Como armazenar, congelar e descongelar cupcakes


No exato momento em que escrevo este post, há um moço na minha cozinha consertando a minha geladeira linda. A Consuela resolveu que depois de 2 anos já era hora de dar um piti e não gelar mais. E pelo preço que eu paguei nela, não esperava que isso fosse acontecer tão cedo. Mas, o problema foi causado pelas várias quedas de energia que aconteceram esta semana.

Então, como tudo na minha geladeira está descongelado ou estragado, vamos falar hoje de como armazenar os cupcakes, congelá-los e descongelá-los.

Como armazenando cupcakes

Se você quer guardar seus bolinhos para que eles durem o máximo de tempo possível mantendo todas as suas propriedades “saborísticas”, basta seguir alguns passos simples.

  • Você já tentou guardar algo quente em um recipiente fechado? O vapor que sai da comida vai para a tampa, não é mesmo? E isto causa o fenômeno cientificamente conhecido como “eca, o topo do meu cupcake tá melequento” e também o popular “ai, porcaria, a forminha tá soltando“.
  • Então, deixe os bolinhos esfriarem completamente. Deixa a brisa passar pelo corpo deles. Se você tiver uma grade (ou uma grelha), melhor ainda. O bumbum dos cupcakes também merece um ventinho.
  • Tá tudo frio e fresco? Agora é hora de colocá-los em uma caixa com tampa. As melhores opções são aquelas que fecham bem, selando tudo lá dentro, ou seja, tupperware e similares.
  • Evite cobrir os cupcakes com panos, papel ou plástico. Alinhe-os lado a lado sem que fiquem empilhados. Não há necessidade de causar super população no depósito.
  • Para manter a textura, sabor e umidade, é melhor deixar os bolinhos em temperatura ambiente. Eles vão ressecar bem menos do que se estivessem na geladeira. Quando eles estão lá, tendem a ficar secos e mais densos.
  • Em termos de sabor e frescor, os cupcakes estão perfeitos até 48 horas depois de feitos. Daí, você tem este mesmo prazo para aplicar a cobertura neles.

Armazenando cupcakes com cobertura

cupcake-340173_1280

Você vai seguir os mesmos passos anteriores. Você só vai ter que ter mais cuidado e seguir as dicas abaixo.

  • Tome cuidado para armazená-los em um recipiente que seja alto o suficiente para acomodar a cobertura, sem amassá-la.
  • Se o lugar onde você mora for muito quente, coloque o recipiente na geladeira no lugar menos frio para que não ressequem.
  • Em caso de transporte, deixe um espaço entre os cupcakes e coloque algo ali para que eles não se movam, arruinando o cupcake vizinho.
  • Deixe para colocar enfeites, confeitos, depois que eles já estejam na caixa, para evitar que caiam durante o manuseio.

Cupcakes em temperatura ambiente podem durar uns 3 dias

Como congelar cupcakes

23db2e166b376b1338b4126983321433Bom, você decidiu que quer adiantar seu serviço e congelar os bolinhos para aquela festa que é só na próxima semana. Olha como fazer.

  • Depois que os cupcakes esfriaram em temperatura ambiente, embale-os individualmente, em filme plástico.
  • Em seguida, coloque-os dentro de um outro recipiente vedado ou aqueles sacos tipo ziploc. Para maior segurança, você pode colocar os cupcakes embalados dentro de um saco e dentro do depósito.
  • Com cupcakes com cobertura, você tem duas opções:
    • Embalar o cupcake já confeitado individualmente e colocá-los em um depósito firme para que não se movam;
    • Confeitar um cupcake já congelado para que sejam mais fáceis de manipular, congelá-lo e só depois que ele estiver bem duro, embalar cada um individualmente.

É importante embalar individualmente para que não peguem aquele “gosto de geladeira”, não retenham umidade na forminha de papel e não ressequem o bolinho.

Como descongelar cupcakes

Tá, e depois deste trabalho todo como faz para trazer os cupcakes de volta a vida? É mais simples ainda!

