca conhecida e, claro, uso dessa marca mas no mercado local encontro outras 2 opções que já usei com ótimos resultados tb.

    • Não usam não, Ana. Vi na embalagem e no catálogo de produtos no site (não contém pigmentos tóxicos).

      Se você tiver dicas de outras forminhas, pode compartilhar com a gente. 🙂

    • As forminhas da Ecopack não contem corantes a base de álcool e nem são tingidas, A coloração é feita no processo de fabricação do papel que faz as forminhas, portanto não há como descolorir, manchar o cup cake ou a mão de alguém. A Ecopack é a indústria que fabrica as forminhas da Ferrero Rochet no mundo todo e a qualidade é a mesma das forminhas de cup cake que fornecemos para este teste de qualidade feito pelo Doce Blog.

      Maxx Milton (representante da Ultrafest)

  3. Ótimo post, vou procurar esta marca, pois todas as outras marcas, deixam muito a desejar, e o que detesto em algumas, é a cor sair, acho de última isto, afora que ficam todas “esculhambadas”, tortas, ……..

  4. Adorei esse post!

    Entrei agora no mundo dos cupcakes, e para a minha sorte encontrei essas forminhas em uma loja aqui na minha cidade!
    Elas realmente são um pouquinho mais caras, mas realmente vale a pena!
    Elas são ótimas, e as cores são lindas!

  5. Olá pessoal, eu comprei essas forminhas e são ótimas, mas tive uma surpresa desagradável ao fazer uma massa que leva manteiga e amido de milho, após sair do forno os cupcakes soltaram das forminhas. Angel gostaria de saber as alguma da massa a qual vc testou levava esses ingredientes.
    Os cupcakes que levavam óleo na massa ficaram perfeitos.
    Será que fiz algo errado?

  6. Angel obrigada! Eu li seu link e fiz tudo correto, exceto que fiz a noite e estava bem frio, acho que foi a umidade, porque eu tirei rapidamente das formas e coloquei em uma grade p esfriar! Obrigada pela sua atencao!

  7. Comprei e adorei as forminhas!
    Realmente as melhores que ja usei, deixando os cupcakes lindos!
    Uso sempre que encontro.
    Único problema – difíceis de encontrar no Rio de Janeiro.

  8. Boa tarde! Em primeiro lugar, excelente site! Eu uso estas forminhas e são ótimas, realmente. Mas para receitas doces .. a minha receita salgada gruda na forminha de um tanto, que metade do bolinho fica grudado. A massa é mole, de torta de liquidificador, leva óleo na massa. Alguém tem alguma dica para me ajudar? Tentei até borrifar azeite de spray nas forminhas, mas não deu certo. E ah! Se deixar o bolinho na geladeira, ele não gruda. Mas eu vendo os produtos frescos , então … Se alguém puder me ajudar! Obrigada!!

  9. Comprei destas forminhas e adorei! muuuito melhor que a da Magoo e de outra que nem sei a fabricação rssss. Essa forminha é tudo de bom e mais um pouco. Tb. aprovei!

Deixe um comentário