  • Tire os cupcakes do congelador e remova a embalagem deles enquanto ainda estão gelados.
  • Deixe-os ficar em temperatura ambiente e devem estar descongelados depois de 30 minutos a 3 horas (depende do tipo).
  • Se estiverem sem cobertura, já é seguro cobri-los depois que estiverem em temperatura ambiente.

Os cupcakes podem ficar congelados por até 3 meses.

Temos outras dicas de como armazenar cupcakes e informações sobre quanto tempo dura um cupcake.

E sim, o gosto fica bom. A minha família vem congelando bolos de aniversários para consumo posterior há anos. Fazer o quê, né? Bolo é bom demais!

Quer ganhar dinheiro nas festas juninas com estas 60 receitas? Clique aqui para saber como!

28 comentários em “Como armazenar, congelar e descongelar cupcakes”

  1. Minha amiga,muito obrigada por tudo que tenho aprendido com você pelo tempo que tenho participado do seu site.
    Também quero lhe dizer, que você tem direito de ser ressarcida pela companhia de energia, quando ocorrer qualquer tipo de pane elétrica em seus eletrodomésticos.
    Não deixe de usar seus direitos!

  2. Ai Angel…vc é um barato !! Eu me divirto lendo os posts ..rio muito com seus comentários e aprendo tbm claro !
    Ah , eu tbm dou nomes para meus companheiros elétricos : tem o faísca a pinguim …e o neguinho aqui onde leio tudo..kk …beijos !!

  3. Óla flor, estou amanda seu site, são muitas coisas gostosas, e vc passar tudo direitinho pra gente, parabens pelo lindo e construtivo site, quanto a sua geladeira queimada coloca na justiça que vc ganha outra novinha, vou contar o que aconteceu comigo, em 2003 deu uma queda de energia em minha rua queimou meu som a geladeira e o liquidificador que no exato momento tava funcionando saiu queimando um monte de eletro das vizinhas tambem, fui na companhia de energia e falei do problema, eles fizeram de conta que nao sabiam de nada, fiquei indignada e coloquei na justiça, tinha filho pequeno de 2 anos e fazia o mingau dele no liquidificado, ai ja viu né, o juiz me deu ganho de causa na hora e ainda deu uns carões no advogado da companhia, resumindo: eles me deram os tres eletros queimados novinhos, queriam mandar consertar mais o juiz disse que nao, entao coloca na justiça que vc ganha, um grande beijo e fica com deus.

    • BOA,Arizanete, causa ganha ( light) e você aprendeu fazer mamadeira usando o fogão é melhor e deixou para preparar a vitamina no liquidificador.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.nunca fiz mingau no liquidificador .manda a receitakkkkkkkkkkkk

      • Kkkkk, Cicera na época fazia o mingau no liquidificador pq era mingau de Mucilon, farinha lacta e sustagem, por isso misturava tudo pq ficava mais rapido e mais gostoso, bjos e gica fom deus.

  4. Olá Angel. Amei sua publicação sobre congelamento de cupcakes. Estou ansiosa p fazer e ver se funciona comigo também rsrs. Deus abençoe. Abç.

  5. Angel, eu sou uma lesma na cozinha, então já estou pensando em fazer alguma coisa hoje pro meu aniversário, dia 17/07 e por isso dei uma olhadinha aqui pra ver se eu estava congelando os cups certinho. Beijo.

  6. Boa tarde, como enviei no link tenho um pequeno empreendimento que mistura café, papelaria e sebo.
    Estou servindo algumas sobremesas, mas como é correria preciso sempre ter os cupcakes disponível para os clientes, porem não quero ter prejuízos pois tem dias que saí mais que outros.
    Posso descongelar os cupcakes no microondas?

  7. oi Angel, adorei as dicas. Eu posso descongelar os cupcakes no sábado e decorar para uma festa no domingo só? Porque tenho que entregar no sabado. Muito obrigada.

Deixe um comentário